HOME Matérias Aconteceu Festival de Turismo inicia em Gramado (RS)

Festival de Turismo inicia em Gramado (RS)

112
0
SHARE
A abertura do Festuris 2016 foi bastante prestigiado

Várias autoridades e representantes de entidades ligadas ao trade estiveram prestigiando a abertura do evento que aconteceu no Palácio dos Festivais

Direto de Gramado (RS) – Terminou agora há pouco a solenidade de abertura da 28ª edição do Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo. O auditório do Palácio dos Festivais, no centro da cidade ficou com capacidade máxima para receber vários convidados e entre eles, estavam autoridades públicas como: o Ministro do Turismo, Marx Beltrão, o Presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, o Secretário do Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Victor Hugo Alves da Silva, o Prefeito interino de Gramado, Luis Antônio Barbacovi, assim como vários deputados estaduais e federais,  secretários municipais e prefeitos de cidades da Região. Entre os representantes de entidades, estavam: Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Abdon Barreto, Presidente da ABIH/RS – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Sul, Edmar Bull, Presidente da ABAV Nacional – Associação Brasileira de Agências Viagens, entre outros. A cerimônia contou com a apresentação artística assinada pela cidade de Santa Maria em parceria com a Academia de Danças Neusa Martinotto.

gorgonio
O jornalista Gorgonio Loureiro, representante do jornal Brasil Turis foi um dos agraciados pelo Trofeu Amigo do Festuris

Antes de iniciar os discursos, foi entregue o Troféu Amigos do Festuris onde foram contemplados vários profissionais. Em seguida, Marta Rossi, Diretora da Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos, a promotora da Feituris iniciou os discursos. Ela destacou a importante chancela recebida da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo que é a patrocinadora máster deste evento. “Esta entidade promove ações importantes e contundentes para fomentar o turismo nacional. Graças a CNC, as demais entidades parceiras, patrocinadores e expositores é que chegamos a 28ª edição do Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo como a mais eficiente e eficaz feira de negócios de turismo da América do Sul. Isto é o que demonstra as pesquisas de mercado e a satisfação de nossos expositores. O desafio de fazer uma feira desta não é fácil, ainda mas no atual momento político econômico que vive o País. Mais superamos as adversidades, pois sabemos implantar conceitos, conteúdo e negócios no evento que cada ano cresce ainda mais o número de expositores. Estamos convictos do sucesso de mais uma edição deste evento, que é uma grande alavanca do trade”, destacou Marta Rossi.

marta-rossi
Marta Rossi: “Precisamos destravar algumas amarras desta atividade tão promissora como é o turismo para alavancar a economia brasileira”

Atividade promissora

Ela se diz bem otimista para a atividade promissora do turismo brasileiro em 2017 e citou a isenção de vistos para os turistas norte-americanos, canadenses, japoneses e australianos como uma grande conquista a uma velha reivindicação do setor. “Com os planos e ações que o Ministro Max Beltrão pretende implantar no turismo brasileiro, certamente nosso setor ficará muito fortalecido. Precisamos destravar algumas amarras desta atividade tão promissora para alavancar a economia brasileira. Nós da iniciativa privada estamos fazendo nosso papel e precisamos andar junto com os governantes em prol do bem comum”, conclui Marta que foi bem ovacionada em seu discurso.

victor-hugo-alves-da-silva
Victor Hugo: “Temos muito o que aprender com o Festuris”

O Secretário Victor Hugo elogiou o trabalho que Marta Rossi faz pelo turismo, não só de Gramado, mas pelo Brasil ao realizar um evento de tamanha envergadura. “O Festuris é um exemplo de evento a ser copiado, pois conjuga cultura e turismo que são alicerces fundamentais em Gramado”. O Prefeito interino de Gramado, Luis Antônio Barbacovi, também elogiou o empreendedorismo de Marta Rossi e destacou o turismo como a indústria da paz que faz os sonhos se transformar em realidade. “Hoje temos cerca de 60% de nossas receitas oriundas do turismo, por isto procuramos criar infraestrutura necessária para alicerçar ainda mais esta importante indústria e andamos sempre ao lado da iniciativa privada”, ressaltou Barbacovi que ao finalizar o discurso, pediu apoio ao Ministro Beltrão para a construção de um aeroporto na região para alavancar ainda mais o turismo.

luis-antonio-barbacovi
Luis Carlos Barbacovi: ““Hoje temos cerca de 60% das receitas de Gramado são oriundas do turismo”

Alavanca econômica

E finalizando os discursos, o Ministro Max Beltrão disse que o Festuris é o primeiro grande evento que ele participa no setor, tendo em vista que está no cargo há cerca de um mês. “Estou me familiarizando ainda com o setor e para isto, promovendo várias reuniões com as entidades e representantes para ouvir seus anseios e aspirações e assim procurar soluções. Tenho carta branca do Presidente Michel Temer para implantar as medidas para alavancar o turismo no Brasil. Já conseguimos alguns avanços, como a liberação dos vistos de norte-americanos, canadenses, japoneses e australianos, mas temos muito ainda que crescer. Estou convicto que o turismo pode ser uma grande alavanca para combater o desemprego que atinge 12 milhões de pessoas no Brasil. Em Gramado tenho muito que aprender sobre turismo e replicar pelo Brasil modelos como a grade curricular nas escolas do curso de turismo”, confessou Beltrão.

max-beltrao
Max Beltrao: “Já conseguimos alguns avanços, como a liberação dos vistos de norte-americanos, canadenses, japoneses e australianos, mas temos muito ainda que crescer”

O aumento das verbas a Embratur para promover o Brasil no exterior também foram ressaltadas por Beltrão como uma de suas prioridades e antes de encerrar o discurso ele lembrou que tem três grandes recordações de Gramado. “Foi a cidade escolhida para passar a minha lua de mel, onde pela primeira vez passei o natal longe de minha família e onde fiquei tonto três vezes num mesmo dia ao visitar várias vinícolas da região”, concluiu Beltrão.

O Festuris é considerada pelo trade a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina, sendo a segunda maior em tamanho. Ocupará 22 mil m2, no Serra Park em Gramado, reunindo 2500 marcas expostas em mais de 400 estandes para um público de mais de 14 mil profissionais vindos de todos os continentes. Nesta edição a feira estará dividida em espaços como LGBT, Acessibilidade, Luxury (novidade 2016), Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta).

A reportagem da Revista Hotéis viaja a Gramado a convite da Festuris para cobrir o evento e se hospeda no hotel Laguetto Gramado.

Confira mais alguns momentos desta abertura.

Da esquerda a direita da foto, Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA, Abdon Barreto, Presidente da ABIH /RS e Tarcísio Gargioni, Vice-presidente da Avianca
Da esquerda a direita da foto, Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA, Abdon Barreto, Presidente da ABIH /RS e Tarcísio Gargioni, Vice-presidente da Avianca
Vários empresários, autoridades e representantes de entidades ligadas ao trade estiveram prestigiando a abertura do Festuris 2016
Vários empresários, autoridades e representantes de entidades ligadas ao trade estiveram prestigiando a abertura do Festuris 2016
Cerca de 500 convidados estiveram prestigiando a abertura do Festuris 2016
Cerca de 500 convidados estiveram prestigiando a abertura do Festuris 2016
A cultura gaúcha foi retratada no evento
A cultura gaúcha foi retratada no evento
E evento no Rio Grande do Sul não poderia falar o Hino do Estado
E evento no Rio Grande do Sul não poderia falar o Hino do Estado
SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image