HOME Matérias Gastronomia Festival ‘Café Cachaça e Chorinho’ ocorrerá no Vale do Café

Festival ‘Café Cachaça e Chorinho’ ocorrerá no Vale do Café

186
0
SHARE
O público contará com um programação repleta de música (Foto: Igor Alecsander)

O Vale do Café, região que abriga as cidades fluminenses de Barra do Piraí, Piraí, Vassouras, Valença e Rio das Flores, irá receber entre os dias 21 de abril 1º de maio, a 13ª edição do festival Café Cachaça e Chorinho. Diversos empreendimentos certificados pelo projeto do Sebrae Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial marcarão presença no evento.

O festival tem o foco de apresentar a diversidade das culturas originárias do ciclo do café, que envolve os interiores dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Entre as atividades estão roteiros históricos pelas fazendas, saraus que revisitam a história do século XIX, além de degustação de cachaça e gastronomia inspirada na época.

Em Rio das Flores, o público poderá acompanhar diversas atividades gratuitas no dia 22, com programação de reabertura da Casa de Cultura, prédio histórico de 1896, recém restaurado. Shows, palestras e exposição iniciam no local a partir das 17h30, onde também funciona sala com memorial a Santos Dumont, pai da aviação, que foi batizado no município.  No mesmo dia, às 14h, a Associação de Artesãos Florart, no distrito de Manoel Duarte, oferece oficina de bordado gratuita ministrada pelas artesãs locais.

Inauguração Casa de Cultura de Rio das Flores
Inauguração Casa de Cultura de Rio das Flores

O hotel Fazenda União, que funciona em um casarão histórico irá realizar no dia 22 de abril o sarau “Da Senzala a Casa Grande”, com apresentação de jongo e capoeira e jantar à luz de velas. No dia seguinte, sábado, às 11h30, os presentes serão guiados por Dona Luisinha, personagem histórica que faz visita à casa sede, seguida de feijoada assinada pelo chef Leandro Monteiro.

A Fazenda do Paraízo, também de Rio das Flores, irá promover uma recepção com guia vestida à caráter fazendo visita pela casa sede e área do antigo beneficiamento de café nos dias 22 de abril, sexta-feira, às 10h30 e 15h00; e 23 de abril, sábado, às 15h00.

A Fazenda Ponte Alta, localizada em Barra do Piraí, promoverá no dia 22 o “Sarau do Gegê”. O sarau é um dos poucos ambientados no século XX, inspirado no ex-presidente Getúlio Vargas, que costumava hospedar-se na fazenda e culmina em almoço com tradicional feijoada.

Mara Palace Hotel, Vassouras RJ (Café, Cachaça e Chorinho 2013)
Mara Palace Hotel, Vassouras RJ (Café, Cachaça e Chorinho 2013)

A Fazenda Alliança, também em Barra do Piraí, receberá o público com um passeio pela antiga engenharia de lavagem, terreiros e tulha de café. Os hóspedes também poderão ir até a sua horta orgânica certificada, que funciona em sistema “colhe e pague”.

O Hotel e Restaurante Casa do Manequinho, em Piraí, que tem a chef Ana Paula Hack a frente de sua cozinha, apostará na gastronomia nesse evento. A chef irá servir um escalopinho de mignon flambado na cachaça ao molho de café entre os dias 21 e 24 de abril, na hora do almoço e do jantar.

Na última semana  as atrações acontecem em Rio das Flores e Vassouras. Dia 28 de abril, quinta-feira, às 20h, a Fazenda União, em Rio das Flores, promove a Roda de Samba com Aroma de Café, evento aberto aos visitantes com jantar e sobremesas  de café, degustação de cachaça e apresentação de música ao vivo. No dia 29 de abril, sexta-feira, a partir das 13h, o Mara Palace Hotel, em Vassouras, realiza sua feijoada com apresentação ao vivo do grupo Caindo no Choro.

Cappuccino do Mara Palace Hotel (Foto Igor Alecsander)
Cappuccino do Mara Palace Hotel (Foto Igor Alecsander)

Hotel Fazenda Florença realiza o “Café, Cachaça e Serenata”
Em paralelo ao ‘Café Cachaça e Chorinho’, o hotel Fazenda Florença, localizado em Valença, irá realizar de 21 a 23 de abril, mais uma edição do “Café, Cachaça e Serenata”, evento conhecido pelo público da região por conta de suas românticas e tradicionais serenatas. O evento terá atividades como exposições de produtos artesanais, degustação de cachaça, café, licores e doces, além de muita música com os principais seresteiros da região.

Feijoada FlorençaNo Hotel Fazenda Florença, será servida a tradicional feijoada com degustação de cachaça regional, ocorrerão visitas guiadas pelo casarão histórico do século XIX e apresentação do Sarau Teatral, Histórico e Musical, com músicas de Ernesto de Nazareth e Chiquinha Gonzaga.

Sarau D Pedro II - Hotel Fazenda Florença
Sarau D Pedro II – Hotel Fazenda Florença
SHARE