HOME Matérias Administração Eficiência energética em um hotel gera lucro e maximiza serviços prestados

Eficiência energética em um hotel gera lucro e maximiza serviços prestados

852
0
SHARE

Com a acirrada concorrência na hotelaria brasileira reduzir custos para maximizar os lucros é essencial para a sobrevivência de qualquer empreendimento, independente do porte. Mas onde se deve fazer esta economia sem afetar a qualidade dos serviços prestados? Esta é uma pergunta freqüente que muitos hoteleiros fazem, pois mexer na qualidade dos alimentos e bebidas servidos ou nos serviços que impactem no conforto dos hóspedes, como exemplo, a qualidade do enxoval de cama e banho, as amenidades, colchão ou outros itens que o hóspede possui contato direto não é a melhor opção. A energia elétrica é o grande ‘vilão’ de despesas num hotel e reduzir a conta no final do mês é relativamente fácil, pois feito de forma planejada, o hóspede nem percebe e se for avisado, certamente apóia as medidas como ecologicamente corretas.
Então não faz o menor sentido deixar as luzes de áreas comuns de um hotel ligadas 24 horas ao dia ou mesmo não ter nos apartamentos economizadores de energia, pois é muito comum os hóspedes esquecerem as luzes ligadas e quando não, os televisores, sem falar nos aparelhos de ar condicionado que são deixados ligados na maioria das vezes intencionalmente, para quando retornarem  encontrar o quarto gelado. A eficiência energética é palavra chave para os hotéis modernos aumentarem os lucros e se posicionarem de forma competitiva no mercado, além do lado ecologicamente correto e da segurança que os equipamentos proporcionam.  Não podemos economizar tirando o conforto e a funcionalidade da rede elétrica de um apartamento, nem permitindo que áreas fiquem escuras podendo causar acidentes. Neste assunto alguns tópicos são muito importantes. Existem vários equipamentos com diversas especificações, portanto, precisamos tomar alguns cuidados, principalmente na hora da compra.
No mercado existem “n” fornecedores de economizadores de energia com diversas formas de acionamento, usando um chaveiro magnético ou os próprios cartões de banda magnética das fechaduras eletrônicas. A grande maioria não é tão economizadores de energia como dizem, pois liberam a energia do apartamento com simples objetos, como cartões de telefone, pedaços de cartolina, entre outros. Estes perdem a funcionalidade, pois serão facilmente burlados por hóspedes que de certa forma anulam o investimento feito e passam a gerar despesas. Ao colocar este equipamento num apartamento de hotel é muito importante fazer a aquisição de um equipamento dentro das especificações corretas, com o dimensionamento dos comutadores de carga com folga suficiente que garantam uma vida útil desses equipamentos mais longa e não corra risco de sobrecargas e às vezes até princípios de incêndios. Alguns fornecedores conseguem ter um preço reduzido desses equipamentos reduzindo justamente a capacidade de amperagem dos comutadores de carga, lógico que funcionam, mas em um curto espaço de tempo o mesmo apresentará problemas. Em relação à iluminação automática de áreas comuns, no mercado podem ser encontrados sensores de presença e luminárias com sensor em modelos para parede ou teto com ângulos e distâncias especificas para cada tipo de utilização. Antes de instalar este equipamento é necessário buscar profissionais capacitados no mercado, pois muitos hotéis compram este equipamento e contratam um amigo eletricista, que sem conhecimentos técnicos do assunto, instalam de forma errada, fazendo com que os equipamentos tenham uma vida útil menor e não utilizem 100% da sua eficiência. Os hóspedes corram riscos de acidente. E acidente com hóspede num hotel é sempre dor de cabeça e prejuízo no bolso.
Cuidados na instalação
Certifique-se de que a pessoa que vai instalar o seu equipamento é realmente um técnico, que tenha condições de interpretar um manual de instalação, ou até mesmo de saber ler um esquema elétrico, pois historicamente é sabido que muitos instaladores não lêem o manual, pois acreditam que sabem instalar. Em razão disto, é comum queimarem os primeiros equipamentos por ligações equivocadas, e só depois disso é que vão ler o manual, aí sim conseguem instalar o restante dos equipamentos. No final, ele simplesmente devolve o equipamento queimado dizendo que estes não funcionaram e estão com defeito. Eles nunca assumem que estourou o equipamento para não ter o valor descontado nos seus rendimentos. Só que este tipo de acidente é facilmente detectado e a garantia não cobre este prejuízo.
Outro cuidado que deve se tomar na hora de instalar este equipamento num hotel é não incluir no bloqueio o frigobar, chuveiros elétricos, fornos de microondas nem cofres com fonte. Não devem ser também incluídos no bloqueio as tomadas de bancada, pois em alguns casos as mesmas são usadas para um radio relógio ou para o hospede deixar um celular ou laptop carregando. O instalador deve estanhar os cabos antes de colocar nos bornes, que devem estar bem apertados evitando fuga de corrente e aquecimento. O equipamento deve estar de acordo com a sua carga e nos modelos com sensor de varanda aberta, os sensores tem que estar bem alinhados para cortar o ar condicionado e religar quando a porta for fechada corretamente.

Benefícios e segurança
O maior vilão do consumo de energia em um apartamento de hotel é o ar condicionado, mas que pode ser controlado facilmente. O frigobar também tem um impacto grande de consumo, pois estes devem ficar ligados 24 horas ao dia. Alguns modelos são mais caros, mas a economia de energia vai custear esta diferença de preço com folga. Outro grande benefício da utilização de bloqueadores de energia é a proteção dos equipamentos do apartamento. Em casos de curto na rede ou quedas de raios, onde o bloqueador funcionará como fusível protegendo os apartamentos que estão desocupados. Outra vantagem é que evita riscos de incêndio, pois o apartamento não terá corrente elétrica circulando nem riscos de curto-circuito, pois as fases estarão cortadas. Isto aumenta ainda mais a vida útil dos equipamentos, pois terão menos horas de uso desnecessário.
Imagine um hotel lotado com todos os aparelhos de ar condicionados ligados, de repente uma queda de energia elétrica e quando ela retorna todos os equipamentos de ar condicionados, lâmpadas e tomadas ligam ao mesmo tempo. Haverá uma corrente de pico neste momento que pode danificar equipamentos e aparelhos eletro eletrônicos. Com o simples uso do bloqueador de energia com retardo de entrada do ar condicionado nos apartamentos, as lâmpadas e tomadas retornam primeiro, e só depois de algum tempo os equipamentos de ar condicionados retornarão evitando a sobrecarga.

Soluções eficazes
Sabemos de longe, que o ar condicionado é o vilão no consumo de energia nos apartamentos de hotel. Mesmo adquirindo aparelhos novos, que consomem menos energia, ainda existe a situação do hóspede que na maioria das vezes é indiferente às necessidades do hotel. Nesse caso o melhor a fazer é racionalizar o uso do ar condicionado sem afetar o conforto do hóspede. O aparelho de ar condicionado é dimensionado apenas para o quarto, mas muitos hóspedes não têm o hábito de manter a porta do banheiro fechada, nesse caso o consumo de energia do ar condicionado poderá ser até 30% maior e ainda existe aqueles hóspedes que utilizam o ar condicionado com portas e janelas abertas, e ainda reclamam de que o ar não está refrigerando corretamente.
Nós da Tec Control temos uma solução muito eficaz quando o assunto é economizar energia e racionalizar o uso do ar condicionado. Através do modelo TC201 que possui retardo de entrada para o ar condicionado, liberando primeiramente lâmpadas e tomadas, possui ainda saída de controle para sensores que poderão ser instalados nas portas e janelas que irão desligar o ar condicionado em um minuto após serem abertas. Só será possível ligar o ar condicionado se o ambiente estiver totalmente fechado. Outra vantagem é que somente os cartões do hotel ou seu chaveiro próprio podem liberar a energia, evitando que o sistema seja burlado, utilizando outros objetos. Outro benefício que nós da Tec Control podemos oferecer para garantir conforto, comodidade aos hóspedes e com forte impacto na redução de energia elétrica são os painéis de controle de ambientes. É muito comum o hóspede dormir com o ar condicionado ligado e ao sentir frio de madrugada, se encolher e procurar se cobrir mais do que levantar para desligar o ar condicionado ou para procurar o controle, desligar lâmpadas etc. o painel é um excelente recurso de economia.
Qual hotel que já não teve o desconforto de se desculpar com o hóspede por uma invasão em seu apartamento por um funcionário que desconhecia da presença do hóspede. O Sinalizador de Status do Apartamento evita esse desconforto e agiliza o trabalho da camareira, onde através de três leds luminosos sinalizam a presença do hóspede (luz amarela), Não perturbe (luz vermelha) e arrume o quarto (luz verde).
As soluções que apresentamos acima são muito eficientes e certamente estarão reduzindo o custo operacional de seu hotel e agregando conforto e segurança aos hóspedes, mas lembre-se: Procure uma empresa que esteja no mercado e tenha assistência técnica e um parque bom de hotéis instalados que sirva como referência e modelo. Não seja cobaia, procure orientação técnica, pois um correto processo de especificação e instalação trarão um melhor índice de economia e geração de lucros. Estudos técnicos comprovam que em poucos meses de utilização dos equipamentos num hotel se paga o investimento. E em casos de financiamentos tipo o cartão BNDES que facilitam o parcelamento em até 48 meses com taxas de 0,97% ao mês, a própria economia gerada pelo equipamento paga as prestações e ainda sobra dinheiro.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image