TradeÚltimas Notícias

Festival de Turismo Ouro Preto já recebeu R$ 1,4 mi de investimentos

A cidade mineira de Ouro Preto irá receber entre 15 e 17 de outubro, a primeira edição do Festival de Turismo de Ouro Preto. O evento está sendo promovido pela ABAV/MG – Associação Brasileira das Agências de Viagens e pela Fire Assessoria de Eventos e vai acontecer no Centro de Convenções da UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto. A feira tem o apoio governamental da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, do Sistema Fecomercio MG, Sesc e Senac.

Já foram investidos em torno de R$ 1,4 milhão para a realização do festival, quantia dividida entre entre o poder público e os promotores do evento. A programação para os três dias inclui uma feira com 70 expositores, apresentando opções de roteiros e circuitos nacionais e internacionais, congressos, seminários e workshops. A expectativa é de que Ouro Preto receba dois mil profissionais do segmento por dia.

De acordo com Alexandre Araújo, diretor da Fire Eventos, Alexandre Araújo, o Festival de Turismo de Ouro Preto irá promover possibilidades de negócios, se tornando referência nacional em evento de turismo. Para isso, o evento reunirá importantes profissionais de turismo de diversos estados do país para conhecer a cidade e fechar novas parcerias com o trade local. “O evento também tem o intuito de qualificar os profissionais que atuam no mercado, já que, paralelamente às feiras de negócios, serão realizados congressos, seminários e workshops. O encontro será uma oportunidade para os profissionais discutirem as novidades e as possibilidades de fomentar o mercado no país”, explica.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) de Minas Gerais, Antonio da Matta, o Festival promoverá a cidade histórica como um ponto turístico de grande relevância para o Brasil. “Ouro Preto apresenta um patrimônio arquitetônico e artístico singular e, por isso, foi eleita pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. A cidade é tombada nacionalmente para amparar as tradições culturais e manter vivos os fatos históricos do Brasil. Nada mais adequado que contar com um turismo qualificado e ganhar mais destaque no cenário nacional e internacional”, conta.

O Secretário de Turismo de Ouro Preto, Felipe Vecchia, ressalta que a cidade recebe cerca de 30 mil pessoas por mês e, hoje, conta com cinco mil leitos. Por isso, o Festival representa um grande ganho para Ouro Preto, que tem um trade de turismo amplo. Vecchia pontua que o evento movimentará a economia da cidade, representando lucro para hotéis, restaurantes, comércio e mão de obra local. “A expectativa é de que o Festival movimente e aqueça a economia local. Esperamos também que o encontro seja realizado anualmente e entre para o calendário cultural e turístico da cidade que, atualmente, conta com 430 eventos por ano”, pontua.

Publicidade
Fispal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA