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Gestão de pessoas é tema de debate na 3ª edição do Top Seller da RCI Brasil

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Aline Novetti da TC Brasil moderou este painel que contou com a participação de renomados profissionais

Direto de Aquiraz (CE) – Quem fez a moderação deste debate da grade de programação do segundo dia da 3ª edição do Top Seller foi Aline Novetti da TC Brasil que contou com a participação de Bename Pliacekos da empresa CLM, Marco Vargas da Conecta Consultoria, Fernanda Lima do Beach Park e Viviane Assunção da rede Mabu. A moderadora já colocou a questão para debater os atributos que um bom vendedor de time share deve ter. Marco Vargas disse que o recrutamento que sua empresa adota para recrutar um profissional é feito numa seleção rigorosa que dura 12 dias. Aspectos do candidato como honestidade, comprometimento e competitividade são avaliados. “O objetivo é evitar um grande turn over nas empresas e temos que acertar na contratação. Eu avalio muitas vezes como as pessoas podem estar alguns anos depois na empresa, pois muitas só querem o cargo e não comprometimento. Na contrapartida, a empresa também deve estar preparada para dar o suporte necessário para que este profissional cresça”, assegura Vargas.

Pliacekos destacou que na hora da contratação de um profissional é necessário ser deixado bem claro que o novo trabalho não é um bico, mas sim uma missão de comprometimento que o profissional deve ter para responder com os valores da companhia. “Este profissional dever estar motivado e focado para cumprir seus valores apresentados para a empresa. Existem alguns pilares que baliza a contração do candidato em que avaliamos o caráter, a moral, a disciplina e a ética. Se o candidato não tem atitude para cumprir estes quatro pilares, como ele irá cumprir com os valores da empresa? O impacto será no relacionamento com o cliente”, destacou Pliacekos.

Viviane Assunção revelou que o departamento de recursos humanos da rede Mabu tem uma preocupação muito grande na hora de contratar um profissional para trabalhar na área de vendas de time share. “O processo é bem criterioso para conhecer o perfil do profissional onde avaliamos a estrutura de sua personalidade, a experiência em empregos anteriores ou se ele vai conseguir desenvolver seu potencial frente a este novo desafio. O importante é buscar pessoas que possuem postura, atitude e que possam corresponder as nossos anseios”, revela Viviane.

Já Fernanda Lima disse que no Beach Park a seleção e o recrutamento do candidato antigamente era bem longa e avaliava a experiência do profissional baseada em suas viagens e se ele já havia morado no exterior. Com o tempo percebemos que não existiam tantos profissionais disponíveis no mercado para atender nossa necessidade e não adiantava tentar buscar um baita curriculum. Hoje nosso foco é treinamento. Preferimos buscar pessoas sem experiência no mercado para moldar dentro de nossa estrutura profissional. Nosso processo de recrutamento hoje dura apenas dois dias e os resultados são bem animadores”, explicou Fernanda.

Outras questões foram debatidas entre os painelistas como a aproximação entre o departamento de recursos humanos, comercial e de o marketing. Um bom vendedor tem que entender o negócio como se fosse dele e não somente um comissionado, pois assim existe um maior comprometimento. Reter os talentos e desenvolver dentro da estrutura organizacional da empresa também foi um tema também debatido assim como conviver com os egos dos profissionais.

A reportagem da Revista Hotéis viaja a Aquiraz (CE) a convite da RCI e se hospeda no Oceani Beach Park.

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