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ENCATHO: Simpósio de Governança discute competências emocionais no mercado de trabalho

DIRETO DE FLORIANÓPOLIS (SC) – Debatendo os principais assuntos do dia-a-dia dos funcionários do setor hoteleiro, teve início hoje (27), uma série de palestras do Simpósio de Governança e Manutenção Hoteleira, evento que ocorre em paralelo à feira ENCATHO / EXPROTEL, maior encontro de hoteleiros do Sul do Brasil que acontece termina no dia 29 de maio, no CentroSul. O simpósio foi coordenado por Lara Perdigão, relações públicas do Encatho.

O evento tem o objetivo de expor ao público situações reais que permitam aos participantes a troca e o enriquecimento pessoal e profissional. No primeiro painel do dia, Márcio Schultz, presidente do Instituto Rennove, apresentou aos participantes o tema “As competências emocionais e o enagrama na gestão de pessoas”, onde foi discutida a importância de saber lidar com as emoções quando se quer autorealização no trabalho em equipe. Durante o painel, o executivo apresentou aos participantes um quadro de situações em que as emoções são responsáveis pelo vínculo e identificação do indivíduo à função. “Quando falo em gestão de pessoas, às vezes as pessoas ficam um pouco amarradas com as questões técnicas. Racionalmente nós sabemos que as pessoas são diferentes, mas emocionalmente nós acabamos esperando mais delas, achando que elas irão agir da forma que esperamos”.

O executivo apresentou dados de uma pesquisa do Instituto Galo, feita com 2 milhões de pessoas, e que tinha o objetivo de buscar qual seria o traço comum entre as pessoas que tem alto desempenho em suas carreiras. “Por ser uma pesquisa realizada por uma grande amostra de pessoas, demonstra-se o quão importante ela é, e seu resultado apontou que os entrevistados que possuíam um alto desempenho e alcançavam o êxito por conta de seu próprio desempenho”, relatou.

Durante o painel, Schultz comentou sobre diversos aspectos emocionais que acabam influenciando no resultado do trabalho dos funcionários. De acordo com o executivo, 72% da força de trabalho brasileira encontra-se desengajada, sem sentimento de conexão com a empresa. Para ele, ao trabalhar em equipe é essencial explorar os recursos que determinado profissional possui para determinada função.

O psicoterapeuta abordou sobre a importância de se administrar as emoções nas relações de trabalho. “É importante administrar a dose de vínculo emocional para que você não se torne areia na engrenagem. A distancia entre o seu comportamento e as suas competências emocionais deve ser sempre a mais próxima possível”, frisou.

Schultz apresentou ao público um comparativo com nove competências emocionais versus nove vícios emocionais que influenciam no comportamento humano. Dentre as competências estão: Persistência (autoexigência e tenacidade); Sentir-se capaz (autoestima elevada); Adequação (Percepção do adequado e inadequado); Introversão (estímulo para olhar para si); Desidentificação (visão macro); Prudência (busca de meios seguros); Curiosidade (estímulo ao novo); Ímpeto (gosto por superação); e Tolerância (harmonia e mediação). Já os vínculos emocionais citados pelo executivo e que atrapalham no desempenho do profissional estão: Raiva (superexigência e perfeccionismo); Orgulho (autoestima exagerada); Vaidade (paixão pela imagem); Inveja (desvalorização do que se tem); Avareza (apatia e racionalização); Medo (Busca de segurança); Gula (necessidade de muitos estímulos); Luxúria (Dominância e intimidação);

O próximo painel a ser realizado na programação do Simpósio de Governança e Manutenção Hoteleira será “Ciclo ideal: rouparia + governança + lavanderia + tecnologia”, ministrado por Cesar Hunhoff, da empresa Lava Sul.

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