HOME Matérias Fórum Paranaense de Turismo Religioso celebra número de inscritos

Fórum Paranaense de Turismo Religioso celebra número de inscritos

Evento gratuito conta com palestras, painéis, mesas redondas e viagens técnicas

48
0
SHARE
A Rota do Rosário, considerada um case de sucesso do setor, é um roteiro de turismo religioso que integra diversos municípios do Paraná. Além dos atrativos religiosos, os peregrinos podem desfrutar das belezas dos prédios históricos, cachoeiras, ilhas, serras e mirantes presentes na rota - Foto: reprodução/RPC

A dez dias do Fórum Paranaense Religioso, que acontece nos dias 18 e 19 de outubro, em Curitiba (PR), os organizadores comemoram a proximidade da meta de reunir 200 profissionais. “Atualmente, o evento conta com 180 inscritos, e sabemos que muitas pessoas deixam para se inscrever em cima da hora”, diz Pedro Kempe, Presidente da Comissão Estadual de Turismo Religioso do Paraná, uma das organizadoras do Fórum.

O Fórum é uma ação idealizada pela Comissão Estadual de Turismo Religioso, que congrega a coordenação e participantes da Pastoral do Turismo da CNBB, Assintec, Fecomércio Paraná, Governo do Estado do Paraná e Cepatur, contando com o apoio de Sebrae Paraná, ABAV-PR, Curitiba Conventions & Visitors Bureau e ABEOC Brasil PR.

Entre os objetivos do evento estão: contribuir para qualificação do Turismo Religioso no Paraná, valorizando o patrimônio histórico-cultural e buscando incrementar o fluxo de visitantes e a economia local, regional e estadual. Segundo o Presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, “o Fórum tem o intuito de congregar os municípios e demais atores deste segmento, além de divulgar ações, potenciais e produtos, constituindo-se num importante instrumento para troca de experiências e conhecimentos”.

Para atingir essas metas, a programação conta com palestras sobre turismo inter-religioso no Paraná, a estruturação de destinos neste segmento especializado e turismo católico. Também estão programados painéis sobre cases de sucesso da Rota do Rosário, Lunardelli, Prudentópolis, Curitiba Católica e inter-religiosa, mostrando estratégias de eventos e promoção, além de uma mesa redonda, discutindo as iniciativas e oportunidades do turismo religioso. Ainda terão dois roteiros de visitas técnicas em Curitiba e uma viagem técnica para Prudentópolis, por adesão, no final de semana seguinte ao evento, nos dias 20 e 21 de outubro.

“Atualmente o Paraná possui 25% de seus atrativos no segmento do Turismo Religioso, com Santuários, totas e ícones que destacam a fé do povo paranaense. Fato que impulsiona as discussões sobre a temática, que ainda enfrenta muitos desafios, como a informalidade observada em alguns dos serviços prestados”, informou Pedro Kempe, Sócio-Diretor da DOMUS Viagens e Presidente da Comissão do Ano Estadual do Turismo Religioso.