Aconteceu

HSMAI Conference: palestra sobre inovação encerrou ciclo do evento

Sócio-Fundador da Consultoria Innoscience, Maximiliano Carlomagno acaba de ministrar a última palestra da 1ª HSMAI Strategy Conference, que ocorreu esta manhã no hotel Pullman Ibirapuera. O tema levantado por Carlomagno foi “Transformando a inovação em realidade em empresas estabelecidas”. Três subtemas foram levantados: mudanças estruturais, inovação gerenciada e tecnologia.  

 

O conceito de inovação foi apresentado por Maximiliano com uma metáfora, ligada a uma nova técnica esportiva utilizada por um atleta americano de salto em altura em 1968, onde houve uma quebra de paradigma. Conforme ele, obtia-se êxito com sua inovação, então, seus concorrentes adotaram a mesma técnica e sua vantagem competitiva deixou de existir. Para Maximiliano, esta história tem ligação direta com a gestão hoteleira, onde em ambos casos, a evolução dos negócios só ocorre com a adoção de uma nova prática.

 

Segundo ele, “tudo tem um ciclo de obsolescência. A medida que as mudanças tecnológicas ocorrem,  ocorre um desequilíbrio. A gestão da inovação engloba a cultura de inovação, treinamentos e workshops, plataformas de inovações, idéias e projetos inovadores. O contexto da grande empresa é que, de uma start up que foi um dia, o mercado proporciona um espaço para alavancar o negócio, e ela passa a ficar pouco sensível a oportunidades emergentes”.       

 

Noventa e cinco por cento das start ups sequer chegam ao mercado e cumprem seus planos de negócios. De acordo com o executivo, as vantagens adquiridas com novas atitudes são transitórias. No momento em que a empresa apresenta algo além de seus concorrentes, ocorre o que chama-se por especialistas de monopólio temporário, que, se não mantido, deixa de ser uma evolução sustentável. “O fato da inovação ser incerto, não significa adotar a mesma abordagem sempre. Inovação é mais que uma novidade; se não tem resultado, não há renovação. Ela requer um processo de transformação específica, com novas idéias para o mercado”, explicou o executivo, que apresentou quatro importantes etapas da renovação: invenção, melhoria, adequação e inovação.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA