HOME Matérias Aconteceu Gentileza no Trabalho é tema de painel na 3ª Strategy Conference da...

Gentileza no Trabalho é tema de painel na 3ª Strategy Conference da HSMAI Brasil

20
0
SHARE
David Baker, Fundador da Revista britânica Wired e professor na School of Life - Foto: Raiza Santos

Foi encerrada há pouco a palestra “A arte da gentileza”, ministrada por David Baker, fundador da Revista Wired e professor na The School of Life na 3 ª Strategy Conference da HSMAI Brasil, no hotel Hilton São Paulo Morumbi. Baker centralizou seu discurso sobre o princípio da gentileza nas relações diárias das nossas vidas.

Baker falou sobre a zona de conforto que muitas vezes nos inserimos, e que impede o crescimento pessoal e profissional. “Estamos vivendo a vida que queremos viver? A forma que encaramos a vida é determinante. Ser gentil é uma forma de ser forte, mesmo o ser humano não sendo assim por natureza. A questão da centralização no capital acaba deixando isso para trás, bem como a globalização, que está mudando o mundo rapidamente. Precisamos pensar se este capitalismo ruim será ruim para o mercado de trabalho, onde as pessoas só pensam nisso”, afirma.

Segundo ele, todas as pessoas, incluindo os clientes dos serviços da hospitalidade, buscam exatamente a gentileza em suas relações. Em uma pesquisa britânica, mostrou que 49% dos trabalhadores se sentiam mais produtivos em um ambiente gentil. “Vamos celebrar o prazer na existência, e vamos fazer isso no nosso trabalho. Temos três ferramentas que nos ajudam são empatia, ou simpatia, que é a habilidade de se colocar no lugar do outro; Curiosidade, que nos ajuda descobrir o que podemos ajudar os outros a partir de suas dificuldades; e a última ferramenta é ouvir. Precisamos escutar de forma diferente, às vezes a pessoa tem uma ótima idéia para um novo negócio mas não consegue expressar”, explica.

Ao final, Baker propôs uma dinâmica em que uma pessoa conta algo rapidamente para a outra, enquanto a segunda pessoa deve apenas ouvir. Depois, ela deve recontar a história sem que a primeira pessoa interrompa. “Ouvir é um processo. E é incrível o que você pode conseguir e encontrar com isso, ouvir sem falar nada”, complementa. Outros aspectos importantes para a boa fluidez do trabalho segundo Baker é não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje, além de decidir quando fazer determinadas tarefas e delegar funções.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image