HOME Matérias Entrevista Entrevista com Alceu Vezozzo Filho – Presidente da Bourbon Hotéis & Resorts

Entrevista com Alceu Vezozzo Filho – Presidente da Bourbon Hotéis & Resorts

1243
1
SHARE

A rede paranaense Bourbon Hotéis & Resorts possui atuação nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e no Paraguai e completará 50 anos de atividades em outubro deste ano. Com o slogan “O jeito brasileiro de se hospedar”, a empresa já se consolidou como uma das grandes redes hoteleiras nacionais, tendo 13 hotéis em operação com investimento próprios e de investidores, e nestes 50 anos de atividades já hospedou mais 15 milhões de hóspedes. 

 

O executivo Alceu Vezozzo Filho (foto acima) foi conduzido recentemente a presidência da Bourbon Hotéis & Resorts e possui mais de 30 anos de experiência na hotelaria. Nesta entrevista ele avalia como está o mercado de investimentos da hotelaria nacional, a importância das novas tecnologias para o mercado e as mudanças que ocorreram no segmento hoteleiro neste meio século de existência da Bourbon Hotéis. 

 

A importância da gestão hoteleira plena, o investimento em novos serviços, desenvolvimento de franquias, superoferta hoteleira, expansão da Rede e capacitação profissional, também são assuntos abordados nesta entrevista com Alceu Vezozzo Filho, assim como a grande aposta, o Rio Hotel by Bourbon, marca midscale recentemente criada pela Rede. Confira a seguir mais detalhes desta entrevista exclusiva. 

 

Revista Hotéis  —  Neste ano a Bourbon Hotéis & Resorts completa 50 anos de atividades. Das sementes de café Bourbon que originaram os negócios da família e deram nome a Rede, como o Senhor avalia os resultados alcançados neste meio século?

 

Alceu Vezozzo Filho — Temos muito para comemorar. Ao longo destes 50 anos acumulamos resultados excepcionais, superando momentos de crise econômica no Brasil e no mundo e contornando dificuldades na implantação de novos padrões de operação. Hoje somos uma das três redes hoteleiras em ativos no País, com uma presença importante no mercado da América Latina. Completamos 50 anos de história e mais de 15 milhões de hóspedes, valorizando sempre o jeito brasileiro de hospedar.

 

Revista Hotéis —  O Senhor está completando 30 anos de atividades na Bourbon Hotéis & Resorts e foi elevado recentemente ao cargo de Presidente. Muda algum rumo a gestão da Bourbon e quais os principais desafios deste cargo?

 

Alceu Vezozzo Filho  — Nossos princípios, e acima de tudo a filosofia de trabalho, continuam. A essência se mostrou uma estratégica vencedora e vamos continuar neste rumo.

 

Revista Hotéis  —  Como o Senhor analisa a hotelaria de 30 anos atrás e a hotelaria atual. Quais foram as principais mudanças ocorridas. Neste período. A essência do bem servir continua a mesma?

 

Alceu Vezozzo Filho  — O conceito de design hoteleiro mudou e continua evoluindo diariamente. Podemos definir como um marco a chegada da internet no segmento, que provocou mudanças profundas. Hoje o hóspede tem um acesso irrestrito a todos os tipos de informação. Mas acreditamos que servir com toque personalizado continuará sendo o diferencial, o que agregará valor à hospedagem.

 

Revista Hotéis —  A Bourbon é uma empresa familiar com gestão profissional. Esta é uma característica das empresas modernas ou uma tendência que ainda está se consolidando no Brasil? Qual é o segredo para conciliar conflitos e interesses familiares num negócio?

 

Alceu Vezozzo Filho  — Não acredito que esta seja uma tendência. Percebemos hoje que a visão das empresas familiares em geral é contra o investimento em profissionais qualificados para a gestão dos negócios – encaram como gastos. Penso que o segredo é ter uma gestão transparente, com envolvimento ativo de todos.

 

Revista Hotéis   —  A maioria das administradoras hoteleiras no Brasil não possui recursos próprios, administram bens de terceiros e cresceram rapidamente no mercado. A Bourbon é uma das poucas que possuem recursos próprios e não cresceu tão rapidamente no mercado. Isto foi uma estratégia adotada? Como o Senhor analisa esta questão? 

 

Alceu Vezozzo Filho  — Sim, adotamos esta postura como estratégia. No nosso entendimento, a melhor forma é o operador ter um “show room”, mostrar o que é o seu negócio em toda a estrutura.

 

Revista Hotéis   —  A Bourbon adota o slogan ‘O jeito brasileiro de se hospedar”. O que isto difere das demais administradoras hoteleiras do mercado e como é percebido pelos hóspedes?

 

Alceu Vezozzo Filho  — A principal diferença é na postura e nas atitudes dos nossos funcionários: a aproximação com o cliente, sem deixar de lado a formalidade. Conhecer o cliente por seu nome, seus gostos e estar sempre amável e disponível, transformando-a em uma pessoa que a Rede Bourbon tem o privilégio em servir. É valorizar a cultura e o jeito brasileiro de ser.

 

Revista Hotéis  —  Como a Bourbon está posicionada no mercado atualmente. Dos empreendimentos que administram, quantos são de recursos próprios?

 

Alceu Vezozzo Filho  — Os empreendimentos que administramos sob franquia são: Bourbon Londrina Business Hotel (PR), Bourbon Convention Ibirapuera (SP) e Bourbon Dom Ricardo Aeroporto Curitiba Business Hotel (PR). Os empreendimentos que temos com recursos próprios são: Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort (SP), Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort (PR), Bourbon Curitiba Convention Hotel (PR) e Bourbon São Paulo Business Hotel (SP). Já os empreendimentos administrados com recursos de terceiros são: Bourbon Batel Express Hotel (PR), Bourbon Alphaville Business Hotel (SP), Bourbon Joinville Business Hotel (SC), Bourbon Rio de Janeiro Residence (RJ), Bourbon Cascavel Express Hotel (PR) e Bourbon Conmebol Assunção Convention Hotel (ASU-PY). 

 

Revista Hotéis   —  Como a Bourbon lida com a pressão dos investidores em busca de rentabilidade? O Senhor acredita que este mercado está mais profissional e eles entendem que assim como em todo negócio na hotelaria também existe um risco e que nem sempre a mudança de uma administradora poderá fazer a diferença nos resultados?

 

Alceu Vezozzo Filho  — Estabelecemos metas transparentes e tratamos de todos os assuntos com honestidade, fazendo-o sentir que somos parceiros em todos os sentidos. Se o investidor não tem retorno, nós também não temos.

 

Revista Hotéis  —  Como está a gestão do hotel Conmebol no Paraguai que marcou a internacionalização da Bourbon. Vocês continuarão se expandindo rumo ao exterior ou priorizam se consolidar ainda mais no Brasil?

 

Alceu Vezozzo Filho  — O Bourbon Conmebol Assunção Convention Hotel é um sucesso absoluto. Supera a previsão de receita em 100%. Isso nos mostra que, com este trabalho, nossa experiência e planejamento, temos possibilidades reais de expansão para outros países da América Latina. O Bourbon Conmebol chegou para fomentar o mercado de eventos corporativos no Paraguai, com o maior complexo para esta finalidade do país.  

 

Revista Hotéis   —  Vocês criaram recentemente o Rio Hotel by Bourbon que é uma marca de hotéis padrão econômico. Esta é a grande aposta da Bourbon para crescer rapidamente nos próximos anos? Como estão as negociações envolvendo esta marca?

 

Alceu Vezozzo Filho  — Não consideramos como econômico. O conceito é midscale com serviços reduzidos. Não é uma aposta única. Pensamos em todas as marcas como apostas, dependendo do mercado onde está inserido.

 

Revista Hotéis —  Várias redes hoteleiras adotaram a franquia para acelerar o crescimento no Brasil. Como o Senhor analisa esta modalidade? Pretendem implantá-la na Bourbon?

 

Alceu Vezozzo Filho  — A franquia é uma alternativa em casos específicos. Mas nossa busca é sempre por operações nas quais a gestão da Rede Bourbon seja plena.

 

Revista Hotéis  —  Como o Senhor analisa o atual momento da hotelaria nacional. O momento é de crescer ou poderá haver risco de superoferta?

 

Alceu Vezozzo Filho  — A hotelaria brasileira segue o ritmo e os passos do crescimento econômico dos últimos anos. Fatalmente esse crescimento levará à superoferta em alguns mercados específicos, como foi o caso de São Paulo no final dos anos 90.

 

Revista Hotéis   —  A capacitação profissional no Brasil preocupa a Bourbon? Este poderá ser o grande legado dos grandes eventos que o Brasil irá sediar nos próximos anos e ser deixado para a hotelaria?

 

Alceu Vezozzo Filho  — Não. A Rede realiza frequentes treinamentos, capacitações e atualizações com seus funcionários a fim de manter o padrão da hospitalidade brasileira, do respeito pelos funcionários, refletido no atendimento ao cliente,  e de um modelo de gestão próprio. Procuramos contribuir de forma significativa para o desenvolvimento máximo da potencialidade dos funcionários. Nosso objetivo é que cada profissional que compõe a Rede Bourbon sinta orgulho e satisfação pela valiosa contribuição que concede a Empresa, e possa encontrar aqui não só um projeto de carreira, mas sim de realização e de vida. 

______________________________________________________________________________________________
Você necessita receber informação em tempo real para tomada de decisão e negócios ou mesmo para ficar bem atualizado?    

· Então, clique aqui e curta a nossa página no Facebook,
· Ou seja nosso seguidor no Twitter – www.twitter.com/revistahoteis  

______________________________________________________________________________________________

SHARE

1 COMENTÁRIO

  1. Eu sei que pode parecer forte, mas eu já fiz comentários em meu blog sobre esta marca ou Hotéis por ela administrados como segue – http://goo.gl/ilFIh – O segredo do Bourbon é um só, e como o marcado não acredita nisso ele vai continuar crescendo MERECIDAMENTE. O Segredo do Bourbon é ATENDIMENTO e SERVIÇO. Este é o segredo, e acreditem como ESPECIALISTA em Hotelaria, eu sei exatamente porque e como eles crescem. Mais uma fez Meus Parabéns.

    Se me permitem, cuidado com as marcas com menos serviços, pode e deve-se converter numa desagradável surpresa. Permita Deus que eu esteja errado. Mas hotelaria sem serviços Todos muitos e bons, não é hotelaria é no máximo hospedaria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image