HOME Matérias Aconteceu Inovação e criatividade são temas debatidos em palestra na feira HFN

Inovação e criatividade são temas debatidos em palestra na feira HFN

46
0
SHARE
Martha Gabriel é Executiva e Consultora nas áreas de inovação em negócios e transformação digital

Direto de Olinda (PE) – A Executiva e Consultora nas áreas de inovação em negócios e transformação digital, Martha Gabriel, palestrou agora há pouco na HFN – Hotel & Food Nordeste, que acontece de hoje (3) a sexta-feira (5), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Abrindo o FHAN – Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste, a especialista começou sua apresentação falando sobre a importância dos setores de turismo e hospedagem para movimentar a economia de um país e confidenciou ser apaixonada por viajar e conhecer novos lugares.

Entrando no tema “inovação”, explicou que a tecnologia nunca é neutra e quando ela muda, o comportamento de toda uma sociedade se transforma junto. “A tecnologia está acelerando muito rapidamente e o ser humano não consegue acompanhar essa evolução”, enfatizou. Segundo Martha, a dica é incorporar a tecnologia em nossas vidas e não tentar competir com ela. “Vivemos problemas inéditos na história com ritmo de mudança vertiginoso. E as soluções para esses problemas dependem de criatividade aplicada: a inovação”.

A palestrante comentou que estamos passando da era da informação para a era da inovação, e as habilidades essenciais que ajudam a acompanhar essa transformação são o pensamento crítico, a criatividade, a conexão e a resiliência. “Mude antes que seja preciso”, disse.

Palestra de tema “Inovação e Criatividade” lotou a sala do Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste

No quesito inovação, explicou que a palavra pode ser definida como o lançamento de serviços que sejam capazes de agregar valor de forma ampla e, especialmente, perceptível para o público. “Não adianta ter uma ideia excelente e não a aplicar”. A consultora mostrou ao público exemplos de hotéis ao redor do mundo que conseguem aliar inovação tecnologia, a fim de suprir a necessidade de um público cada vez mais exigente.

Abordando o tema consumidor, Martha falou sobre a importância da jornada do consumidor, termo amplamente debatido dentro do Marketing Digital, que visa atrair e captar novos clientes para o negócio, levando em consideração todo o trajeto que ele faz até chegar à marca. “Primeiro, o público analisa a experiência. Depois o preço”.

Completando, a palestrante detalhou que as formas de inovar tem relação com produto, processo, serviço, modelo de negócio, mercado e ruptura. “A inovação engloba a invenção”. Mas se a inovação é tão importante por que nem todos conseguem atingi-la? Segundo ela por que não existe “receita de bolo” para inovar, existem métodos: observação, interação, ideia, patrocínio, formatação, relevância e aprofundamento. “Ser inovador é difícil, exige disposição para romper várias barreiras e, ainda, o sucesso não é garantido”, e finalizou citando uma frase de Thomas Edison: “A genialidade consiste de 1% de inspiração e 99% de transpiração”.

Método de inovação de Martha Gabriel

A reportagem da Revista Hotéis é parceira da HFN nessa divulgação e se hospeda no Hotel Luzeiros em Recife (PE).