Holiday Inn Belo Horizonte adota tecnologia que agrega eficiência operacional
Através do celular uma série de demandas dos hóspedes são atendidas de forma rápida agregando valor aos serviços prestados
O hotel Holiday Inn Belo Horizonte, localizado no bairro da Savassi, começou a testar em agosto do ano passado, algumas tecnologias aplicadas para melhorar a eficiência operacional e garantir mais qualidade à estadia de seus hóspedes. Um exemplo delas é um aplicativo para smartphone que funciona como um gerenciador de tarefas. O experimento deu certo e já rende bons resultados em áreas com grandes demandas como TI, manutenção, segurança e compras do empreendimento. Na área de governança, uma tecnologia sem fio é capaz substituir a chave mestra dos quartos na abertura de portas e outro auxilia na comunicação com hóspedes de diversos idiomas.
Pelo smartphone os funcionários controlam, incluem e gerenciam o andamento de demandas e chamados em apenas um sistema. Tudo praticamente em alguns toques. “Utilizando o aplicativo visualizamos todas as demandas e chamados que estão pendentes. Isso trouxe mais agilidade na execução dos serviços solicitados, garantindo uma maior velocidade de resposta na manutenção do prédio”, garante o gerente de manutenção e segurança, Diego Rocha.
Outro ganho para o empreendimento é a eficiência operacional, já que cada chamado aberto é registrado com identificação do funcionário, data da inclusão e finalização do atendimento. “Não temos perda de informação. Mesmo que a pessoa esqueça, ela será notificada da pendência logo que abrir o programa no celular”, completa Rocha.
Tecnologia sem fio
O acesso aos quartos feito pelos funcionários ganhou mais um método e com isso, mais eficácia. Com uma fita que leva a tecnologia NFC (Sigla inglesa para Near Field Communication – algo como Comunicação de Campo Próximo, em tradução livre) nos aparelhos, substitui o uso do convencional cartão com a chave mestra. “Não é o celular que abre a porta. O que fizemos foi aliar o NFC a uma tecnologia que já é conhecida, gravamos na fita e colamos nos smartphones”, explica o Gerente de TI Marcelo Ferraz.
Agilidade e tradução simultânea
Contando com imprevistos, caso algum hóspedes faça uma solicitação que não possa ser compreendida naquele momento em sei idioma, os funcionários usam o smartphone para traduzir a frase online. Dependendo do pedido, já é resolvido na hora, sem intermediação de áreas como a recepção, por exemplo. O Diretor de vendas e marketing do Holiday Inn, Marcus Nunes, completa, “Mesmo tendo no quadro do hotel muitos funcionários bilíngues, como recepcionistas, garçons e gestores, os hóspedes também se relacionam com as equipes de limpeza e manutenção, por exemplo, que normalmente não falam outros idiomas. Com o uso do smartphone, estas equipes conseguem se entender e se comunicar com falantes de outros idiomas”, concluiu Nunes.
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