HOME Matérias Aconteceu Festuris 2016 superou expectativas

Festuris 2016 superou expectativas

131
0
SHARE
Marta Rossi no centro da foto ladeado por Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello, Diretores do Festuris

Direto de Gramado (RS) – Numa concorrida coletiva de imprensa que aconteceu agora há pouco foram revelados os números da 28ª edição do Festuris – Festival de Turismo de Gramado. Participaram da coletiva Marta e Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello, que organizam o Festuris, João Machado, Presidente da ABAV/RS – Associação Brasileira das Agências de Viagens, o Professor Max que coordena o laboratório do curso de turismo da Facart e a Secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volpi. Os números ainda não estão consolidados, pois a feira só termina as 20h00, mas dados preliminares apontam que esta edição superou as expectativas. “O Festuris supera a cada ano a edição anterior e neste ano não foi diferente. Percebemos isto expressado nos rostos dos visitantes e expositores e no movimento contínuo nos corredores. Isto nos dá força para começar o planejamento da 29ª edição do Festuris que acontecerá nos dias 9 a 12 de novembro de 2017 e estamos determinados a superar nossas expectativas”, assegura Eduardo Zorzanello, Diretor da Feira.

Eduardo Zorzanello: "O Festuris supera a cada ano a edição anterior e neste ano não foi diferente".
Eduardo Zorzanello: “O Festuris supera a cada ano a edição anterior e neste ano não foi diferente”.

Segundo ele, cada vez mais o Festuris se internacionaliza e atrai novos países e destinos. “Neste ano de dificuldades em relação ao quadro político e econômico, conseguimos grandes conquistas, graças às diversas viagens que tivemos que fazer para promover o evento e trazer caravanas de países como Peru, Chile e Estados Unidos. Uma grande inovação neste ano e que nos surpreendeu, foi o Espaço Luxury que vamos renovar e duplicar para o ano que vem”, revela Zorzanello.

Marcus Rossi: “Conseguimos identificar que do público visitante, 8031 foram compradores com alto poder de decisão e compras"
Marcus Rossi: “Conseguimos identificar que do público visitante, 8031 foram compradores com alto poder de decisão e compras”

Público qualificado

Para o outro diretor do Festuris, Marcus Rossi, este ano foi feita uma parceria com a Faculdade Facart de Itaquara (RS) que tabulou alguns números do evento e que foram revelados pelo Professor Max que coordena o laboratório do curso de turismo. “Conseguimos identificar que do público visitante, 8031 foram compradores com alto poder de decisão e compras e houve 1350 agendamentos de contatos. O perfil do expositor e gestor é o jovem executivo de 25 a 35 anos, sendo 63% deles formados por mulheres. A maior presença dos expositores são agentes e operadores de viagens com 17%, seguido por profissionais dos meios de hospedagem e de agentes de eventos e destinos”, revelou o Professor Max.

Segundo ele, o Luxury foi o espaço mais visitado do Festuris, o que surpreendeu, pois é a primeira vez que se monta este espaço. Em relação a projeções de negócios, os números impressionam. “Projetamos em 2015 negócios estimados em torno de R$ 208 milhões e neste ano os negócio futuros deverão chegar aos R$ 253 milhões, o que representa um acréscimo de 18%”, assegurou Max.

O expositor Rapahel no centro da foto recebendo o troféu de Embaixador do Festuris por ter conseguido atrair vários parceiros para o evento
O expositor Raphael Crisostomo no centro da foto recebendo o troféu de Embaixador do Festuris por ter conseguido atrair vários parceiros para o evento

Para a Secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volpi, esta edição do Festuris encerra com chave de ouro a gestão de 16 anos do grupo político que estava a frente da prefeitura de Gramado e elogiou o evento no fomento do turismo da cidade serrana. “Gramado tem apenas 35 mil habitantes, mas é um destino consolidado no Brasil inteiro e cerca de 83% do orçamento é advindo do turismo. O Festuris é uma das alavancas para fomentar o turismo em nossa cidade e consegue trazer várias autoridades e representantes do trade nacional e internacional. Espero que o poder público federal continue incentivando este evento que é o maior gerador de oportunidades para o trade no Brasil”, destacou Rosa Helena.

Para João Machado, Presidente da ABAV/RS – Associação Brasileira das Agências de Viagens, o Festuris é uma grande alavanca para fomentar bons negócios. “Com isto aumenta as vendas das agências de viagens para superar um ano difícil que estamos vivendo”.

A reportagem da Revista Hotéis viaja a Gramado a convite da Festuris para cobrir o evento e se hospeda no hotel Laguetto Gramado.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image