EspecialImplantação

Hilton Barra Rio de Janeiro entrou em operação

A Hilton Worldwide colocou em operação no último dia 9 de abril o Hilton Barra Rio de Janeiro, sua primeira unidade na cidade do Rio de Janeiro e a segunda no Brasil, tendo em vista que São Paulo já possui um hotel. Com uma localização privilegiada na Av. Abelardo Bueno, no coração da Barra da Tijuca, este novo hotel foi desenvolvido para ser a primeira escolha do público dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Para comemorar a abertura, o hotel recebe seus hóspedes com diárias especiais a partir de US$ 159.

A imponente edificação que exigiu um aporte de cerca de R$ 250 milhões tem em sua localização um dos diferenciais, pois está situado a apenas 30 minutos do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão) e a 5 minutos do Aeroporto de Jacarepaguá, na Barra da Tijuca. Possui fácil acesso a escritórios corporativos, centros de convenções e shopping centers, além de áreas de entretenimento, incluindo HSBC Arena, Cidade do Rock e Citibank Hall. O hotel também está a apenas 5 minutos de distância do Parque Olímpico e a 15 minutos das melhores praias da Barra da Tijuca. “O Hilton Barra Rio de Janeiro é uma propriedade única, apresentando um conceito de design elegante e sustentável, que aponta para rica cultura desta cidade histórica e cosmopolita e eleva sua presença global neste destino fundamental na América Latina,” disse Rob Palleschi, líder global das marcas full services da Hilton Worldwide.  “A abertura do Hilton Barra Rio de Janeiro é uma ocasião importante para a Hilton Worldwide, pois marca a nossa entrada neste importante destino da América Latina. Este projeto, impulsionado pela inovação e tecnologia de ponta, é o resultado do trabalho e dedicação de muitos membros de nossa equipe e de parceiros, todos movidos pelo desejo de oferecer experiências de hospedagem excepcionais em uma das cidades mais felizes do mundo”, complementa Tom Potter, Vice-presidente sênior da Hilton World Wide no Caribe, México e América Latina.

O lobby apresenta uma altura que abrange os nove pavimentos do edifício
O lobby apresenta uma altura que abrange os nove pavimentos do edifício

Desenvolvido pela construtora Carvalho Hosken e construído pela Racional, o Hilton Barra Rio de Janeiro apresenta uma identidade visual única, com design e arquitetura contemporâneos que valorizam o estilo e a cultura brasileiros, ao mesmo tempo em que contribuem para a redução do consumo de água e energia. Renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas desempenharam um papel fundamental na criação de um espaço onde os hóspedes são envolvidos pelo entorno, incluindo a entrada do hotel com um lobby de escala monumental, com 37 metros de altura, que, ao anoitecer, funciona como uma gigantesca luminária abrangendo todos os pavimentos do edifício. Importantes artistas locais participaram do projeto com suas criações e foi desenvolvido um elemento de identidade visual exclusiva, presente em todo o hotel. É uma forma vazada, que cria um equilíbrio entre a separação de espaços e permite fluidez nos ambientes. Um jardim ao ar livre rico em cores e texturas completa o design exclusivo.

Projeto sustentável
O paisagismo do hotel dispõe de um telhado verde sobre a área de convenções e serviços e está presente em outras áreas integradas à arquitetura, como, no “pocket park” criado no interior da quadra que, futuramente, estará integrado ao edifício comercial vizinho ao hotel. Quem desenvolveu o projeto arquitetônico deste empreendimento foi a STA Arquitetura levando em consideração a sustentabilidade urbana da edificação. “Fala-se muito de sustentabilidade ambiental, mas se esquece muitas vezes que os edifícios devem estar integrados à cidade e simultaneamente criar espaços urbanos qualificados e mais do que isso, espaços urbanos qualificados e que se assim se mantenham ao longo do tempo. As relações entre o edifício e a cidade são fundamentais para a qualidade urbana, do ponto de vista funcional, mas também simbólico. Edifícios tem a capacidade de dar perenidade, sustentabilidade aos trechos da cidade que o circundam. Um edifício pode ser altamente sustentável do ponto de vista ambiental, mas inadequado dentro de um conceito de sustentabilidade urbana. O projeto do Hilton procura a atender assim a um conceito mais amplo de sustentabilidade, que vai além da certificação LEED do Green Building Council”, revela o Diretor da STA Arquitetura, Marcos Sá.

Segundo ele, ao posicionar o acesso do hotel na esquina da quadra potencializou-se e valorizou-se um dos elementos urbanos mais significativos: o cruzamento das ruas. Há um sentido estético e simbólico nessa valorização da esquina, tradicional espaço de encontro na cidade. “Outra importante característica é a permeabilidade urbana, a possibilidade da criação de um percurso alternativo à rua e que valoriza o centro da quadra. Assim, desde o acesso principal, atravessa-se o lobby e chega-se a uma pequena praça interna, um “pocket park”. Trata-se de uma hierarquia diferenciada de espaço urbano, transição entre o público e o privado, que além de permitir a acessibilidade ao interior da quadra, conecta o Hotel aos edifícios vizinhos e ao restante do bairro. A valorização deste percurso com a criação de espaços ora abertos, ora cobertos, ora lineares, ora de grande altura, produz diversidade e riqueza espacial. Valorizar a condição urbana é também valorizar o homem na essência de uma das suas maiores criações universais: a cidade”, explica o Arquiteto Marcos Sá.

O tronco de uma árvore de um resíduo florestal chama atenção na decoração interior
O tronco de uma árvore de um resíduo florestal chama atenção na decoração interior

Outro aspecto interessante que ele ressalta é a composição do edifício na paisagem urbana da Barra, com suas grandes perspectivas e espaços abertos de grande escala e as montanhas ao fundo. Contrapondo essa paisagem, o edifício cria uma forte identidade visual através do seu “teto elevado flutuante”. Um elemento linear com característica de coroamento e de arremate da composição, mas também um elemento de marcação, de certo modo um “espelho” da linearidade das avenidas da Barra, um elemento para ser visto na escala e na velocidade do automóvel, numa outra referência de escala urbana.

Espaço significativo
No Hilton Barra o lobby apresenta uma altura que abrange os nove pavimentos do edifício. Além da escala monumental, o lobby se impõe como o local de identidade e entendimento do edifício. É a expressão de uma função simbólica da arquitetura. Nesse espaço, passarelas-ponte interligam as duas alas de quartos do hotel e permitem uma relação ambivalente entre o usuário interno e o observador externo. Dentro do lobby, além de desfrutar de um espaço significativo, o hóspede e o visitante podem observar como o edifício funciona e podem visualizar o espaço de diferentes ângulos e alturas. Chegando no hall de elevadores e na passarela têm-se a visão não só do espaço interno, mas também da cidade e da paisagem que circunda o edifício. Por sua vez, especialmente à noite, os passantes e aqueles que circulam de carro nas vias poderão observar o hotel como um “organismo vivo”, visualizando a sua circulação interna e o seu funcionamento. No Rio, uma cidade onde a paisagem natural é um dos principais atrativos, ela deveria ser reverenciada pela arquitetura. Este é o “espírito” desse grande lobby, misto de espaço interno e externo, de espaço aberto e fechado, grande “caixa de vidro”, verdadeira homenagem à paisagem. Além disso, quando cai a noite e o lobby fica iluminado, funcionando como uma gigantesca “luminária” para a cidade, um objeto de design urbano. Mais uma vez o espaço arquitetônico relaciona-se com o espaço da cidade.

O lobby bar é um espaço aconchegante e ponto de encontro
O lobby bar é um espaço aconchegante e ponto de encontro

O hall de entrada e áreas comuns da edificação contam com produtos de alto padrão de qualidade da Estofados WG que delineou o protótipo e as sugestões de linhas de acabamentos, tudo inspirado no que há de mais contemporâneo e elegante no mercado de decoração. O hall de entrada e o restaurante, por exemplo, abrigam bancos estofados com o mesmo raciocínio estético, incluindo a inteligência do uso de materiais. Já o executive lounge, recebeu ali, um sofá de aproximadamente quatro metros, revestido de tecido de linho no tom fendi, certamente um dos protagonistas do local. “Foram três meses de trabalho. Desenvolvemos as peças de forma artesanal, uma característica da nossa marca, que garante a qualidade do nosso produto”, explica Guilherme Marcolino Diretor da WG.

Visando proporcionar uma eficiência energética, foi implantado um sistema de automação para acionamento e desligamento de equipamentos elétricos e de ar-condicionado, via sensores de presença e movimento, para redução de consumo de energia em áreas comuns e técnicas que foi executado pela Atria. A empresa também projetou e forneceu sistemas de automação da iluminação para as demais áreas comuns não integradas ao BMS, com soluções “stand alone” de fácil instalação e igualmente eficientes. O projeto luminotécnico foi concebido com base na utilização de fitas ou lâmpadas de LED e pelo pré-aquecimento de água por meio do calor gerado pelos chillers e todo o sistema de resfriamento do prédio. Com isto, se eleva a temperatura da água em torno de 26ºC para o aquecimento e fornecimento de água quente nas dependências do hotel. As películas de Polivinil Butiral utilizadas nos vidros laminados da fachada, reduzem a transmissão de calor para o interior do edifício e torna o ar condicionado mais eficiente e mais econômico em relação a energia elétrica.

Os apartamentos contam com uma moderna infraestrutura para maximizar o conforto dos hóspedes
Os apartamentos contam com uma moderna infraestrutura para maximizar o conforto dos hóspedes

Outra preocupação deste empreendimento foi com relação ao uso racional de água. As louças e metais sanitários possuem mecanismos que evitam o desperdício. Além disso, foi implatado um sistema de captação e reutilização de águas pluviais para abastecer os vasos sanitários e o sistema de irrigação do paisagismo.

Funcionalidade e racionalidade
O edifício do Hilton Barra apresenta duas alas de quartos interligadas pelo espaço vertical do lobby, reflexo do local onde se encontram as circulações verticais (escadas e elevadores). Os quartos são células agrupadas racionalmente cuja modulação permite o fácil agrupamento de módulos para a formação de suítes e de unidades diferenciadas. É um esquema simples, racional e funcional, cuja disposição, no entanto, é enriquecida pela enfatização dos seus principais elementos como o lobby, marcado de forma expressiva, quanto seus elementos secundários como prumadas de escadas nas extremidades das alas, varandas que marcam à esquina oposta ao lobby e simultaneamente indicam na fachada as suítes, e a marcação sutil do último pavimento de quartos com a fachada recuada para identificar as suítes especiais e suíte presidencial,  o “piano nobile” do edifício. Por sua vez, o vazio-recorte do “teto flutuante” reflete, no exterior, a presença da piscina situada na cobertura. Assim os elementos e partes da arquitetura são tratados volumetricamente de forma a expressar no exterior as funções internas do edifício. São essas pequenas ações que conferem o enriquecimento estético e do significado da forma arquitetônica.

A arquitetura de interiores foi desenvolvida pelo escritório Anastassiadis Arquitetos que inseriu itens exclusivos que vão desde puxadores e marcenaria até a roupa de cama. “Criamos ambientes contemporâneos e com toques de brasilidade e design por meio de obras de arte que ficarão expostas pelas áreas comuns do hotel de importantes designers brasileiros como: Iole de Freitas, Hugo França, Daisy Xavier, Bruno Jorge, Valdir Cruz, Jorge Hechizoo e Claudia Melli. O objetivo é que o local se torne um ícone cultural na Barra da Tijuca e também atraia pessoas que não estão hospedadas no hotel, inclusive para jantares e ocasiões especiais, pois seu interior conta com uma série de obras de arte criadas de forma customizadas: colocamos uma instalação de uma nadadora, que soma sete metros, assinada pela artista Daisy Xavier; no lobby há uma peça de mais de 20 metros de altura, da artista plástica Iole de Freitas; móveis são feitos por Hugo França a partir de resíduos florestais e urbanos”, revela a Arquiteta Patricia Anastassiadis que conclui dizendo que para colocar tudo isso em prática, na proposta do Hotel, o intuito foi criar a sensação da orla marítima. “Trabalhamos o contraste da pedra com a madeira e elementos metálicos vazados em tom bronze, os quais são importantes para deixar o lobby permeável, integrado e sofisticado”.

Quem executou o projeto de interiores da Anastassiadis Arquitetos, contratou os fornecedores e realizou a implantação foi a Hamam Development utilizando amplo know how adquirido em mais de 20 mil unidades hoteleiras implantadas no Brasil e exterior. “Realizamos todas as compras, concorrências e montagens para a Hilton Worldwide e para a Carvalho Hosken dos apartamentos com a mais alta qualificação exigida pela operadora. Esta obra foi um grande desafio, mas devido a sinergia com os projetistas e fornecedores, conseguimos executar o cronograma dentro do prazo previsto e atingir todas as expectativas dos exigentes clientes”, ressalta Thiago Hamam, Diretor operacional da Hamam Development.

O conforto e a sofisticação está presente até mesmo nos banheiros
O conforto e a sofisticação está presente até mesmo nos banheiros

Conforto e comodidade
Ideal para viagens de negócios ou a lazer, o moderno Hilton Barra Rio de Janeiro dispõe de 298 quartos, incluindo andares com suítes e apartamentos executivos, todos equipados com camas confortáveis e luxuosas da marca Serta e o enxoval de cama leva o padrão de qualidade da Plooma e isto inclui: lençol bordado com detalhes em festone, travesseiros e edredons em 100% plumas de ganso European, travesseiros 100% poliéster Fiberball e a linha completa de protetores de colchão e travesseiros. Todos os itens foram confeccionados em tecido percal 100% algodão fio compactado que proporcionam maior maciez e conforto ao hóspede exigente e os produtos contam com a certificação Nomite e EDFA de tratamento, beneficiamento e confecção dos produtos.

As TV´s dos apartamentos são no modelo Smart LED e somada a infraestrutura está o rádio relógio com conexão sem fio bluetooth, wi-fi, máquinas de café Nespresso com cápsulas de cortesia e exclusivos amenities da marca americana Malin+Goetz, que não são encontrados em nenhum outro hotel do Brasil. Os quartos também são equipados com sensores automatizados, que combinam o conforto do cliente com eficiência energética. A segurança e privacidade é assegurada pelos cofres eletrônicos da marca Onity e fechaduras da marca VingCard. A empresa A Janela Cortinas foi quem confeccionou as cortinas decorativas forradas com forros black-outs antichamas e a cortina de transparência para os apartamentos, mais as cortinas decorativas e persianas para áreas comuns e as cortinas de banheiro em tecido mais nylon.

A piscina fica na cobertura e proporciona uma visão panorâmica da região da Barra da Tijuca
A piscina fica na cobertura e proporciona uma visão panorâmica da região da Barra da Tijuca

As salas de banho deste empreendimento estão equipadas com acessórios da Crismoe Metais Finos para Banheiros, que forneceu ainda todas as barras PNE (pessoas com necessidades especais), sendo reta e de apoio em 90º em inox polido Oneself e o banco articulado Oneself. As papeleiras duplas cromadas da marca Zeta e os toalheiros especiais, horizontais e verticais cromado para porta de vidro foram desenvolvidos sob desenho.

Vocação para eventos
Visando atender os eventos de todos os portes, o empreendimento conta com uma infraestrutura com cerca de 1.300 m² de espaço flexível para reuniões, incluindo 10 salas de reuniões e dois salões de festas, com capacidade total para até 950 convidados. Todas as salas dispõem de modernos equipamentos audiovisuais, paredes com isolamento acústico, internet sem fio e todas as comodidades e serviços necessários para o planejamento de um evento produtivo e com total tranquilidade, incluindo a opção ‘Meeting Simplified’ – um programa de eventos oferecido para pequenas reuniões. O ambiente é complementado pelo “Tech Lounge”, um espaço de trabalho que conta com as tecnologias mais modernas do mercado de forma integrada para garantir o máximo de eficiência.
Os carpetes das salas de reuniões foram fornecidos pela empresa El Espartano da marca Wilton Jacquard em cinza sóbrio, sendo implantado 1800 m² do produto entre recepção, hall, sala de estar, restaurante e salões de baile. O produto é composto por um tecido de fios de fibras longas de tapete de lã pura que, por ser aveludada, levemente reflete a luz aos ambientes mais suntuosos.

Gastronomia especializada
A gastronomia oferece uma experiência de refeição memorável, com um restaurante exclusivo para 140 convidados, onde o ambiente interno se conecta com a área externa do hotel. Os menus de café da manhã, almoço e jantar apresentam especialidades culinárias e pratos regionais. O padrão de qualidade na área de alimentos e bebidas do hotel é assegurado pela Schipper & Thompson que forneceu todos os utensílios de renomadas marcas para os restaurantes e eventos escolhidos de forma minuciosa. As porcelanas são da fabricante Schonwald e os talheres e rechauds da WMF, ambas alemãs. A apresentação dos buffets e das mesas é composta com utensílios de alto padrão e designs contemporâneos dos fabricantes Frilich, WMF, Bugambilia, dentre outros. Os copos e taças são provenientes da Itália e Alemanha dos fabricantes Bormioli Rocco, Stolzle e Schonwald. “A nossa equipe em conjunto com a do Hilton pesquisou uma grande variedade de peças que dão toques especiais e proporcionam aos clientes a sensação de que cada detalhe foi estudado para trazer surpresas, bem estar e satisfação”, destaca o Diretor comercial da Schipper & Thompson, Sérgio Pimenta.

Para assegurar a qualidade e segurança alimentar dos hóspedes, o hotel Hilton escolheu a empresa Cozil que possui larga experiência em equipamentos para alta gastronomia, hotelaria e equipamentos para cozinhas profissionais. A empresa equipou todos os ambientes gastronômicos da cozinha do Hotel, do bar da piscina, área de preparo, bloco de cocção através da linha Power Line 900, linha compact Line 700. Somado a isto, os equipamentos de conservação climatizados com  refrigeradores verticais e horizontais, mobiliários em geral, mesas, estantes, lavatórios, carros térmicos, fogões, fornos, caldeirões industriais, frigideiras basculantes, esfufas, char-broiler, conservador de frituras, fritadeiras, chapas. O sistema de coifas lavadoras inteligentes implantadas ao perceber a geração do calor na cozinha, liga automaticamente e inicia o processo de higienização evitando risco de incêndio em tubulações e, ainda prolonga a vida da tubulação e dos motores.

Na cobertura do hotel uma charmosa champanheria recebe os hóspedes para apreciar bebidas à beira da piscina, em um ambiente convidativo. A piscina ao ar livre conta com diversos produtos da marca Tidelli como a espreguiçadeira Java Tela que possui o traço fino e elegante, estrutura em alumínio, o assento e encosto é revestido por tela. Na ambientação da cobertura a Tidelli forneceu o sofá fusion da designer Maria Cândida Machado que compõe o ambiente com outras linhas como a Goa. As peças desta linha foram utilizadas na cobertura e suítes e entre as características, está o fato de possuir uma diversidade em mesas, com modelo auxiliares ou mesinhas de centro. Com estrutura em alumínio e tampos disponíveis em vidro ou corian, tornam-se um forte item de composição, deixando os ambientes mais completos. Já as cadeiras e poltronas da linha Mesh foram planejadas especialmente para proporcionar muito conforto para ambientar o restaurante do terraço, a cobertura, as suites executivas e two bay.

Para o hóspede que seja manter a forma física ou exercitar, existe um fitness center bem moderno com equipamentos de cardio e musculação fornecido pela empresa Precor.

O fitness center é bem montado e conta com equipamentos de última geração
O fitness center é bem montado e conta com equipamentos de última geração
Publicidade
Desbravador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA