HOME Matérias Hotel SPaventura Ecolodge realiza 1ª oficina PANC entre dias 26 e 28...

Hotel SPaventura Ecolodge realiza 1ª oficina PANC entre dias 26 e 28 de abril

O hotel procura divulgar informações sobre as Plantas Alimentares Não Convencionais durante o evento

56
0
SHARE
Oficina PANC - Hotel SPaventura Ecolodge - Foto Site Hotel SPaventura

O Hotel SPaventura Ecolodge, situado em Ibiúna-SP, promove entre os dias 26 e 28 de abril a 1ª Oficina PANC realizada em suas dependências. O empreendimento, localizado em meio à Mata Atlântica, procura divulgar informações sobre as Plantas Alimentares Não Convencionais durante o evento.

Desde quando foi idealizado, o hotel tinha como premissa a questão sustentável e o intuito de disponibilizar aos seus visitantes um novo olhar perante a natureza, sejam através do contato direto com a fauna e flora ou pela alimentação. As PANCs são plantas que existem nas matas, jardins, beiras de estradas, que passam despercebidas pelo nosso costume gastronômico, mas que possuem grande potencial para complementar nossa alimentação.

O curso, ministrado pelo botânico Jorge Ferreira, conta com uma caminhada instrutiva na Mata Atlântica buscando reconhecer os diversos ecossistemas, incluindo o agroflorestal, aliando um estudo prático e fragmentado dos produtos alimentícios não convencionais disponíveis na região.

No segundo dia, os cursistas aprendem a identificar cada espécie com informações botânicas científicas e colheita selecionada de diversas plantas nativas. Também serão realizados estudos dos valores nutricionais e medicinais dessas plantas colhidas, reunindo informações importantes para o processo de aplicação gastronômica. Por fim, a oficina de preparo fará a seleção, lavagem, pré-preparo, cocção e degustação, encerrando o ciclo.

Ao término do curso, cada participante receberá um certificado. Além de poderem diversificar as opções alimentares, as PANCs podem ajudar também na complementação de renda familiar ao oferecer mais pluralidade com a venda de partes dessas plantas ou em produtos possivelmente processados, como pães, farinhas, geleias, biscoitos, bolos, etc.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image