HOME Matérias Aconteceu Fórum de Acessibilidade: Sinalização na Hotelaria é tema de palestra

Fórum de Acessibilidade: Sinalização na Hotelaria é tema de palestra

93
0
SHARE
Frederico Viebig, Diretor Geral da Arco Sinalização Ambiental

Para apresentar os principais aspectos relacionados a sinalização acessível para hotelaria, Frederico Viebig, Diretor Geral da Arco Sinalização Ambiental trouxe mais uma palestra para o Fórum ‘Prática da Acessibilidade na Hotelaria”, encontro promovido hoje (21) pela Revista Hotéis com o intuito de prover informações atualizadas sobre o Decreto-Lei que regulamenta o tema.

Viebig também é Coordenador do GT Sinalização da NBR 9050; Autor de “Sinalização em Acessibilidade” e Engenheiro de Produção Eletricista, com especializações diversas no Brasil e Exterior. Dados apresentados pelo palestrante mostram que 70% da população com mais de 75 anos de idade vai morrer por quedas, o que demonstra a importância da sinalização e adaptação tátil nos estabelecimentos.

O engenheiro Frederico Viebig apresentou soluções para sinalização adequada nos hotéis para pessoas com deficiências – Crédito: Renato Hazan

Segundo o palestrante, as revoluções que aconteceram ao longo do tempo na indústria e sociedade contribuíram para a criação do sistema de sinalização universal existente na atualidade. A Norma de Sinalização é compatível com a ISO, e tem classificações para cada tipo, seja sonora, visual ou tátil. “A informação pode ser apresentada como visual e auditiva, não precisa mais ser visual e tátil. Escadas e degraus também devem levar sinalização; áreas de resgate e estacionamento devem ser bem sinalizadas, assim como os sanitários”, destacou o especialista.

Recentemente, o Brasil participou de uma pesquisa com outros 168 países para identificar produtos assistivos prioritários, que colocou a sinalização em primeiro lugar. “Quanto menos piso você tiver, melhor é o seu projeto. Há muitas sinalizações mal feitas, feias e que ainda não auxiliam a pessoa com deficiência”, pontuou Viebig.

LoRa para sinalização

De acordo com Viebig, a aplicação das normas da ANVISA de sinalização acontece em paralelo às legislações dispostas no Decreto-Lei, com exigências similares ou iguais para adaptação. Entre hotéis e pousadas, a diferença de tipologia da sinalização é a quantidade de equipamentos. A tecnologia Arco LoRa também pode ser aplicada para sinalização, gerando economia financeira para o hoteleiro ou investidor.

Em uma simulação da aplicação da sinalização padrão em um hotel com cinco pavimentos e 20 quartos por andar, o preço estimado de investimento sem infraestrutura giraria em torno de R$ 45 mil. Este valor, com amortização adequada, custaria R$ 2,08 ao ano por diária para pagá-lo.

Já a tecnologia ArcoVoice consiste na sinalização sonora, essencial para pessoas com deficiência visual. Em breve, será lançado o Arco Light um dispositivo de sinalização para pessoas surdas, que estimulam os sentidos da audição. “Procuramos ter o mundo para todos”, finalizou o engenheiro.

Escrito por Raiza O. Santos