HOME Matérias Especial Hotéis investem em fitness center como diferencial para atrair hóspedes

Hotéis investem em fitness center como diferencial para atrair hóspedes

250
0
SHARE

O hotel que ainda não investiu neste segmento, corre sério risco de ver seus hóspedes migrando para o concorrente que através deste serviço, garante que o hóspede mantenha sua rotina diária

Cada dia que passa as pessoas estão se conscientizando mais que a atividade física é sinônimo de saúde e a beleza estética é uma consequência. Algumas pessoas utilizam a ‘malhação’ como uma espécie de válvula de escape para fugir do estresse da vida agitada das grandes cidades, para fugir do sedentarismo ou mesmo contribuir para uma vida equilibrada. Ficar um único dia sem ‘malhar’ para muitos é como ficar sem comer ou mesmo sem beber e este hábito já se tornou um vício que é levado para outros locais fora do lar ou mesmo nas academias. E nos hotéis não poderia ser diferente. Uma recente pesquisa mercadológica feita nos Estados Unidos aponta que fitness center num hotel é fator essencial para atrair e fidelizar os hóspedes e este item pesa na decisão e escolha do local de hospedagem. Disponibilizar um fitness center no hotel é garantir ao hóspede que ele manterá sua rotina. O hotel que ainda não teve esta visão, corre sério risco de ver seus hóspedes migrando para o concorrente que apostou nesta tendência.

Antigamente o fitness center era um cantinho apertado ou uma salinha vaga sem uso algum num hotel que surgiu depois de muitas reclamações dos hóspedes. Por isto, alguém colocava uma esteira, uma bicicleta ergométrica, alguns pesos e uma plaquinha na porta identificando o local. Hoje já existe uma consciência que a evolução da ciência médica fez com que a sala de ginástica deixasse de ser um ambiente reservado, somente, à vida social e se tornarsse uma referência para a qualidade de vida. Com isso, tem aumentado o número de meios de hospedagem que investem na criação desse espaço, pois isso agrega valor à hospedagem, independente de qual é o público alvo.

Malhar com conforto
É o sonho de todo hóspede e então por que não investir em equipamentos que supere suas expectativas? O cardio theater é um conforto a mais, pois esse aparelho está conectado a diversas emissoras de rádio e televisão, permitindo mais um relax. Já os painéis computadorizados das esteiras elétricas têm informações das seguintes funções: velocidade, tempo, distância, caloria, pulsação e distância. Os próprios fornecedores existentes no mercado elaboram projetos de fitness, sugerindo os aparelhos que podem compor o ambiente. A escolha certa é fundamental, pois existem aparelhos para a prática de exercícios aeróbicos, como bicicleta ergométrica, esteira e stepper (simulador de escada). Outros, para os movimentos musculares, como a chamada “estação” que permite a prática de diversos tipos de exercícios, cada um para um determinado conjunto de músculos. Além disso, os acessórios são úteis para intensificar os efeitos. Para o relaxamento, o espaldar é uma opção e uma coisa importante a ser levada em consideração, são os espelhos nas paredes para que o usuário corrija os defeitos.

Mantendo a rotina
E para garantir que o hóspede mantenha sua rotina, indiferente se está a lazer ou a negócios, e para proporcionar experiências únicas, muitos hotéis procuram apresentar diferenciais em seus fitness center, como fazer a atividade física com vista para o mar. Este é o principal atrativo do moderno fitness center do Porto da Aldeia Eco Resort, localizado na capital cearense que funciona das 6h00 às 22h00. Este espaço atende diversos perfis de clientes, contando com aparelhos como Eliptcal, Bicicleta Ergométrica e Esteira. Estes equipamentos são da marca Atlethic, que fornece uma ampla gama de produtos com qualidade e sofisticação para o setor hoteleiro.

De acordo com a Gerente Geral do empreendimento, Valeska Cardoso, o espaço é frequentado por diferentes tipos de perfis. “A cada dia percebemos que o hóspede usufrui mais de nosso fitness Center. E não só por motivos de estética, mas pela preocupação com sua saúde. Oferecer um espaço como este, com produtos de qualidade, com certeza é um atrativo a mais a ser oferecido ao hóspede”, comentou.

Bem estar do hóspede
Pensando em investir na qualidade de vida do hóspede, a rede Bourbon Hotéis & Resorts está investindo constantemente em suas unidades. Dentre os investimentos mais recentes, estão os novos fitness Center dos resorts de Atibaia, localizado no interior paulista, e Foz do Iguaçu (PR).  Após uma recente parceria com a empresa italiana TechnoGym, as unidades passaram a oferecer aos hóspedes  equipamentos de última geração e dentre eles estão: as linhas ‘Excite’, que conta com aparelhos focados nos exercícios cardiorrespiratórios, e a linha Element, que são voltados para a parte de musculação, com destaque para o DAP — Dual Adjustable Pulley. Somado a isto estão outros aparelhos como bikes, elípticos e aparelhos de musculação.

O hotel Hilton São Paulo Morumbi, localizado na zona Sul da capital paulista, conta atualmente com uma das maiores academias instaladas dentro de um hotel no Brasil. O fitness center do hotel, intitulado como LivingWell Health Club, está localizado no último andar da edificação e proporciona uma ampla vista da Região. Conta com área de musculação aberta 24 horas por dia, dispondo de equipamentos como: esteira bicicleta ergométrica, step, entre outras. Além disso, o hotel dispõe de piscina climatizada com duas raias, sala de ginástica e spa.  Os hóspedes podem optar por diversas aulas que a academia fornece, entre elas hidroginástica, step, bike, diversos tipos de ginástica localizada, yoga, pilates e alongamentos, entre outras.

Junto com o Living Well, funciona o Amazonian Spa, que é um refúgio perfeito para quem quer relaxar, sem sair de São Paulo, ou restabelecer as energias com a biodiversidade brasileira, sob um conceito à base de produtos, aromas e cores da Amazônia. O spa oferece o que há de mais inovador em tratamentos, massagens relaxantes, desintoxicantes, aromáticas, tratamentos corporais e faciais exclusivos com experiências sensoriais utilizando essências e elementos nativos da floresta com a expertise de profissionais altamente qualificados.

Pós-venda que faz a diferença
A qualidade e durabilidade dos equipamentos fitness sempre deve ser levada em conta na hora de se investir neste aparelho. Um dos hotéis que dispõe de produtos de extrema qualidade e garantia de satisfação é o Juquehy Praia Hotel, localizado no litoral Norte de São Paulo (SP). Dentre os equipamentos disponíveis para os hóspedes estão: Esteira TP 1000; Um Eliptico EC 100; Uma Estação G9S; Uma Bike UB5 e uma Bike BP 1000, todas da marca Fit 4, a qual presta todo o suporte para o hotel.

Na visão do Gerente geral do empreendimento, José Osmar Xavier, o investimento em fitness centers por parte dos hotéis é uma tendência em franco crescimento. “A cada dia as pessoas estão mais preocupadas com a saúde e forma física. O fitness Center hoje nos hotéis torna um fator decisivo na hora de fechar uma reserva, muitas vezes o hóspede está participando de um treinamento que não pode parar e sabe que naquele hotel onde irá se hospedar seu treino não será interrompido. Além disso, quando se vai comprar algo para um hotel que será de uso coletivo, temos que pensar em segurança, resistência, durabilidade e acima de tudo um acompanhamento com manutenção preventiva e assistência técnica especializada. Tudo isso encontramos nos equipamentos adquiridos na FIT 4”.

Qualidade italiana
Presente no mercado de fitness há mais de 25 anos, a empresa italiana TechnoGym foi a responsável pelo fornecimento dos equipamentos de academia para o hotel Grand Hyatt São Paulo, localizado na zona Sul da capital. Dentre os diferenciais do Fitness Center, o hotel dispõe de instrutores que auxiliam os clientes quanto às formas corretas de executar os exercícios, além de realizar uma avaliação física do usuário. O espaço funciona gratuitamente para os hóspedes e também está aberto para o público em geral. Entre os equipamentos disponibilizados estão: esteiras, elípticos, bicicletas, equipamentos de musculação, pesos livres e o versátil Kinesis, onde é possível executar mais de 200 diferentes exercícios.

Na visão de Ana Flores, Gerente do Amanary Spa, que também fica localizado no hotel, a presença de um Fitness Center é indispensável nos hotéis de luxo. “Os hóspedes, executivos ou de lazer, sentem a necessidade de dar continuidade ao programa de condicionamento físico que executa em seu dia-a-dia no local onde vive. A qualidade dos equipamentos do fitness devem ser condizentes com o nível de cliente que temos no hotel.  Um fitness com equipamentos top de linha ajuda a atrair hóspedes para o hotel.  A prova disso aconteceu quando fechamos a academia por um período curto, para renovação, e alguns hóspedes mudaram-se para outros hotéis.  Um fitness bem montado é um diferencial que o hotel oferece ao seu hóspede”, enfatizou.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image