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Chieko Aoki debate os desafios da hotelaria na feira Hotel & Food Nordeste

Direto de Olinda (PE) Terminou há pouco no Fórum de Hospedagem e Alimentação, espaço de conteúdo na HFN – Hotel & Food Nordeste, a palestra da Fundadora e Presidente da Rede Blue Tree Hotels, Chieko Aoki. A empresária nipo-brasileira, que transformou a Blue Tree Hotels em uma das mais importantes redes hoteleiras do país, debateu os desafios do setor.

Chieko iniciou sua apresentação comentando sobre os hotéis de luxo ao redor do mundo dos quais foi proprietária, como o icônico Plaza, em Nova York. O diferencial desses empreendimentos luxuosos sempre foi o atendimento, segundo a empresária. Ao fundar a rede Blue Tree, Chieko continuou com o foco em bem servir o cliente. “A filosofia japonesa é a de atender o hóspede até perdê-lo de vista quando ele vai embora do hotel”, disse.

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Brasilidade 

E em relação à hospitalidade no Brasil? Segundo ela, o País é especialista em bem receber. “Nosso grande patrimônio é a brasilidade, que consiste na alegria e simpatia do povo brasileiro”. Para cuidar bem das pessoas, disse Chieko, é preciso se importar e ter atitude. “E se importar significa reconhecer a dar atenção à existência do outro”. Completando a temática, citou uma frase do filósofo William James. “A natureza humana mais profunda é a necessidade de sentir-se importante e apreciado”.

A sala onde Chieko Aoki deu a palestra ficou cheia

O propósito da Blue Tree Hotels, enfatizou, é que todos que passem pelos hotéis da rede saiam mais felizes do que quando chegaram. Além disso, busca contribuir para a vida do outro, prevenindo, antecipando necessidades e criando soluções para os clientes.

No quesito high-tech, a empresária falou sobre como estamos cada vez mais interconectados e dependentes da tecnologia e é preciso reaprendermos a cuidar uns dos outros. “As empresas precisam se humanizar e necessitam implementar o bem cuidar nos negócios. Bem cuidar é principalmente compreender e se alinhar com o objetivo do cliente”.

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Desbravador

Finalizando, Chieko comentou que a hotelaria vende expectativas de experiências e, para isso, é preciso ter compromisso com a entrega. “Cada membro da equipe do seu hotel precisa saber que ele é o produto e precisa ter orgulho disso”.  Uma dica da expert para os hoteleiros é sempre focar nos resultados. “Seja exigente, faça mais com menos e dê o seu melhor. Para sermos o País do presente, precisamos nos tornar especialistas em pessoas”, concluiu a empresária.

Para a empresária, se importar com o outro é uma das questões mais importantes na arte de bem atender

A reportagem da Revista Hotéis viaja para cobrir o evento em razão de ser parceira da HFN e se hospeda no hotel Luzeiros Recife.

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