HOME Matérias Trade Festa do Marmelo será realizada nesse mês em Delfim Moreira (MG)

Festa do Marmelo será realizada nesse mês em Delfim Moreira (MG)

196
0
SHARE
Na foto o prefeito de Delfim Moreira, Fernando Coura (Fotos: Divulgação)

Acontece entre os dias 21 e 24 de abril, em Delfim Moreira (MG), a segunda edição da Festa do Marmelo, que nesse ano tem como atração um festival gastronômico. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e do Departamento de Turismo e acontecerá no Parque de Exposições (antiga fábrica da Cica).

O público poderá conferir de perto o concurso gastronômico com pratos elaborados com produtos locais, seja o marmelo ou outras especiarias da região como pinhão, queijos e truta. Participarão desta atividade proprietários de restaurantes, bares e similares com pratos salgados e donas de casa com sobremesas, doces e quitandas.

Cidade de Delfim Moreira (MG)
Cidade de Delfim Moreira (MG)

Na opinião do prefeito da cidade, Fernando Coura, a Sopa de Marmelo pode ser considerada a ‘estrela’ da festa. A receita será elaborada ao vivo e distribuída gratuitamente durante os quatro dias do evento. “É uma das ações que fazemos para promover a salvaguardar a sopa que é um patrimônio cultural imaterial da cidade. É também um momento de relembrar da época da abundância da fruta, das fábricas, da sopa”, declarou ele. Os visitantes terão ainda a marmelada artesanal para degustar.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Edméia Alkmin, uma das mentoras para a documentação do estudo da Sopa, enfatiza a importância deste bem imaterial: “A Sopa representa costumes e tradições experimentados entre diversos habitantes ao longo do tempo, apresentando-se como um significativo elo entre o presente e o passado da cidade e a Festa revitaliza a prática deste hábito alimentar que faz parte da história local e ajuda construir identidades individuais e coletivas”.

Haverá equipe do Senac Móvel com oficinas culinárias; aula show com professores da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), de Pouso Alegre; shows com bandas e artistas regionais todas as noites mais as feiras de artesanato.

Confira o texto original da Sopa de Marmelo:

  • sopa de marmeloFerve-se 01 a 03 litros de água com açúcar (03 colheres de sopa);
  • Lavam-se 6 a 7 marmelos maduros (até sair os pequenos pelos que cobrem sua superfície) para depois descascá-los;
  • As frutas devem ser cortadas ao meio para retirar a semente, em seguida devem ser picadas;
  • Enquanto todos os marmelos são repartidos, os pedaços precisam ser armazenados em uma bacia com água levemente salobra para que não fiquem escurecidos;
  • As frutas picadas devem ser novamente lavadas antes de serem jogadas ao tacho de água fervente;
  • Quando a água assumir a característica de um caldo (ralo), mistura-se a farinha de milho (a gosto) para se chegar à consistência de um mingau;
  • Acrescenta-se açúcar a gosto;
  • Ao atingir o ponto, desliga-se o fogo;
  • Pica-se uma porção de queijo curado (a gosto) para forrar o prato individual – o queijo também pode ser despejado na travessa, mas nesse caso deve-se tampá-la por alguns minutos;
  • Por fim, o quitute é servido com pitadas de canela ou cravo da índia.
SHARE