HOME Matérias Mercado FOHB avalia aprovação do texto-base do Plano Brasil Maior

FOHB avalia aprovação do texto-base do Plano Brasil Maior

4
0
SHARE

Aprovado no dia 16 de julho, pela Câmara dos Deputados, o texto-base do Plano Brasil Maior, que apresenta diversas medidas de estímulo à economia, entre elas, a desoneração da folha de pagamento para 15 setores da indústria, incluindo o turismo, é um dos principais projetos de incremento à indústria hoteleira brasileira.

 

O Presidente do  FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, Roberto Rotter (foto), associação que movimenta cerca de 60% do faturamento do segmento corporativo da hotelaria nacional com 24 redes nacionais e internacionais, diz que tal projeto, apesar de conter algumas ressalvas importantes, refletirá diretamente no aumento da competitividade e será fundamental para incrementar o fluxo turístico brasileiro. “Há meses estávamos em contato com o governo federal em conjunto com outras associações como a ABIH, FBHA e Resorts Brasil discutindo pleitos comuns que visam, sobretudo, o desenvolvimento do setor como um todo para os próximos anos.

 

A aprovação do texto-base, mesmo sem atender a todas as necessidades, indica um sinal positivo, pois o Poder Público está começando a pensar mais na hotelaria”, reforçou o executivo.
De acordo com o projeto, a contribuição patronal ao INSS, de 20%, será substituída pela alíquota de 2% sobre o faturamento dos hotéis. Com esse novo cenário, alguns empreendimentos hoteleiros, principalmente os de categoria econômica e supereconômica, não serão beneficiados pela medida. “São hotéis que possuem um modelo de negócio diferenciado e uma estrutura de serviços reduzida, e por conta disso, o impacto final não será positivo. Esse segmento de mercado cresceu muito nos últimos anos e crescerá ainda mais nos próximos, mais de 50% dos novos projetos no Brasil estão voltados para essas categorias”, completou Rotter.   

 

Para acompanhar de perto o desenvolvimento desse processo será formada uma comissão entre todos os setores da economia envolvidos. O grupo de trabalho será responsável por sugerir melhorias e aperfeiçoamentos para as próximas edições do programa e discutirá as alternativas para a adequação da medida aos diferentes perfis de hotéis presentes no País.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image