HOME Matérias Especial Hotelaria incrementa cardápio com a chegada do inverno

Hotelaria incrementa cardápio com a chegada do inverno

72
0
SHARE

A estação mais fria do ano é ponto de inspiração de diversos restaurantes de hotéis que apostam em menus exclusivos, festivais gastronômicos homenagenado vários países, de carnes exóticas e harmonização de vinhos para literalmente aquecer o estomâgo dos clientes

 

No inverno o corpo precisa de gordura para se manter aquecido, então, no frio, o apetite aumenta e as pessoas passam a comer mais, pois o paladar fica mais aguçado e os pratos calóricos parecem exercer uma atração irresistível no organismo até porque são fontes ricas de energia. O inverno traz com ele aqueles pratos típicos, como por exemplo, o fondue, chocolate quente, cappucinos, crepes, cremes, caldos e sopas. E para harmonizar os pratos quentes do inverno nada melhor que um vinho que é considerado a bebida da estação. Mas vale lembrar que mesmo o organismo pedindo mais comida, há riscos de se ganhar uns quilos a mais, mas muitas pessoas não se importam, porque as roupas folgadas utilizadas no inverno acabam escondendo as gordurinhas indesejáveis.
A chegada do inverno provoca uma radical mudança no apetite das pessoas, e por isto, vários restaurantes de hotéis do Brasil entram no clima da estação e costumam reformular nesta época seus cardápios e criar o Menu de Inverno que apresenta pratos cada vez mais variados, com toques internacionais e de diferentes origens. Uma fórmula que muitos hotéis utilizam nesta estação e é um chamariz para alavancar as vendas são os festivais de inverno ou mesmo de culinárias típicas de outros países.
O Hotel Emiliano, em São Paulo, acaba de lançar um novo cardápio para o inverno 2009, composto em sua maioria de ingredientes frescos da estação. O novo menu é assinado pelo chef José Barattino e tem como sugestão de entrada o ovo poché com vôngoles, favas verdes e azeite extravirgem toscano Manni, com IGP biológico (Indicazione Geografica Protetta – consórcio que assegura a qualidade e a autenticidade dos azeites extravirgens da Toscana). Como prato principal, o chef recomenda pratos como o Guazetto (sopa leve) de cavaquinha com ervilhas germinadas e limão siciliano, o Fazzoletti ao alecrim com ragu de coelho ao zimbro, Risoto de lulas e tomates cerejas ao manjericão, o Nhoque ao funghi, o “Pesce al Cartoccio” com erva-doce e laranja batatas novas e cebola roxa e a a Posta de bacalhau assado, feijões brancos com merguez (linguiça apimentada) e persillade (tempero feito com alho e salsinha).
O Chef preparou algumas opções de carnes como o Ossobuco de vitela braseado ao Barolo (vinho produzido no noroeste da Itália), Tagliatelle com amêndoas e emulsão de parmesão, além de uma nova versão para o Carré de cordeiro de leite assado com sal marinho havaiano “Alaea”.

 

Hotel InterContinental São Paulo lança novo cardápio de jantar
O Chef Marcelo Pinheiro aproveitou a entrada do inverno para lançar o novo cardápio de jantar do restaurante Tarsila, no InterContinental São Paulo. O novo menu traz opções para entrada, massa, risoto, carnes e sobremesa, mesclando conceitos das cozinhas internacional e nacional. Entre as opções de entrada do cardápio estão a salada de champignon fresco e hortaliças com caldo de crustáceos, mil folhas de waffles com maçã e queijo de cabra, pata negra com crocante de pistache e escalope de foie gras com marron e chips de manga. Entre as massas e risotos, linguine com frango defumado e champignons e risoto de funghi com queijo da serra.
O novo cardápio conta ainda com opções de peixes, frutos do mar, carnes, aves, e sobremesas, com destaque para pratos como a coroa de camarão com ragout de frijoles e pimenta doce ao molho de licor, pata de caranguejo com fettuccine de pupunha e molho de açaí com espuma de cachaça, lagosta cozida com broto de legumes e tabule de quinua, fricassé de perdiz ao molho de vinho do porto e tucupi, cuscuz marroquino e lentilha vermelha, coxa de frango orgânica com minimilho e roti fondant de funcho, carré de cordeiro com cassoulet de favas verdes e merguez ao molho zimbro com uvas rubi, musse aveludado de chocolate com framboesa, frutas flambadas com sorvete de jasmim e macarons com sorvetes sabores da Amazônia.

Sopas e caldos não podem faltar
Com a chegada do inverno, o Novotel São Bento está promovendo o Festival de Sopas, que ocorrerá toda terça-feira até o final de julho. O festival elabora a cada terça-feira, a partir das 19h30, um buffet diferenciado de cinco sopas e cremes, que mudam a toda semana, acompanhados de pães e torradas, patês diversos e saladas.
Dentre as opções de sopas, estão cassoulet, canja à brasileira, de capelleti, de pinhão, goulash entre outras. Entre os cremes destacam-se o de aspargo com lascas de amêndoas, aipim com bacon, de camarão com leite de côco, de salmão, de brócolis com provolone, e muitos outros sabores que complementam o cardápio. O festival ainda conta com um buffet de doces onde são servidos: ambrósia, mousse de castanha do Pará com calda de framboesa e brigadeirão.
O hotel Pestana São Paulo resolveu apostar também em sopas neste inverno e disponibiliza diversas opções de caldos e sopas para os paulistanos aproveitarem a estação mais fria do ano. No buffet, sugestões para todos os gostos: caldo de carne e de frango, creme de aspargos, alcachofras, cogumelos, palmitos, peixe, camarão, feijão branco, feijão preto, carne de sol com macaxeira, vaca atolada, bacalhau, queijos e também sopas, de cebola, capeletti in brodo, missoshiro, dobradinha, minestrone, etc. Serão oferecidas seis opções diárias.
O buffet inclui ainda três tipos de quiches entre as seleções do chef: presunto, peito de peru com alho poró, espinafre, escarola com bacon, pizza, tomate seco e mussarela de búfala, camarão, bacalhau. Incluso também pães, torradas, pequeno antepasto e acompanhamentos diversos como bacon, cebolinha, salsinha, queijo parmesão, entre outros. Este ano, uma novidade: opção de incrementar o prato com grelhados e salada.

Feijoada é a tradicional moda gastronômica no inverno
A Estalagem e Restaurante La Hacienda, em Gramado (RS), aproveitou o inverno para incorporar a feijoada em seu cardápio. A novidade está sendo servida sempre ao meio-dia dos sábados e o prato está disponível em sete opções distintas, são eles: o feijão puro, feijão com pé-de-porco, feijão calabresa, feijão charque, feijão lombinho, feijão paio ou feijão costelinha. Como acompanhamento, arroz branco ou biro-biro, couve com bacon, banana frita, farofa com bacon ou com pinhão, laranja em rodelas, moranga caramelizada, aipim frito e pães. Para sobremesa estão disponíveis: arroz doce, mousse de chocolate, ambrosia, pudim de leite e doce de banana.
O Portilho Ristorante, localizado no hotel San Diego Suítes, em Ipatinga, Minas Gerais, também acaba de incrementar seu cardápio e começa a servir feijoada aos sábados. O diferencial da Feijoada Portilho, que também está presente em outros restaurantes da rede, é que o cliente pode se servir apenas dos ingredientes que mais o agradam, uma vez que todos: bacon, paio, lingüiça semi defumada, molho apimentado, etc, ficam separados em panelas de pedra. O cardápio ainda inclui os acompanhamentos como torresmo, banana frita, farinha torrada e as sobremesas também.

Encantos da cozinha mediterrânea
O Restaurante Quatro Estações do hotel Bourbon Alphaville Business Hotel, em Barueri (SP), está apostando na variedade de ingredientes, cores, sabores e texturas encontradas na cozinha mediterrânea com nuances franco-italiano se unem à tradição cultural do Brasil para compor o novo cardápio. Ele possui 32 pratos assinados pelo chef Ary Ayres Jr e o menu do almoço e jantar traz  pratos como o Bacalhau a Aragonesa e o Tornedor de Leitão com Couscous Marroquino e frutas secas. “As opções foram desenvolvidas para se adequar a nova roupagem do restaurante e colocá-lo na rota gastronômica de Alphaville”, explica o Gerente Geral do Bourbon, Wilson Neto.
E para complementar e deixar o leque de opções ainda mais diversificado, o chef oferece, durante os jantares, um buffet com duas opções de sopas e duas de cremes, uma variedade de queijos e o cliente ainda ganha um vinho chileno Vistaña 187 ml . Para comemorar a chegada do inverno, quem comprar os vinhos e espumantes: Monsaraz Reguengos, Nieto  Malbec DOC ou Prosecco Nieto Brut Nature, irá levar para casa um exclusivo chocolate português Jubileu 110g.
O Hotel Jatiúca, em Maceió também está apostando na cozinha mediterrânea para promover seu Festival neste mês de julho que apresenta receitas do chef Thomas de Souza, como a Alcachofra Gratinada (fundo de alcachofra gratinado com parmesão, bacon, vinho tinto, alho, tomate sem pele, azeitonas verdes e ervas) e o Gaspacho com ostras (sopa fria de tomates picados, ostras levemente cozidas, pepino, alho e ervas), servidos na entrada. Como sugestão de prato principal, estavam a Costela de Carneiro ao Vinho Branco (costelas assadas com bacon, mel, alho, cebola, alecrim acompanhada de Couve Bruxelas e Batatas à Provençal) e o Peixe ao Tahine (filé de peixe ao molho de tahine e amêndoas acompanhado de legumes ao pesto e batatas à Espanhola).
Na sobremesa, destaque para o Turrón de Amêndoas (Típico torrone espanhol de nougat e amêndoas, acompanhado de sorvete de creme e coulis de canela) e a  Pêra ao Açafrão (pêra cozinha no vinho branco, com açafrão, anis estrelado e pimenta rosa, acompanhada de sorvete de creme com passas).  Todos os pratos do Festival da Cozinha Meditarrânea estiveram disponíveis no almoço e no jantar e o menu é à la carte.

Festivais gastronômicos não podem faltar
Nestes meses frios alguns restaurantes de hotéis estão apostando nos Festivais Gastronômicos mostrando a diversidade culinária de vários países ou até mesmo utilizando carnes ainda consideradas exóticas para literalmente ‘pegar o cliente pelo estômago’. Este é o caso do Restaurante Atrium, no Pestana São Paulo que realizou de 23 a 28 de junho o Festival Gastronômico de Jacaré, que contou com diversas opções de pratos feitos a base da carne do réptil, elaborados pelo chef Mário Soltak. Entre os pratos servidos no festival estavam a moqueca de jacaré, o filé de jacaré grelhado na manteiga à provençal, medalhão de jacaré à belle muniere, ceviche de jacaré, casquinha de jacaré, salada espanhola de jacaré, cataplana de jacaré è portuguesa, jacaré a la Kiev, polpetone de jacaré com raiz forte e sashimi de jacaré.
Já o Restaurante Cais do Ribeira, localizado no hotel Pestana Rio Atlântica, realizou nos dias 4, 5 e 6 de junho, o Festival Gastronômico Português, em comemoração ao Dia de Portugal, que ocorreu no último dia 10 de junho. Durante as três noites, os clientes foram recebidos com coquetéis no Lobby Bar do hotel, incluindo os genuínos acepipes portugueses. A programação contou ainda com a vinda do músico Mário Moita, que se apresentou durante os três dias do evento com o show ‘Fado ao Piano’.
O Menu dos jantares foi composto por diversas opções de saladas e frios, pratos quentes e sobremesas. Para as saladas e frios, as principais opções sugeridas pelo chef foram Salada de bacalhau com pimentões marinados e cebolas; Terrine de porco com farinheira defumada; Patanisca picante de legumes; Tortilhas de aspargos frescos; Salada tépida de mexilhão e favas; Cebolas gestadas com chouriço, gratinadas com farinheira; Legumes grelhados ao molho virgem; Mosaico de polvo picante. Entre os pratos quentes, as principais opções foram o Borrego Alentejano, Tradicional caldo verde, Pato Real com azeitonas, Esparregado de espinafre com mariscos, Arroz de lebre com amêndoas, e bacalhau servido em diferentes receitas, como à Lagareiro, com natas, Açorda de bacalhau; Migas de bacalhau e Fetuccine de bacalhau. As sobremesas oferecidas durante o festival foram o Toucinho do Céu, Mimos de Azeitão, Queijadinha de Sintra, Tijelada Conventual, Pastel de natas, Sonhos de melasse, Queijadinha de abóbora, Arroz jesuíta português, Pudim marfim e Frutas laminadas.
O Pestana Convento do Carmo, localizado em Salvador (BA) também realizou o Festival de Gastronomia Portuguesa entre os dias 09 a 14 de junho para homenagear o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que ocorreram no último dia 10 de junho. O cardápio preparado pelo chef da casa, Alexandre Vicki, teve o almoço voltado para a cozinha regional portuguesa, enquanto o jantar foi focado em uma culinária mais contemporânea. O menu do festival contou com pratos servidos em diferentes regiões de Portugal, como Alentejo, Estremadura, Algarve, Ribatejo, Beira Alta e Beira Baixa. “O cabrito assado à moda das beiras vem da Beira Alta, por exemplo. Mas também vamos ter a perdiz recheada com migas de couve, do Ribatejo, e o bacalhau à moda do Lagar dos Cabrais, da Beira Baixa”, explica o chef.

Apimentando o menu de inverno
Os hotéis Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo e o JW Marriott Rio de Janeiro resolveram ‘apimentar o menu no inverno’ e promoveram com sucesso seus festivais de culinária mexicana. O restaurante Camauê do Holiday Inn Parque Anhembi realizou de 16 a 20 de junho o Festival Viva México, em homenagem à culinária mexicana. O evento ficou sob o comando da chef mexicana Ariadne Portilla, do restaurante El Balcon del Zocalo, do hotel Holiday Inn Zócalo, no México e também do chef da casa, Luiz Barbosa.
O bufê contou com entradas e sopas, pratos principais e acompanhamentos e sobremesas típicas, e uma taça de marguerita como cortesia. Em cada dia da semana foi servido um menu diferente. Entre os pratos estavam salada de abóbora e jicama, salada de camarão com molho de graviola, guizado de carneiro, huachinango (tipo de pescado) com abobrinha mexicana, porco assado com tequila, arroz doce com chocolate e achiote (condimento mexicano) e musse de tequila. Já o Terraneo Bar do JW Marriott Rio de Janeiro realizou no mês de junho o Festival de Sabores a la Mexicana. O cardápio mexicano foi servido todas as terças e sextas-feiras e contou com pratos típicos da culinária mexicana em especialidades como nachos, quesadilhas, tacos, burritos, enchilladas e fajitas. O mesmo restaurante promoveu nos dias 3, 4 e 5 de julho o Festival Gastronômico Venezuelano com cardápio típico comandado pelo Chef Geromino Lopez do Marriott Venezuela Playa Grande.

Culinária de vários países num só lugar
O Slaviero Executive Pinhais (PR) promoveu no mês de junho de uma vez só as culinárias americana, australiana e havaiana com um buffet especial assinado pelo chef Carlos Alberto Ferreira. Entre as saladas oferecidas estavam a Elvis Presley – com folhas verdes, cenoura ralada, mussarela de búfala, azeitonas, vagem e ovos cozidos; a Popeye’s Salad – que mistura espinafre, presunto, queijo prato e ovos de codorna; e ainda a Obama´s Salad – com alface romana, batata palha, tomates e alcaparras. Para acompanhar, estarão no cardápio os molhos barbecue – com sabor defumado, gravy – molho de carne tipicamente australiano e o honey mustard – de mostarda e mel. 
Já os pratos quentes incluem o T-Bone Barbecue Steak – contra filét grelhado ao molho barbecue; rice and pea – arroz branco com ervilha, presunto, azeitonas pretas, tomates, pimentões e pepinos; a chicken e a meat pie – tortas de frango e carne; os famosos fried green tomatoes – tomates verdes fritos; macaroni and cheese – macarrão gratinado com molho bechamel, pão esfarelado e queijo mussarela; o hula-hula Hawaii – filet em cubos com tomate, cebola e frutas. Vale destacar ainda o australian special – camarão servido na moranga com macarrão australiano, e o típico onion rings – anéis de cebola frita empanada, entre outros pratos. Para terminar, sobremesas como as tortas de limão e maçã, e o cheesecake. Tudo isso acompanhado de música e decoração típicas.

Vinho harmoniza os menus
Para incrementar o menu de inverno, o hotel Sheraton Porto Alegre preparou uma agenda exclusiva de eventos gastronômicos no Bistrô Porto Alegre para os meses de junho, julho e agosto. A programação começou com a semana de Jantar Harmonizado, tradicional por unir criações do Chef Mauro Sousa com vinhos e espumantes gaúchos. Depois de cinco edições em 2008 realizadas com grandes vinícolas da Serra, o hotel inova ao preparar três edições com produtoras da região da Campanha que, devido a sua posição geográfica, produz uvas com maior teor de açúcar.  
A primeira semana do evento ocorreu de 29 de junho a 5 de julho, com vinhos da vinícola Cordilheira de Santana, que elabora as variedades Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Gewurztraminer, Merlot e Tannat. De 27 de julho e 2 de agosto, a união será com a vinícola Dom Robertto, de Santa Maria, com vinhedos localizados em uma região considerada hoje o melhor terroir do Estado pela qualidade do seu solo granítico. Já a última semana de Jantar Harmonizado, entre os dias 24 e 30 de agosto, vai trazer ao hotel as bebidas da vinícola Vinhas Peruzzo, de Bagé, com as variedades de vinhos Chardonnay e Cabernet Sauvignon e de espumantes.  
Outra opção que o hotel ofereceu e que não poderiam faltar no inverno foram as Noites de Fondue, que ocorreram nos dias 9, 10 e 11 de julho, quando o chef Mauro Sousa levou à mesa os sabores clássicos do queijo e do chocolate derretidos para darem mais sabor a carnes, pães e frutas. E para encerrar a temporada, um buffet variado e saboroso de Sopas e Cremes, nos dias 6, 7 e 8 de agosto. 
Até mesmo os hotéis Ibis se renderam aos encantos da estação mais fria do frio e resolveram literalmente ‘aquecer os hóspedes’ com o 5º Festival de Vinhos que ocorreu de 8 de junho a 3 de julho em todas as suas 47 unidades pelo Brasil a quinta edição do Festival dos Vinhos, que ocorreu de 8 de junho a 3 de julho. A carta de vinhos oferecida no evento contou com uma variedade de rótulo brasileiros, chilenos e argentinos. Dos nacionais, foram vendidos o Reserva Cabernet Sauvignon e o Anticuario Antigas Reservas, ambos da vinícola Chateau Lacave. Dentre os internacionais, estiveram a venda rótulos da vinícola Viña Patagônia da Argentina – Terralis Syrah Malbec e o Trivento Sirah Malbec. Das vinícolas chilenas Concha y Toro e Palo Alto foram trazidos os títulos Travessia Cabernet Merlot e Palo Alto Reserva, respectivamente. Segundo Claudia Barros, Gerente de Marketing e Comunicação da marca ibis para América Latina “o Festival de Vinhos foi criado como forma de incrementar as opções gastronômicas ao hóspede, além de aproximar novos clientes. Graças ao sucesso e ótima repercussão, já estamos na quinta edição”.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image