HOME Matérias Aconteceu Hotel Unique recebeu lançamento do Guia Michelin 2017 Rio de Janeiro...

Hotel Unique recebeu lançamento do Guia Michelin 2017 Rio de Janeiro & São Paulo

No Brasil, apenas o restaurante paulistano D.O.M., do Chef Alex Atala, obteve duas estrelas, mantendo a classificação há três anos

367
0
SHARE
Os chefes estrelados pelo Guia Michelin 2017 Rio de Janeiro & São Paulo após receberem a homenagem

O hotel Unique, localizado no bairro paulistano dos Jardins, foi palco na noite de ontem de uma festa concorrida para o lançamento do Guia Michelin 2017 – Rio de Janeiro & São Paulo. O evento reuniu cerca de 400 convidados, sendo a grande maioria de profissionais ligados a alta gastronomia. O Guia e as estrelas foram criados no ano de 1900 pelos irmãos André e Edouard Michelin que eram fabricantes de pneus. Eles resolveram fazer o Guia para ajudar motoristas a encontrar restaurantes pelas estradas. O guia, que inicialmente dado como cortesia, virou referência e ganhou prestígio no mundo inteiro. Chegou aos Estados Unidos em 2005 e à Ásia em 2007. Atualmente, sua seleção é composta por 29 guias, que cobrem 28 países em quatro continentes reunindo mais de 45 mil estabelecimentos no mundo.

O Chef Alex Atala com Geovane Carneiro recebendo a homenagem de duas estrelas no Guia Michelin 2017

Esta terceira edição Rio de Janeiro & São Paulo 2017 que deve chegar às livrarias na próxima semana, conta com 342 páginas além de classificar diversos restaurantes, seleciona vários hotéis no Brasil. Apenas o restaurante paulistano D.O.M., do Chef Alex Atala, obteve duas estrelas, mantendo a classificação há três anos. O restaurante oferece apenas  menu-degustação de pratos feitos com produtos brasileiros, com ênfase aos amazônicos, como o pirarucu com açaí e pimenta-de-cheiro. Nenhum restaurante brasileiro tem a cotação máxima de três estrelas, que indica um restaurante pelo qual vale viajar.

Michael Ellis, Diretor geral do Guia Michelin com o mascoteEntre  os restaurantes estrelados, estavam chefes consagrados e grandes expoentes da alta gastronomia brasileira, como: Jun Sakamoto, Luca Gozzani, Helena Rizzo, Claude e Thomas Troisgros , Felipe Bronze, Rodrigo Oliveira, Tsuyoshi Murakami, entre outros.

Os chefes que foram receber a premiação na categoria BIB Gourmand

Boa cozinha, bom preço

A grande novidade neste ano foi a lista dos restaurantes de boa cozinha e bom preço, os Bib Gourmand, uma classificação à parte. Foram sete novos como a Casa do Porco, o Bistrot de Paris, o Più, o Tanit, o Tonton, o Niaya e o La Peruana Cevicheria, ambos na capital paulista. O Bottega del Vino foi o único restaurante do Rio de Janeiro que entrou nesta lista.

Cerca de 400 convidados estiveram prestigiando o evento

Vários restaurantes brasileiros foram classificados com uma estrela pelo Guia Michelin 2017 e entre eles surpresas como o paulistano Picchi  que recebeu pela primeira vez a classificação de uma estrela. Ela designa que a cozinha é requintada vale a pena conhecer.

Um coquetel foi servido aos presentes num oferecimento dos seguintes restaurantes: Dalva & Dito, D.O.M, Esquina Mocotó, Huto, Lasai, Maní, Olympe e Tête à Tête. Água, vinhos, espumantes Veuve Clicquot e diversas bebidas harmonizaram o coquetel e de sobremesa, vários chocolates da Callebaut, assim como café da Nespresso.

Confira a seguir mais alguns momentos deste grande evento que movimentou a alta gastronomia brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image