Equipotel 2016: Elvi traz para a feira chapa, estufa e recicladora

Equipotel 2016: Elvi traz para a feira chapa, estufa e recicladora

49
0
SHARE
Estande da Elvi Cozinhas na Equipotel 2016

Por Willians Glauber

A Elvi Cozinhas está lançando três equipamentos na Equipotel de modo a facilitar a rotina das cozinhas hoteleiras. Chapa, estufa e recicladora – itens indispensáveis para a operação dos hotéis.

A chapa eletrônica programável mantém a temperatura constante, o que quer dizer que não há risco de algo sair mal ou bem passado demais. Personalizável, ela consegue operar com suas zonas individualmente: seja o lado esquerdo, o direito ou apenas o centro. É possível ainda programá-la para ligar ou desligar.

Se a cozinha precisa estar a todo vapor às 5h da manhã, o chapeiro consegue programar a chapa de temperatura linear para que ela ligue 15 ou 18 minutos antes, quantidade de tempo que precisa para estar pronta para uso.

A temperatura não muda nunca, o que se controla é o tempo de preparo dos alimentos na chapa. O que quer dizer, por exemplo, que é possível preparar pedaços de picanha mal passado, ao ponto e bem passado num mesmo momento, pois a chapa eletrônica avisa os momentos de virar e retirar as peças de carne, o que dá ao cozinheiro a possibilidade de configurá-la de acordo com suas receitas originais.

Pensando em todo o processo de feitura e conservação dos alimentos, a marca também está lançando a estufa de proteína eletrônica programável. Cada compartimento dela pode ser controlado individualmente, sendo possível o armazenamento de diferentes tipos de produtos ao mesmo tempo.

Um hambúrguer, por exemplo, que sai da chapa com 75ºC, entra na estufa com a mesma temperatura e se mantém assim. Antes de atingir o tempo limite para ser retirado, a máquina soa um alarme pulsante, quando chega a hora de retirar o alarme fica contínuo. A estufa mantém não só a temperatura como também o teor de humidade produto.

“Mesmo se o cozinheiro estiver distante, ela vai ouvir e sabe a hora exata de tirar”, explica Eduardo Leite, desenvolvedor dos três lançamentos da Elvi, que esmiuçou todas as especificações sobre cada um dos equipamentos.

Leite salienta que a temperatura mostrada no painel é do compartimento em si e não da resistência. As temperaturas ideiais para cada tipo de alimento são determinadas nos laboratórios da Elvi.

O último, mas não menos importante lançamento da marca, é a central inteligente de resíduos, uma recicladora. Nela são depositados restos de comida, todo tipo de material orgânico, que passam por um processo de moagem e hidratação intensos. O resultado final é a entrega de um adubo extremamente natural. É possível também controlar a consistência, a tonalidade, o teor de umidade desse adubo.

O reciclador comporta quaisquer quantidades de resíduos, ele mesmo detecta o peso e trabalha de acordo com ele. Um dos diferenciais da máquina é que ela também faz o mesmo processo para resíduos de peixe, suportando até 30kg de tais dejetos. No final da operação se coloca um insumo na central inteligente de resíduos para higienizá-la.

Os hotéis podem utilizar os adubos como parte das negociações com os verdureiros fornecedores ou até mesmo embalá-los de maneira que se torne um mimo para os hóspedes. O que por consequência acaba se tornando um símbolo da preocupação do hotel com as práticas sustentáveis.

A Equipotel 2016 começou no dia 19 de setembro no São Paulo EXPO e se encerra hoje, nela empresas e prestadores de serviços do ramo hoteleiro apresentam o que há de mais novo no setor.

Trofeu 1
SHARE