Fazenda Fonte Limpa (MG) restaura empório

Fazenda Fonte Limpa (MG) restaura empório

37
0
SHARE
Fazenda Fonte Limpa, Santana dos Montes (MG)

Tombada desde 1998 pelo IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais em Santana dos Montes, a 130 km de Belo Horizonte, a Fazenda Fonte Limpa acaba de completar a restauração histórica do complexo original de 1742. Uma das novidades é a reforma do Empório Fonte Limpa.

Segundo Bruno Nogueira, proprietário da Fazenda, o novo Empório servirá como o Centro do Artesanato Regional, que apesar de riquíssimo, ainda aguardava a oportunidade de ser devidamente apresentado ao público. “É lá também que os hóspedes e visitantes terão a oportunidade de levar pra casa os produtos feitos na fazenda, como queijos, doces e geleias, algo que sempre foi uma demanda na Fonte Limpa”, afirma Nogueira.

O principal objetivo dessa restauração, como ele explica, é o de dar visibilidade para a cultura do Estado e da vida no campo. “Criamos uma plataforma para o artesanato e para os produtos típicos da nossa terra, todos feitos da maneira tradicional e sem conservantes. Este tipo de ação vai de total encontro com o que sempre foi o propósito da Fonte Limpa: preservar nossas raízes”, comenta o proprietário.

Trofeu 1

Os tradicionais queijo minas, o doce de leite e as geleias de diversos sabores (jabuticaba, maracujá e laranja com limão capeta, por exemplo) estarão à disposição dos hóspedes e visitantes no Empório. De acordo com a linha de pensamento ‘fontelimpense’, os meios de hospedagem podem e devem funcionar como propagadores das culturas locais, com o objetivo de preservar, resgatar e divulgar as regionalidades.

Em 2013, a finalização do restauro do complexo se deu com o fechamento do quadrilátero setecentista da sede. Ele passou, assim, a ter sua configuração original, com quatro construções fechando o quadrado e um largo gramado central.  Agora em 2016, após a contribuição da arquiteta Ana Carolina Ferreira, a construção de portas e janelas de cantaria passa a ser um lugar dedicado a cultura, onde acontecerão exposições de artistas locais e os turistas poderão ter contato com o que é produzido na região.

Trofeu 1
SHARE