Entendendo o RevPAR Artigo de Mario Cezar Nogales
*Mario Cezar Nogales
O acrônimo RevPAR do idioma inglês “Revenue per Available Room” , significa exatamente: Receita por UH disponível, sendo a métrica mais importante na indústria hoteleira atual.
Diferentemente da ADR (Average Daily Rate ou Diária Média) o RevPAR significa a receita que cada UH está gerando, ela mede a receita total de hospedagem dividida pelo número de UH’s disponíveis em um determinado período e não o número de UH’s ocupadas como é o ADR.
Esta métrica serve para medir e informar a sua competência na ocupação hoteleira durante as diferentes sazonalidades demonstrando na baixa ocupação, mesmo com tarifas baixas, se estas foram ou não maximizadas.
Pode ser calculada de duas formas: pelo total da receita de hospedagem dividida pelo total de UH’s disponíveis; ou multiplicar a diária média pela taxa de ocupação, o resultado é o mesmo.
Receita de Hospedagem
UH’s disponiveis
Ou
ADR * Occ%
Aplicações do RevPAR
Medindo a eficiência das tarífas em diferentes hotéis
Para as administradoras de redes hoteleiras ou mesmo proprietários de hotéis que queiram comparar se suas unidades estão competentes, está é uma eficiênte forma de avaliar ao mesmo tempo, não só a ADR como a taxa de ocupação e a eficiência do setor comercial. Desta maneira hotéis com diferentes números de UH’s e com o mesmo segmento de mercado podem ser avaliados com relação à eficiência das tarifas e a competência do setor comercial. Veja o seguinte exemplo:
Unidade Nr. UH’s OCC% ADR RevPAR
Hotel 1 150 65% R$ 125.32 R$ 81.46
Hotel 2 80 70% R$ 126.37 R$ 88.46
Hotel 3 320 68% R$ 128.98 R$ 87.71
Hotel 4 110 72% R$ 131.10 R$ 94.39
Hotel 5 95 67% R$ 133.25 R$ 89.28
Medindo a eficiência das diferentes tarifas existente em seu rack: Da mesma forma que se pode medir a eficiência tarifária de diferentes unidades, também é possivel medir a eficiência das diferentes tarifas existentes em seu rack tarifário. Veja o seguinte exemplo:
Tarifa Occ% ADR RevPAR
Corporativa 1 9% R$ 110.00 R$ 9.90
Corporativa 2 12% R$ 115.00 R$ 13.80
Agência 1 5% R$ 130.00 R$ 6.50
Agência 2 2% R$ 127.00 R$ 2.54
Operadora 15% R$ 85.00 R$ 12.75
Pacote week end 6% R$ 140.54 R$ 8.43
Last Minute 3% R$ 185.00 R$ 5.55
Compra coletiva 13% R$ 110.00 R$ 14.30
Total 65% R$ 125.32 R$ 81.46
Variações do RevPAR
Por se tratar de uma medida de avaliação de eficiência, o RevPAR é muito utilizado por proprietários e investidores. Avaliando a eficiência tarifária das diferentes unidades em diferentes regiões, para que se possam traçar melhor seus planos de mercado. Devido a algumas exigências e conceitos métricos destes diferentes proprietários, investidores, consultores e cátedras, as variações do RevPAR surgiram para contemplar outras idéias, como o faturamento total e resultados líquidos.
NET RevPAR
Esta métrica avalia a receita de hospedagem deduzido dos custos variáveis, amplamente utilizada para avaliar o valor real líquido (NET) das tarifas. Veja o Exemplo:
Tarifa Pax Occ% ADR ISS 5% Com CV NET ADR Net RevPAR
C1 1.2 9% 110.00 5.50 – 19.35 85.15 7.66
C2 1.3 12% 115.00 5.75 – 20.28 88.98 10.68
A1 1.2 5% 130.00 6.50 13.00 19.35 91.15 4.56
A2 1.3 2% 127.00 6.35 12.70 20.28 87.68 1.75
Op 1.5 15% 85.00 4.25 – 22.13 58.63 8.79
PW 2.1 6% 140.54 7.03 – 22.13 111.39 6.68
L M 1.2 3% 185.00 9.25 5.55 19.35 150.85 4.53
Cc 2.3 13% 110.00 5.50 33.00 29.53 41.98 5.46
Total 65% 125.32 89.47 58.16
Onde o CV é a composição do custo variável:
Café da manhã por hóspede 7.50
Lavanderia por UH 8.25
Amenities por hóspede 1.75
Total 17.50
Pax: ou número de hóspede por UH é o número obtido pela somatória do total de hóspedes dividido pela somatória de UH’s ocupadas em um determinado período.
ISS: Imposto sobre serviços que é o tributo sobre hospedagem, em nosso exemplo este imposto é de 5%.
Com: Comissões pagas a agências de viagens, compras coletivas, agentes de turismo, etc.
T RevPAR
Esta métrica não só calcula a receita total em hospedagem e sim todas as outras receitas geradas pelos hóspedes, por isso o “T” de Total. Serve para avaliar o quanto cada UH pode gerar de receita total, considerando todos os serviços disponíveis na unidade hoteleira. Não muito utilizada, pois a métrica pode acabar escondendo uma baixa ADR em detrimento de muitos serviços prestados a não hóspedes, principalmente quando estas outras áreas do hotel estão disponibilizadas para o público em geral. Logo, seu efeito e aplicabilidade apenas servem quando medido somente as receitas geradas pelos hóspedes. Veja o exemplo:
Ocupação 3023 65%
Disponibilidade 4650
Setor Receita Média RevPAR
Hospedagem 378,851.60 125.32 81.46
A&B 94,712.90 31.33 20.37
Eventos 152,000.00 50.28 32.69
Outros 12,000.00 3.97 2.58
Total 637,564.50 210.90 137.10
Verificando o RevPAR e suas variações
Tarifa Occ% ADR NETADR RevPAR NETRevPAR
Corporativa 1 9% 110.00 85.15 9.90 7.66
Corporativa 2 12% 115.00 88.98 13.80 10.68
Agência 1 5% 130.00 91.15 6.50 4.56
Agência 2 2% 127.00 87.68 2.54 1.75
Operadora 15% 85.00 58.63 12.75 8.79
Pacote week end 6% 140.54 111.39 8.43 6.68
Last Minute 3% 185.00 150.85 5.55 4.53
Compra coletiva 13% 110.00 41.98 14.30 5.46
Total 65% 125.32 89.47 81.46 58.16
Ocupação 3023 65%
Disponibilidade 4650
NET RevPAR RevPAR T RevPAR
58,16 81,46 137,10
Desta maneira podemos avaliar que:
1) A melhor tarifa é a corporativa 2, seguida pela Operadora e que a tarifa agência 2 tem que ser muito trabalhada ou até descartada.
2) O Custo Variável, impostos e comissões compõem 28,6% da tarifa.
3) Neste exemplo os hóspedes geram 68% a mais em outras receitas.
4) Deve ser feita a avaliação de consumo de cada tipo de tarifa, muitas vezes hóspedes que pagam tarifas reduzidas em suas diárias, consomem mais serviços dentro do hotel.
Com certeza o RevPAR é uma das melhores ferramentas para o Gerenciamento de Receitas, seja da maneira que você a use, é um indicador que facilita suas análises para a tomada rápida de decisões e mudanças em seu plano anual.
*Mario Cezar Nogales é Consultor especialista em hotelaria, já tem publicados dois livros e atuante no trade hoteleiros saiba mais em www.snhotelaria.com.br ou mande um e-mail: mario.nogales@uol.com.br
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