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Faitec Tecnologia realiza Encontro sobre soluções de segurança de dados em Cloud

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À esquerda, Otto Pohlmann, Diretor Executivo da Centric System e Fábio Santana, CEO da Faitec

Na manhã desta sexta-feira (17), a Faitec Tecnologia realizou junto à Centric System o 1º Encontro Faitec Cloud no Hotel Trianon, situado na região da Avenida Paulista. O evento reuniu diversos gestores da área de TI para abordar segurança de dados, Cloud Computing e Banco de Dados e contou com a presença de Otto Pohlmann, Diretor Executivo da Centric System.

Segundo Fabio Santana, CEO da Faitec, mesmo com a situação econômica do País desfavorável no último ano, a empresa fundada em 2002 cresceu e convergeu produtos junto aos parceiros, que já estão integrados ao ambiente que a empresa atua. A Faitec oferece soluções de data center, suporte e segurança através de tecnologias em big date e cloud.

Otto Pohlmann declarou que no último ano, a Centric System prospectou cerca de 2 mil clientes. “Muitos clientes tem sofrido com o roubo de informações, e temos trabalhado com este tipo de segurança”, mencionou. O executivo falou também sobre a plataforma Go Global, que virtualiza aplicações, ou seja, dá acessibilidade as aplicações já existentes de qualquer lugar “com baixo custo e mínimo esforço”, de acordo com Pohlmann.

A plataforma conta com aplicação através de browser, pode ser habilitada em qualquer dispositivo e conexão, sem mudança na aplicação, além de se adequar ao sistema de cloud. Está disponível para sistemas Windows, Unix e Lunix e tem alta performance em links de baixa velocidade, onde reduz quantidade de servidores e o consumo de bateria.

Esta solução elimina riscos de segurança, provê persistência de sessão para que quedas de conexão não ocasionem a perda de transações ou informações. Integrado ao Active Directory, herda todos os direitos e restrições do Sistema Operacional Windows. Segundo Pohlmann, a plataforma elimina dependência do licenciamento e fornece apenas a aplicação, disponível para sistemas iOS e Android.


Data Center

Em seguida, Felipe Mendes da Equinix, empresa americana que registrou US$ 3.6 bilhões de faturamento em 2016, provendo soluções de data center, falou sobre as soluções de Data Center da empresa, mostrando que mais de 90% do fluxo da internet dos Estados Unidos passa pelo sistema da Equinix. Hoje, a plataforma conta com 1.600 clientes globais, mais de 500 provedores de cloud, 1.150 operadoras e mais de 775 provedores de tecnologia. No Brasil, a Equinix tem cinco data centers, sendo dois em São Paulo, na capital paulista, Barueri/Tamboré (SP), onde levantou a melhor infraestrutura do País. A empresa investiu US$ 76 milhões no novo data center de piso elevado.

“No caso de redes hoteleiras, é impensável passar por problemas com dados. Não existe nuvem sem céu. Então, é uma inverdade dizer que o cloud vai acabar com os data centers. As empresas vão usar cada vez mais o cloud, isso é uma tendência. Mas podemos oferecer soluções híbridas, que estarão inseridas em um data center. Certas coisas podem estar neste ambiente virtual, e outras com a gente. Existem ainda alguns problemas de segurança de dados, e assim, criamos uma conexão direta, o Cloud Exchange, que é uma forma segura para armazenar dados”, explicou Mendes.

Felipe Mendes da Equinix

Mendes apontou ainda que, enxergando as dificuldades em cloud, a Equinix investiu também na arquitetura de rede, voltada para interconexão. “Investimos para facilitar os acessos através de conexões diretas com provedores de WAN corporativo. Nosso foco é oferecer estabilidade e disponibilidade”, completou. A Equinix prepara a plataforma para nova linha de softwares, aplicativos e soluções com segurança de dados. Mendes exemplificou com uma empresa de E-Commerce que pode chegar a perder um cliente se a página de confirmação do pagamento demora a carregar. “Essa é uma questão de conectividade”, declarou.

Gerenciamento

Richard Menezes de Oliveira, Solution Sales Specialist – Converged Infrastructure da Oracle, apresentou as soluções da empresa em database. “Informação é o que mantém a empresa, é a parte que o investidor do hotel não percebe, mas é mantida por facilitadoras como a Faitec, Oracle, por exemplo. O banco de dados gerencia a parte mais crítica do negócio e a ideia é melhorar o que já se possui e trazer oportunidades de novas soluções”, introduziu o executivo.

Richard Menezes, Solution Sales Specialist da Oracle

A Oracle trabalha com sistema integrado com servidores, storage, SO e rede; plataforma para banco de dados e aplicações, sendo de fácil instalação e administração, além de alta disponibilidade de banco de dados e aplicações que otimizam o uso de recursos com melhor performance.

O executivo apresentou um case de um hospital que teve seu ciclo de cobrança 60 vezes mais rápido; a atualização de informações dos pacientes 20% mais rápida; acelerou em nove vezes o número de atendimentos e em 20 vezes as transações de back office.

Anti Ransomware

André Carneiro, Sales Engineer Brazil da Sophos, apresentou aos participantes do encontro alguns dados sobre ataques de ransomwares no Brasil, um dos 5 países que mais sofrem com esta invasão virtual. Ransomwares são códigos que podem entrar no hardware ou sistema através de links maliciosos e torna inacessíveis os dados ali armazenados usando criptografia, e exige pagamento de um resgate (ransom) para restabelecer o acesso do usuário. Anualmente, gasta-se milhões de dólares por estes resgates, que podem ser evitados.

André Carneiro, Sales Engeneer da Sophos

De acordo com Carneiro, 27% de todas as variantes de malware na história foram criados nos ultimos 12 meses, sendo 40 milhões de malwares por dia sendo espalhados mundialmente. “Caso não exista back up, este problema pode dar uma grande dor de cabeça à empresa com a perda de informações importantes como dados bancários e até controle de funcionários ou sistemas de aberturas de portas, como as de hotéis”, alertou.

O sistema da Sophos, anti-malware que também está disponível para uso doméstico, identifica o momento da invasão e como se espalhou na máquina; como entrou; as alterações, modificações em tempo real do ataque na rede e faz uma cópia de segurança dos arquivos do cliente antes do ataque.

O servidor tem função lockdown, o qual só sistemas autorizados pela equipe de Ti podem funcionar. “Ele trava qualquer coisa que execute no servidor que não seja o que foi previamente configurado. Para isso, é ideal ter de 1 a 2 GB de disco livre para clonagem das infos/back up. Geralmente, o malware entra através de atualizações falsas do Adobe, Java, Acrobat, etc”, explicou. A Central totalmente em nuvem para servidor deverá ser lançada em abril pela Sophos.

Back up offline

Para finalizar o Encontro, Viviane Olimpio, Partner Development Representative da Arcserve abordou o conceito de proteção de dados. “Cada cópia de segurança é uma oportunidade de volta no tempo, que se perdido, pode ser um dia de trabalho perdido. As ameaças de hoje são diferentes das do passado. Os riscos hoje são muito maiores. Perde-se 900 milhões de dólares por ano globalmente com ransomwares”, comentou.

Viviane Olimpio, Partner Development Representative da Arcserve

Quando acontece uma invasão e até perda de dados, a empresa acaba perdendo muito tempo de recuperação, pois precisa providenciar novo hardware, restaurar sistema operacional, instalar patches e atualizações e outros procedimentos que acabam atrasando todo o processo produtivo.

Segundo Viviane, 76% das empresas acreditam que sua solução atual de proteção de dados não acompanhará seus futuros desafios de negócios. “Quem tem apenas um back up, não tem nenhum. Além da cópia local, é preciso ter um ambiente offline para armazenar dados. Oferecemos um ambiente replicado, considerando que a recuperabilidade dos documentos é o foco da solução. Checar se os arquivos estão lá, que é ponto de recuperação”, disse. Entre os clientes da Arcserve estão instituições e empresas como Mackenzie, Leroy Merlin, Unimed, Cultura Inglesa, entre outras.

Veja outros cliques do evento na galeria abaixo:

 

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