HOME Matérias Gastronomia Festival de Gastronomia Tiradentes (MG) terá mais de 200 atrações

Festival de Gastronomia Tiradentes (MG) terá mais de 200 atrações

Principal atração turística de Tiradentes terá a presença de chefs como Onildo Rocha (PB), Wanderson Medeiros (AL), Morena Leite (SP), Léo Paixão (MG) e Carlos Kristensen (RS)

145
0
SHARE
Projeto Fartura realizado em Porto Alegre este ano

Entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro, a cidade mineira de Tiradentes recebe a 19ª edição do Festival Cultura e Gastronomia. O evento, que faz parte do projeto Fartura, marca o calendário da cidade e reuniu aproximadamente 40 mil pessoas em 2015. Neste ano, haverá cerca de 200 atrações gastronômicas. Elas se dividem entre Jantares, Restaurantes na Praça, Cozinhas ao vivo, Aulas teóricas, interativas e degustações, além de eventos especiais e tour gastronômico que envolve os principais restaurantes de Tiradentes.

Os jantares são algumas das atrações mais tradicionais do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, unem chefs do país inteiro, com menus requintados e experiência única. Estarão à frente dos jantares realizados pelo festival os chefs Onildo Rocha, do Roccia Cozinha Contemporânea, de João Pessoa (PB), os mineiros Flávio Trombino do Xapuri (Belo Horizonte, MG) e Fred Trindade, do Trindade, também de Belo Horizonte (MG), e Paulo Machado, do Instituto Paulo Machado (Campo Grande, MS), que se unem ao chef Rodolfo Mayer no restaurante Angatu.

A Chef Morena Leite é uma das atrações do Festival Gastronômico de Tiradentes (MG) - Foto: Ricardo Prato
A Chef Morena Leite é uma das atrações do Festival Gastronômico de Tiradentes (MG) – Foto: Ricardo Prato

No restaurante Pacco & Bacco, o chef Rafael Pires recebe Morena Leite, do restaurante Capim Santo (SP), Carlos Kristensen, que atualmente está à frente do Hashi Art Cousine (RS), Joca Pontes, de Ponte Nova (Recife, PE) e Alberto Landgraf, ex Epice, e que se prepara para abrir seu novo restaurante, agora no Rio de Janeiro.

Espaço Aulas Senac, Pousada Escola Senac e Espaço Interativo Senac: Chefs e profissionais da gastronomia vão ministrar tanto aulas teóricas como práticas, além de promover degustações para o público. Os espaços reunirão palestrantes que darão aulas gratuitas sobre os sabores brasileiros, como João Barreto, do Casa de Cumpade (Campina Grande, PB), falando sobre a Comida Sertaneja; Fabio Moreira, do Fabio Moreira Agente de Cozinheiros (São Paulo, SP), comentando o que faz um agente de cozinheiros, e Luiz Américo Camargo (São Paulo, SP), que ensina como fazer pães em casa.

Cozinha ao vivo

O público poderá acompanhar bem de perto a elaboração de receitas preparadas por grandes chefs. Estarão no Cozinha ao Vivo Rodrigo Zarife, do Ro.ZA Bistrô (Belo Horizonte, MG), que fará uma Paella de frutos do mar; Iara Rodrigues, do Quitand’arte (Belo Horizonte, MG), preparando um Doce no tacho; Alysson Muller, do Restaurante Rosso (Florianópolis, SC), que levará para o Largo do Chef um Arroz de Polvo, Mario Portella, de Juiz de Fora (MG) e seu Costelão, e Wanderson Medeiros, que neste espaço cozinha um Arroz cremoso de frutos do mar.

Cozinha ao vivo na edição paulista do projeto Fartura
Cozinha ao vivo na edição paulista do projeto Fartura
SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image