HOME Matérias Responsabilidade socioambiental Grupo Rio Quente é premiado como modelo em sustentabilidade

Grupo Rio Quente é premiado como modelo em sustentabilidade

290
0
SHARE

O Grupo Rio Quente acaba de receber o prêmio Guia Exame de Sustentabilidade 2013, como uma das 61 empresas mais sustentáveis do país, sendo a única a figurar o ranking do setor de turismo. Essa é a 14ª Edição da premiação, que contou com respostas de 184 companhias para participar do ranking.

O prêmio é um dos mais conceituados em sustentabilidade, sendo uma referência no setor.  Segundo a assessora de experiência e meio ambiente do grupo, Neide Gonçalves, a premiação é um reconhecimento da dedicação que a empresa sempre teve com os projetos sustentáveis. “Sempre tivemos uma preocupação muito grande com a preservação do nosso maior tesouro, as águas oriundas do Rio Quente, por isso, possuímos projetos sólidos que tem como principal objetivo evitar a degradação da bacia hidrográfica e diminuir o impacto ambiental”, explica Neide.


Desde a fundação do Rio Quente Resorts, que em 2014 completa 50 anos de existência, a companhia tem consciência do papel fundamental que exerce na preservação do meio ambiente, visto que seu maior patrimônio é a natureza exuberante do Cerrado, em especial a água. Atualmente, o Grupo Rio Quente possui um consistente programa sustentável, divididos em Gerenciamento de Recursos Hídricos, Emissões Atmosféricas, Recursos Naturais, Ambiental de Obras, Resíduos Sólidos e Responsabilidade Social.


O Rio Quente Resorts foi o primeiro resort a ganhar o ISO 14001. Entre os principais projetos na área de Gerenciamento de Recursos Hídricos, destacam-se os Sistemas de Águas de Reuso, em que 3% dos 156 milhões de litros de água que brotam diariamente das 18 nascentes, após serem utilizadas para balneabilidade no Parque das Fontes, passam por um processo de desinfecção com cloro e são bombeadas para os reservatórios que abastecem os hotéis, a cozinha central, o Hot Park, a vila dos funcionários e o prédio da administração. Depois de utilizada, a água é tratada e devolvida ao rio.


Já para reduzir o impacto causado pelos efluentes foi construído uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) própria, com capacidade para tratar 1,8 milhões de dejeto por dia. Além disso, para que as medidas tenham alcance mais amplo, o Grupo desenvolve programas de plantio de árvores nativas do Cerrado e ações educativas. A companhia também recebe com frequência visita de escolas e outros grupos das comunidades das cidades vizinhas ao resort para palestras sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. 

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image