HOME Matérias Especial Hotelaria nacional escolheu os melhores Fornecedores do setor de 2001

Hotelaria nacional escolheu os melhores Fornecedores do setor de 2001

22
0
SHARE

O Hotel InterContinental São Paulo, localizado na capital paulista, foi palco no último dia 30 de janeiro de uma grande festa para a entrega do Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria 2011. Em uma noite de gala que reuniu diversos presidentes, diretores, gerentes e profissionais da hotelaria, os fornecedores que se destacaram em 2011 receberam esta homenagem. O Troféu já nasceu sendo o Oscar do Setor, pois conta com o apoio e votação dos associados das principais entidades da hotelaria e da alta gastronomia como: ABRACOHR — Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes; ABIH Nacional — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; FOHB — Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil;  ABAGA — Associação Brasileira da Alta Gastronomia, ABG — Associação Brasileira de Governantas e Profissionais da Hotelaria; Resorts Brasil — Associação Brasileira de Resorts e FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.

 

Além de votos de associados destas entidades, hoteleiros independentes de diversos meios de hospedagens de várias partes do Brasil responderam durante dois meses uma enquete pela internet de forma bem democrática a seguinte pergunta: “Na sua opinião, qual foi o melhor fornecedor da hotelaria em 2011?”. Não havia induição de alguns nomes de fornecedores para escolher e quem estava votando teria que lembrar e 3021 votos foram apurados como válidos nas 36 categorias que compunham o Troféu.

 

No total houve 4.128 votos, mas 1.107 foram invalidados, pois foram oriundos de motéis, hospitais, restaurantes e de muitos fornecedores que votaram em si mesmos. Outros fatores que levaram  a nulidade de alguns votos foram: o profissional da hotelaria que mencionou o nome do fornecedor errado na categoria e a invalidação foi necessária em razão de alguns fornecedores concorrerem em mais de uma categoria. Além disto, por questão de segurança, não foram aceitos votos em que o e-mail era pessoal, como exemplo, terminado em Gmail, Hotmail, Yahoo, entre outros. Isto foi necessário por questão de lisura e segurança que começava com a digitação do CPF que teria que ser validado pelo sistema com o mesmo que constava na Receita Federal.
Se levarmos em consideração que uma pesquisa do IBOPE de intenção de votos para Presidente da República a amostragem é de cerca de 3 mil pessoas, mas o universo de eleitores é de cerca de 140 milhões, e esta enquete obtendo 3.021 votos válidos reflete de forma bem democrática a vontade de milhares de profissionais da hotelaria do Brasil.

 

Entre os profissionais da hotelaria, as governantas tiveram um peso muito grande na votação e praticamente ajudaram a eleger os fornecedores de cama, mesa e banho (Sabie), assim como o de colchões (Onix). A categoria de amenidades foi a mais disputada e duas empresas revezaram até o último momento para ver quem conquistaria o primeiro lugar que acabou ficando com a Harus com a diferença de poucos votos em relação a segunda colocada.  As categorias menos disputadas foram de mobiliário para eventos, que a Tomberlin saiu vencedora e a de locação de equipamentos que a Colortel foi a vencedora. 
Já a categoria que menos recebeu votos foi a de implantador hoteleiro, que ainda não é muito bem conhecida no Brasil e exige do profissional hoteleiro muito conhecimento técnico. Mesmo recebendo poucos votos em relação a demais categorias, as empresa  Padrão Argil acabou conquistando o primeiro lugar por uma diferença de apenas 28 votos em relação ao segundo colocado. 
Além desta enquete servir para avaliar a marca e imagem dos fornecedores juntos aos clientes da hotelaria, serviu também para mostrar a grande diversidade que existe de pequenos fornecedores regionais. Alguns deles, quase que desconhecidos pelo grande público hoteleiro dos grandes centros urbanos, chegaram a liderar a votação em algumas categorias, como exemplo, melhor fornecedor de uniformes profissionais que só foi vencido pela Office Collection no último dia da votação.
Devido a importância da homenagem, que já nasceu como sendo o Oscar do Setor, o clima de votação contagiou os fornecedores e muitos deles realizaram ações de relacionamento ou mesmo de marketing solicitando votos aos seus clientes da hotelaria, seja por telefone, pessoalmente ou através de midias sociais e e-mails marketing.

 

Em razão desta ser a maior homenagem feita aos fornecedores da hotelaria, os vencedores poderão utilizar a logomarca e selo do Troféu em todo e qualquer material de propaganda, pois esta homenagem é uma verdadeira chancela que os profissionais da hotelaria deram, pois além da votação os hoteleiros podiam também comentar o motivo da escolha. Entre os motivos mais citados estão: qualidade do produto, pontualidade na entrega e pós venda.

 

Na categoria mesas e cadeiras para restaurantes o ganhador faltou com respeito aos votos recebidos, não agiu com ética profissional e por isto não recebeu o Troféu.

Os profissionais que votaram estavam concorrendo um tablet e quem ganhou foi Antônio Luis de Oliveira, Gerente de compras do Hotel Maksoud Plaza na capital paulista que aparece na foto com abrindo a embalagem do tablet ao lado do Diretor editorial da Revista Hotéis, Edgar J. Oliveira.  Em nome de Antônio Luis de Oliveira, a Revista Hotéis agradeceu os milhares de votos recebidos dos hoteleiros.

 

Devido ao grande sucesso desta homenagem, no próximo mês de setembro será aberto o sistema de votação para a eleição dos melhores de 2012. Em razão da necessidade, serão inserido outras categorias, como metais e acessórios sanitários.

Confira a seguir os vencedores.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image