HOME Matérias Gonçalves (MG) tem festival gastronômico especializado em comida típica da roça

Gonçalves (MG) tem festival gastronômico especializado em comida típica da roça

93
0
SHARE
Evento tem o desafio de criar versões leves e aproximar o segmento vegetariano e vegano e tirar o estigma de que comida mineira é “pesada” - Foto: Divulgação

A cidade que está localizada no sul de Minas Gerais realiza o 6º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves, um evento que reúne comida típica e a tradicional hospitalidade mineira, que aproxima as pessoas e cria laços. O Festival acontece entre os dias 27 e 29 de outubro e 02 e 05 de novembro de 2017 no Clube Recreativo.

A cada edição, o conceito do evento destaca algum atributo local ou regional como estratégia de valorização da cultura gastronômica. Nesse ano, o tema “Na Mantiqueira tem…” não apenas busca alavancar profissionais, costumes e produtos característicos locais.

O evento visa também fomentar o intercâmbio de conhecimento. “Cada participante irá interpretar e expressar ao seu modo as influências da topografia montanhosa, o clima romântico e a riqueza do meio ambiente característico da serra”, explica Fernanda Kurebayashi, empresária de Gonçalves e membro do comitê-gestor do Festival.

Nesse sentido, os expositores são convidados a despertar a memória dos fazeres e ao mesmo tempo romper estereótipos e apresentar versões vegetarianas da culinária mineira. “Há a ideia de que a comida só é mineira quando tem carne e é pesada. Nessa edição do evento, propusemos o desafio de criar versões leves e aproximar o segmento vegetariano e vegano, normalmente esquecido e tratado com certa impaciência”, completa.

O evento visa também fomentar o intercâmbio de conhecimento e a troca de experiências – Foto: Divulgação

Comer, beber e aprender

Em um ambiente descontraído e informal, 21 estandes de expositores locais transformam a Praça dos Sabores em uma grande festa, que aproxima, abraça e acolhe ao redor da mesa, enquanto oferta uma enorme variedade de pratos, petiscos, lanches, sobremesas, quitutes, bebidas e produtos que privilegiam e resgatam a culinária rural.

Entre um intervalo e outro da comilança, a Casa dos Saberes, Espaço Cultural do evento, oferece uma intensa programação de atividades, entre pagas e gratuitas, que permite a vivência de experiências e conhecimentos, por meio de oficinas, palestras, workshops, degustações, cozinha-show, contação de histórias, fotografia, turismo, música, jardinagem, tanto na área de gastronomia quanto cultural, incluindo visitas a produtores locais.

Há ainda apresentações artísticas para todos os gostos. De manifestações culturais tipicamente brasileiras, como o maracatu, congada e os bucólicos e melodiosos desfiles de carro de boi aos shows musicais que contemplam a variedade de ritmos, da moda de viola e roda de viola (jamsession) ao MPB, sertanejo, voz e violão, forró e pop & rock.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image