TradeÚltimas Notícias

Turismo, hospedagem e eventos crescem 8,1% no primeiro semestre em São Paulo

De acordo com a PCSS – Pesquisa Conjuntural do Setor de Serviços, feita pela FecomercioSP – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, o setor cresceu 8,1% para uma receita de R$ 3,8 bilhões.

Em junho, o faturamento real do setor de serviços de turismo, hospedagem e eventos na cidade de São Paulo atingiu R$ 768,5 milhões, crescimento de 10,0% em relação ao mesmo mês de 2015.

O estudo da Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico concluiu que o setor de serviços paulistano faturou R$ 21,3 bilhões em junho, recuos de 3,0% em relação ao mesmo mês de 2015 e de 3,7% no acumulado dos seis primeiros meses do ano, em termos reais. Apenas três entre as 13 atividades analisadas cresceram nesses períodos, sendo o segmento de serviços de turismo, hospedagem e eventos um dos destaques positivos.

O desempenho do turismo, segundo a Entidade, reflete a capacidade dinâmica do setor de se adaptar às mudanças no cenário econômico e político, considerando a intensa movimentação turística da cidade de São Paulo nos âmbitos de negócios e eventos. A alta de 8,1% no faturamento real acumulado no primeiro semestre representa, em termos monetários, um acréscimo de R$ 287,7 milhões em relação ao mesmo período de 2015.

O CEVEC – Conselho Executivo de Viagens e Eventos Corporativos da FecomercioSP destaca que é importante haver um olhar transversal para o setor, pois comporta diversos segmentos, como hotelaria, transportes aéreo e terrestre, agenciamentos tradicional e on-line, tecnologia, alimentos e bebidas, centros de convenções, locadoras de automóveis, organizadores e diversos prestadores de serviços de eventos, e também afeta indiretamente outros segmentos , como o de comércio  e de lazer e entretenimento.

Para a presidente do Conselho, Viviânne Martins, apesar do protagonismo internacional da cidade no cenário de turismo e eventos, despontando há alguns anos entre os principais destinos turísticos do Brasil, São Paulo ainda tem um longo caminho a seguir. “Temos muitos pontos a serem melhorados, desde a mobilidade urbana, com transporte público que acesse os principais centros de convenções e eventos, limpeza urbana, consciência da comunidade no cuidado com a cidade, até o próprio governo entender a importância deste setor para uma cidade como São Paulo”, afirma.

Publicidade
Fispal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA