HOME Matérias Trade Frente Parlamentar de Turismo reivindica isenção de visto para turistas estrangeiros

Frente Parlamentar de Turismo reivindica isenção de visto para turistas estrangeiros

27
0
SHARE

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo no Congresso Nacional, Herculano Passos, participou recentemente de uma reunião com os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do Turismo, Henrique Eduardo Alves, para defender a retirada da exigência do visto para turistas estrangeiros.

De acordo com Passos, por conta do atual cenário econômico, a questão burocrática da solicitação do visto, poderia ser um empecilho ao se receber turistas estrangeiros. “Em tempos de dólar alto, quanto mais turistas estrangeiros recebermos, melhor. Os Estados Unidos é o maior emissor de turistas para o mundo e a exigência de visto para que os americanos entrem no Brasil acaba desestimulando a vinda de muitos para cá”, afirmou.

Por conta da realização dos Jogos Olímpicos, que ocorrerão no Rio de Janeiro (RJ), o Ministro do Turismo e o Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, apresentaram uma solicitação de liberação temporária da exigência do visto para americanos entrarem no Brasil no período de junho deste ano a dezembro do ano que vem. “O Brasil já se comprometeu a facilitar os vistos para atletas que participarão da competição e poderia estender também para os visitantes que virão assistir aos jogos”, sugeriu o secretário.

Outra alternativa que visa facilitar a entrada do turista estrangeiro no Brasil e que foi cogitada durante a reunião seria a emissão do visto de forma eletrônica. Conforme o Subsecretário Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, Bernardo Velloso, esta questão está bastante avançada e está discutindo neste momento como será o sistema de informação integrada entre o Itamaraty, a Polícia Federal e as companhias aéreas. “São bancos de dados muito sofisticados que precisam ser desenvolvidos para que se mantenha a segurança na fiscalização das nossas fronteiras”, salientou.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image