HOME Matérias Responsabilidade socioambiental Fernando de Noronha (PE) recebe doação de bikes e bicicletários

Fernando de Noronha (PE) recebe doação de bikes e bicicletários

Iniciativa do Governo Estadual de PE tem o objetivo de melhorar a mobilidade local e reduzir a emissão de CO2 no arquipélago

47
0
SHARE
Bicicletas foram doadas pelo Itaú para uso dos moradores e turistas do arquipélago. (Crédito: Enio Paipa

Fernando de Noronha, em Pernambuco, acaba de receber uma doação do banco Itaú de dois bicicletários, construídos com materiais sustentáveis, como a madeira plástica, e suas primeiras dez bikes compartilhadas. A ideia é que seja implantado um piloto com um novo modelo de compartilhamento que contemple turistas e moradores. O controle de acesso e retirada das bicicletas é totalmente livre.

Ao final da primeira etapa, que deve acontecer até dezembro, a expectativa é que mais 18 estações e 95 bicicletas adaptadas para as condições locais sejam entregues pelo banco. A ação tem o objetivo de reduzir a emissão de CO2 no arquipélago, com o estímulo ao uso de meios de transporte não motorizados. Além disso, o banco doará também a sinalização das trilhas de bicicletas que já existem na ilha.

Outra novidade é que, até o final do ano, centenas de bikes infantis serão distribuídas gratuitamente a todas as crianças da ilha que estejam frequentando a escola. Esta iniciativa busca conscientizar os pequenos desde cedo sobre questões ambientais e a importância da bicicleta como um modal alternativo e sustentável de transporte. Os responsáveis interessados poderão se inscrever na própria administração de Noronha.

De acordo com Luciana Nicola, Superintendente de Relações Governamentais e Institucionais da instituição, “o Itaú acredita na bike como uma solução sustentável de mobilidade e por isso investimos em iniciativas como essa. O grande diferencial do plano de mobilidade pela bicicleta de Noronha é que ele envolve toda a comunidade, crianças e turistas nessa mudança coletiva. As bikes podem atender a população local e os frequentadores do arquipélago durante seus deslocamentos e passeios”.

Totalmente gratuito para moradores e turistas, o plano de mobilidade pela bicicleta de Fernando de Noronha conta com uma curiosidade especial: cada estação leva o nome de personalidades importantes das ilhas, com um breve resumo de sua história. Durante a festa de inauguração aberta para os moradores, a turma do Bike Anjo fez ações de conscientização, entre elas uma oficina ensinando a andar de bike. Cartilhas bilíngues também foram distribuídas para motoristas e ciclistas, dando dicas de como pedalar e dirigir com segurança, respeitando os bikers.

Outras ações focadas em mobilidade promovidas pelo Governo do Estado com apoio do Itaú incluem um curso de capacitação para 240 pessoas que será realizado entre 4 e 6 de novembro, focado em motoristas de ônibus públicos e receptivos, taxistas, operadores de mergulho, guias de turismo e órgãos institucionais.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image