HOME Matérias Gastronomia Expominas sedia 27ª edição da Expocachaça em BH

Expominas sedia 27ª edição da Expocachaça em BH

A feira recebe produtores de Minas Gerais e outros estados, apresentando diversas marcas da bebida para comercialização

95
0
SHARE
Expocachaca 2016 - Foto: Flickr Expocachaça

O Expominas, em BH, sediará entre os dias 8 a 11 de junho a 27ª edição da Expocachaça, feira internacional de cachaça que vai celebrar 20 anos de atividades. Com um público total de mais de 2 milhões de visitantes ao longo de duas décadas, o evento recebe produtores de MG e outros estados, apresentando várias marcas da bebida para comercialização. Os visitantes poderão conferir diversas palestras sobre o setor de bebidas.

Este ano haverá o lançamento da carreta Alambique-Escola Brasil de capacitação e aperfeiçoamento da mão-de-obra da cadeia produtiva e de valor do agronegócio da cachaça. A iniciativa vem atender a demanda dos estados produtores, como elemento catalisador do processo de modernização do setor, levando até os produtores o conhecimento necessário para produzirem dentro dos padrões exigidos pelo mercado de bebidas destiladas.

O CBRC – Centro de Referência da Cachaça é responsável pela realização do projeto e conta com a parceria da empresa Alambiques Santa Efigênia e EMATER-MG. A Truckvan, maior empresa de soluções sobre rodas do Brasil, possui um alambique de cachaça, coluna de álcool, laboratório, sala de aulas para 15 alunos, biblioteca, videoteca e será lançada na Expocachaça com a realização de aulas-show.

De acordo com o Presidente da Expocachaça, José Lúcio Mendes, o evento foi o principal responsável pela visibilidade atingida e pelo status de destilado nobre, retirando a bebida do gueto a que esteve relegada por muitos anos, promovendo sua divulgação nos mercados interno e externo. “O sucesso do evento está na sua concepção de Feira e Festival, com uma proposta aberta a novos expositores e uma programação mais eclética e complementar, em que negócios, entretenimento, gastronomia, turismo interagem e convivem harmonicamente”, salienta ele.

Outro destaque da Expocachaça é a 11ª. edição do Brasil Bier, festival que acontece dentro da feira e que apresenta as principais microcervejarias do Brasil. Diversos produtores de cachaça, em busca de novos caminhos e oportunidades nos negócios, estão entrando também no mercado de cervejas, como a Cachaça Folhas de Oliva, por exemplo.

Haverá também a 6ª Avaliação com Degustação às Cegas e Classificação das Cachaças dos Expositores da 27ª edição. O concurso é realizado por profissionais qualificados e coordenados por Lorena Simão, do LABM – Laboratório Amazile Maia, Renato Frascino, coordenador de diversos cursos de bebidas e técnico sensorial de alimentos e bebidas, e Renato Costa, Presidente da ABS – Associação dos Somelliers do Brasil – MG.

Mendes destaca que o intuito é avaliar a evolução e a qualidade dos produtos das diversas regiões produtoras de cachaça do País, presentes no evento, sob o ponto de vista sensorial e organoléptico, sinalizando para o mercado brasileiro e internacional o alto nível da produção da bebida em suas variadas categorias e apresentações.

As cachaças serão julgadas em sete categorias:
1) Brancas Puras armazenadas em tanques de inox ou vasilhame inerte, sem passar por qualquer tipo de madeira;
2) Descansadas em madeiras como amendoim, jequitibá, entre outras que não interferm na cor;
3) Envelhecidas em Carvalho Francês;
4) Envelhecidas em Carvalho Americano;
5) Envelhecidas em diversas madeiras brasileiras, como Amburana, Bálsamo, Loro e Canela, Castanheira, Pau Brasil, entre outras;
6) Envelhecidas na Categoria Extra-Premium, envelhecidas acima de três anos;
7) Bebidas com cachaça.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image