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Hotéis e pousadas: seu site é o seu canal mais rentável de distribuição

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Artigo de Matheus Acaccio *

 

Os administradores de hotéis e pousadas podem sim vender mais sem precisar estarem sujeitos às altas comissões pagas às OTA’s. Estratégias de marketing podem ajudar neste processo                   

 

Segundo dados da Fundação HSMAI, mais de 42% de room nights nos hotéis independentes são reservados através de canais online. Infelizmente, apenas 24% destes room nights vem através do site do hotel, enquanto que mais de 76% são feitas através de OTAs.      

 

Apesar do grande ganho nos últimos 3 anos e das tendências positivas na indústria da hospitalidade, os administradores de hotéis e pousadas precisam ficar alertas. As comissões pagas aos intermediadores implicam altos custos financeiros com canais de distribuição. É hora de ser mais independentes das OTA’s. Mas como fazer isso?            

 

É preciso parar de ‘improvisar’ no ambiente online

Aceite como verdade o que você já sabe há muito tempo: o simples fato de ter um site, página nas redes sociais, etc. não é o suficiente para garantir aumento das vendas do hotel. É preciso ter estratégia.  

 

Além de verificar se seu atual site está passando a devida credibilidade e dá atenção aos critérios de acessibilidade, se adaptando aos acessos via mobile, analise como está seu posicionamento no Google para as principais palavras chave do seu negócio e também sua exposição nas redes sociais.          

 

Também crie o hábito de publicar conteúdo de valor para seu público, como postagens em blogs e vídeos no YouTube, com depoimentos de clientes e apresentações do seu hotel/pousada.         

 

Investir em marketing digital não é tão caro assim

Na verdade, uma vez que você experimentar, você jamais vai querer sair. O marketing na internet leva muitas vantagens em relação a mídia tradicional: além da possibilidade de medir todos os dados com muita precisão, o retorno do seu investimento é sempre recorrente. Uma vez que você investe com qualidade, sua empresa jamais volta a ser do tamanho que era antes.              

 

Além disso, os custos na internet são sempre medidos de acordo com a interação do seu público com a sua marca. Diferente do tradicional, você não paga somente para veicular a propaganda: seus custos são proporcionais ao seu retorno.            

 

Diminua os custos: comissão X investimento independente              Uma pesquisa recentemente realizada pela Buuteeq e Killer Infographics no mercado hoteleiro dos Estados Unidos revelou que o marketing digital atualmente é responsável por 50% das reservas dos hotéis, enquanto no ano de 2000 esse percentual chegava a apenas 1%. A questão é que, além do grande volume que as ações de publicidade online geram, elas também conseguem ao empresário o menor custo por reserva (US$ 2 a US$ 6), ao passo que por telefone o custo é de US$ 6 a US$ 10 e nas agências de turismo este valor varia de US$ 12 a US$ 40.             

 

Ao invés de confiar a divulgação às OTA’s, faça suas próprias experiências e veja que pouco a pouco, sua margem de lucro será maior tendo seu próprio site como canal de distribuição. Pense que 25% dos custos com comissões agora podem ser enquadrados no quadro de receita da empresa.      

 

*Matheus Acaccio – Partner Success | Trip Digital – Contato – www.tripdigital.com.br

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