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Hotel catarinense investe em inteligência artificial para atender clientes online

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O Faial Prime Suites é o primeiro hotel do Brasil a adotar inteligência artificial para automatizar o atendimento online. O hotel fica localizado na cidade de Florianópolis (SC) e possui como principal canal de reservas o próprio site.

A tecnologia consiste em um sistema de chatbot com inteligência artificial capaz de atender não só no chat do site, mas em breve também via Messenger, Skype, e até WhatsApp. Dados da consultoria internacional Gartner apontam que até 2020, 85% das interações de serviço ao cliente envolverão o uso de chatbots.

Chatbot online no site do hotel – Foto – Divulgação

O gerente comercial do hotel, Luciano Vieira, contempla as vantagens que o sistema oferece: “a velocidade de resposta para o cliente final, a possibilidade de ter venda direta por mensagens em diversos canais de atendimento, a certeza de que o padrão de atendimento será mantido 24h00 por dia, 7 dias por semana, e o controle estatístico sobre a qualidade do atendimento”. Outro ponto que ele destacou, foi que a tecnologia utilizada foi “exclusivamente para o mercado hoteleiro”. Agora ao acessar o site do hotel, independente do horário, o chat da página estará automatizado com diversas informações relevantes para tomada de decisão dos visitantes. De acordo com a empresa, quanto mais as pessoas interagem com o robô de atendimento online mais inteligente e melhor vão ficando as informações.

Luciano ressalta que “nunca havia aderido a um sistema chat antes no site do hotel pois não achava profissional o chat ficar off-line por várias horas durante a semana, à noite, fins de semana, já que só o comercial do hotel teria condições de fazer o atendimento no padrão desejado”.

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