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Riotur, ABIH-RJ e Rio CVB divulgam operações integradas para turismo local

Medidas de segurança em parceria com SEOP, DEAT e Guarda Municipal estão entre as ações em andamento

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Alfredo Lopes: "Estamos entregues à própria sorte. Como se não bastasse as crises financeira e política vividas em nosso país, não temos condições de garantir a segurança de nossos cidadãos e de nossos visitantes, nem mesmo nos cartões postais da cidade" - Foto - Divulgação

Para fortalecer a economia do turismo na cidade do Rio de Janeiro, algumas entidades apresentaram à imprensa, nesta quarta-feira (18), no Pestana Rio Atlântica Hotel, algumas ações integradas em prol da recuperação da imagem da cidade.

Estavam presentes os representantes da Riotur, ABIH-RJ (Associação de Hotéis do estado do Rio de Janeiro), Rio CVB – Rio Convention & Visitors Bureau, SEOP (Secretaria Municipal de Ordem Pública), DEAT- Delegacia Especial de Atendimento ao Turista e Guarda Municipal.

Entre as prioridades, estão a criação de um calendário de eventos, a promoção do destino Rio no mercado nacional e nos principais destinos emissores da América do Sul e o reforço na estrutura de segurança, que já está em operação desde o último fim de semana.

Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ e do Rio CVB, expôs o cenário atual da hotelaria carioca, que investiu em 20 mil novos quartos por conta das Olimpíadas. “Vivemos um momento único como cidade-sede do maior evento esportivo do planeta. Após receber uma Olímpiada, é natural de que haja um esvaziamento de turistas na cidade, a chamada ressaca olímpica. Para manter o fluxo de visitantes, é necessário estabelecer um calendário de eventos robusto e investir no trabalho integrado de promoção do destino com todos os órgãos envolvidos no segmento turístico”, comentou Alfredo.

O novo presidente da Riotur, Marcelo Alves, que foi apresentado oficialmente nesta manhã aos principais gerentes-gerais da hotelaria carioca, falou: “O Rio precisa ser visto como o protagonista dentro do cenário turístico mundial. Devemos lembrar, também, que o turismo gera divisas e investir neste setor é investir na recuperação da nossa economia. O Rio de Janeiro vem sendo a aposta de grandes marcas que utilizam o nosso cenário para se promover. Devemos ser emblemáticos e nos tornar referência, não apenas no turismo, mas em outros segmentos como moda, gastronomia, música, entre outros”.

A entrevista-coletiva contou ainda com a presença do secretário de Ordem Pública do Rio de Janeiro, coronel Paulo César Amêndola, da delegada titular da DEAT, dra. Valéria de Aragão Sádio, e da comandante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Tatiana Mendes.

A delegada Valéria de Aragão Sádio reconheceu a importância das ações realizadas pelo trade turístico carioca e a parceria com as esferas de segurança. “Iremos reeditar e distribuir a Cartilha de Orientações ao Turista, criada pela ABIH-RJ, em 2004. O material é extremamente importante para fortalecer o trabalho preventivo e a segurança turística integrada”, disse ela.

O atual secretário de Ordem Pública, Cel. Paulo César Amêndola, enfatizou a relevância de uma comunicação única com todos os órgãos que cuidam do bem-estar dos visitantes, do monitoramento e do trabalho efetivo nas principais áreas turísticas do Rio de Janeiro.

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