Imagem, a arte da persuasão é tema de palestra na 4ª edição do Top Seller Event
Direto de Mata de São João (BA) – Jose Villavicencio, Consultor da RCI na América Latina terminou agora há pouco uma palestra abordando este assunto na 4ª edição do Top Seller Event. Realizado pela RCI — Resort Condominium International no Complexo Costa de Sauípe, em Mata de São João, na Bahia o evento conta com 470 profissionais ligados a indústria de tempo compartilhado. Villavicencio começou destacando que a imagem está em tudo que nos rodeia. “A imagem da equipe representa o líder. A imagem do líder representa a imagem da empresa. A nossa própria imagem vai ter a extensão de afetar tudo e a imagem do chefe vai refletir no dele e com isto, se forma uma crescente. A imagem deve ter uma harmonia, assim como a de um maestro regendo uma orquestra”, enfatizou Villavicencio.
Ele perguntou aos presentes que assistiam a sua palestra, qual a imagem que você passa para o seu público? Qual a que deseja fixar na mente de seu público? “A imagem pode ser uma ilusão, como a arte do mágico. Se não há confiança, não existe credibilidade. Por isto é necessário que cada um gerencie sua imagem. Temos poucos segundos para passar uma imagem a quem conhecemos e poucas oportunidades para mudar nossa imagem. Todos nós temos as mesmas oportunidades, mas como então podemos nos destacar e ser diferenciado num mundo tão igual? Devemos utilizar nossas habilidades natas e os dons que desenvolvemos com o passar do tempo”, garante.
De acordo com Villavicencio, as pessoas gostam de desfrutar ou relacionar com boas marcas e citou exemplo da Coca Cola que é uma marca que agrada as todas as faixas etárias. “Eu sempre acreditei que luz, irradia luz. Mas é importante que esta luz saia de você mesmo para iluminar os outros. Uma imagem pública é a percepção compartilhada que provocará uma resposta coletiva unificada”, destaca Villavicencio.
Imagem comunica e vende
Para ele, uma imagem comunica e vende e por isto, deu alguns conselhos para o público sobre a imagem sendo a primeira, fixar bem o objetivo de comunicação e a segunda, determinar o público objetivo. Para ele, a coerência e congruência são outros fatores determinantes, pois nossos estímulos são diferentes quando analisamos a imagem das pessoas.
E mostrou imagens de alguns políticos se cumprimentando e para ele, cada aperto de mão, tem um significado. “A imagem pode ser de insegurança, desconfiança ou desinteresse”.
E concluindo sua palestra, Villavicencio destacou que 83% de nossas decisões tomamos pela nossa percepção visual e mostrou uma foto de Bill Clinton com Mônica Levinsky em que a imagem traduziu seu comportamento ao público.
A reportagem da Revista Hotéis viaja a Costa do Sauípe a convite da RCI para cobrir este evento.