HOME Matérias Gastronomia Evento ‘Revolução da Culinária Farroupilha’ é destaque no Parador Casa da Montanha

Evento ‘Revolução da Culinária Farroupilha’ é destaque no Parador Casa da Montanha

Iniciativa, que valoriza a gastronomia do Rio Grande do Sul, acontece de 20 a 23 de setembro e reúne chefs renomados em Cambará do Sul

27
0
SHARE
Releituras de pratos típicos da culinária gaúcha serão destaque no evento - Foto: Sergio Azevedo Photos

A típica culinária gaúcha será destaque na quarta edição do ‘Revolução da Culinária Farroupilha’, que o hotel Parador Casa da Montanha, de Cambará do Sul (RS), promove entre os próximos dias 20 e 23 de setembro. Durante o festival, será possível conhecer mais sobre os ingredientes do estado em receitas elaboradas segundo tendências gastronômicas mundiais como o slow food e o farm to table, que priorizam o uso de alimentos orgânicos e vindos de produtores locais.

A programação inclui refeições harmonizadas com vinhos gaúchos, workshops, apresentações musicais, ritual de assado gaúcho e menus degustação elaborados por chefs gaúchos que vêm se destacando no cenário nacional, como Rodrigo Bellora (Valle Rústico e Wood Hotel), Ana Heidel e Arika Messa (Alma RS e Casa da Montanha), Pedro Mattos (20 Barra 9) e Carlos Kristensen (Um Bar & Cozinha).

A programação começa na sexta-feira (20) com uma cerimônia de apreciação do pôr do sol guarnecida com iguarias da região Sul preparadas no fogo de chão, na área social do hotel. Em seguida, será servido o jantar ‘Cozinha de Natureza’, com cardápio assinado pelo chef Rodrigo Bellora e feito com ingredientes da Serra Gaúcha.

Na sexta (21), as chefs Arika Messa e Ana Heidel recebem os convidados no novo restaurante do Parador Casa da Montanha, o Alma RS, para servir um cardápio com ingredientes 100% gaúchos, harmonizado com vinhos da região. À noite, o jantar ‘Noite dos Fogos’, com os chefs Pedro Mattos e Ana Heidel preparando um menu em frente aos clientes.

No sábado (22), acontece o ‘Ritual do Assado Gaúcho’, sob o comando do mestre assador Marcelo Sartori. As atividades acontecem das 6h às 15h, período no qual será possível observar desde a preparação do fogo e cortes de carne até a finalização do churrasco campeiro harmonizado com iguarias preparadas pelos chefs convidados. Encerrando a programação do dia, às 21h será servido o jantar ‘A Diversidade do RS’, que apresentará uma sequência de pratos do chef Carlos Kristensen explorando os ingredientes do estado.

No domingo (23) os hóspedes terão o dia livre para curtir a infraestrutura do Parador Casa da Montanha, que conta com hidromassagem, sauna seca, biblioteca, mesa de bilhar e spa. Outras atividades são visitas guiadas aos cânions, cavalgada e passeios de quadriciclo.

Tradicional churrasco campeiro faz parte da programação – Foto: divulgação