HOME Matérias Aconteceu Gestão estratégica de custos é debatida no 14º Encontro da Hotelaria Mineira

Gestão estratégica de custos é debatida no 14º Encontro da Hotelaria Mineira

78
0
SHARE
Marco Tulio Quina

Direto de Governador Valadares – Esta palestra foi feita agora há pouco pelo Consultor Marco Tulio Quina que iniciou apresentando uma análise do mercado hoteleiro de 2012 a 2020. “Em 2012 houve a abertura de vários hotéis para atender a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Com isto houve uma oferta maior que a demanda. Em 2014 houve a primeira queda de fluxo de turismo interno/eventos. Em 2015 houve uma diminuição de receita bruta com o alto custo operacional em razão de custos e insumos. Neste ano e para 2017 está acontecendo uma estabilização de vendas e 2018 a 2020 haverá ajustes de mercado e estabilização de crescimento”, avaliou Quina.

Comportamento do mercado
Comportamento do mercado

Procedimentos

E quais fora os canais adotados pelos hotéis para se posicionar de forma competitiva frente a esta situação? Quina respondeu os procedimentos equivocados adotados: Difusão de canais de venda, como por exemplo, as OTA´s. (agencias de viagens on line); Corte de amenidades e serviços; reduzir o consumo de água e energia; diminuição do quadro de funcionários, mas isto resulta na qualidade do serviço prestado. E por último, a solução adotada por alguns hotéis foi o aumento das tarifas. Com isto pode trazer a conceituação que o hotel é caro. E como soluções, Quina destacou que é necessário um foco no mercado e gestão dos clientes, gestão estratégia de custos e despesas e na geração de receitas, controle de qualidade em produtos e serviços e aplicação sistemática dos processos de gestão e melhoria contínua.

A estratégia dos 8  P´s na hotelaria foram apresentados por Quina em sua palestra
A estratégia dos 8 P´s na hotelaria foram apresentados por Quina em sua palestra

E ele citou as gestão estratégica dos 8 P´s que a grande maioria das empresas utilizam como uma completa visão sistêmica, maior lucratividade, diferenciação no mercado, percepção de qualidade pelo mercado. “Existe um mantra em toda empresa que deseja ser competitiva baseada em quatro P´s e eles são: Produto, preço, prazo e promoção. Na hotelaria é necessário aprimorar tomando como base o próprio hotel, o cliente e o mercado. Em sua palestra Quina mostrou que é possível um hotel reduzir custos em todos os setores e ela pode chegar até a 22% em alguns casos.

A reportagem da Revista Hotéis se hospeda no hotel San Diego Governador Valadares para cobrir este evento. 

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image