HOME Matérias Responsabilidade socioambiental Horta orgânica ocupa espaço no Mercure Goiânia (GO)

Horta orgânica ocupa espaço no Mercure Goiânia (GO)

35
0
SHARE
Chef Humberto Marra e o gerente Geraldo Oliveira na horta urbana do Mercure Goiânia

As ervas aromáticas para chás e temperos e sementes de plantas alimentares não convencionais (pancs), cultivadas em abril, no Mercure Goiânia (GO), hoje, já são cerca de 40 variedades espalhadas por uma área de 50 metros quadrados, no oitavo andar.  Parte da produção já começa a chegar à cozinha do hotel e a proporcionar novas experiências para hóspedes que souberam da novidade.

O chef, incentivador e um dos responsáveis por grande parte das mudas do novo espaço, Humberto Marra conta que o projeto é um resgate à tradição dos quintais e diz que já teve hóspede que pegou ramos de poejo para fazer chá para o neto.

As primeiras a chegar foram mudas e sementes de manjericão, tomilho, alecrim, cebolinha, cidreira, melissa, poejo. Depois vieram as plantas alimentares não convencionais, entre elas, Ora Pro Nobis, taioba, beldroega e bertália. Parte, ainda na fase de muda, está em recipientes reaproveitados de embalagens de leite. Outras, já em estágio mais avançado, estão dispostas em vasos.

Até os que antes só abrigavam palmeiras passaram a dividir espaço com hortelã e outras variedades da horta. “Também estamos salvando uma espécie nativa, a baunilha do Cerrado, com mudas delas aqui”, informa Humberto. A iniciativa no hotel integra ações previstas no Planet 21, programa de desenvolvimento sustentável da AccorHotels.

Humberto Marra cuida da horta no Mercure Goiânia cópia

O Gerente Geral do Mercure Goiânia, Geraldo Oliveira explica “A horta proporciona um espaço verde dentro de um centro urbano. Além disso, nossa intenção é que os produtos sejam utilizados para a alimentação dos nossos colaboradores e também na dos clientes”. Atualmente, cerca de 149 hotéis da AccorHotels na América do Sul já implantaram uma horta urbana, incentivando o cultivo e consumo de alimentos orgânicos, saudáveis e produzidos localmente.

SHARE