AconteceuÚltimas Notícias

Festival de Turismo de Ouro Preto superou expectativas

DIRETO DE OURO PRETO (MG) – Se um empresário do trade decidisse organizar um festival de turismo de grande proporção em apenas quatro meses de planejamento, muitos diriam que seria uma loucura sem igual e que nunca daria certo. Mas, não foi o que aconteceu com o primeiro Festival de Turismo de Ouro Preto, evento que atraiu mais de mil pessoas por dia na Universidade Federal de Ouro Preto, situada a 100 km da capital mineira.

Em entrevista concedida a Revista Hotéis, os organizadores do evento Antonio da Matta, presidente da ABAV/MG – Associação Brasileira das Agências de Viagem do estado de Minas Gerais e Alexandre Araújo, diretor da Fire Assessoria em Eventos, contaram um pouco sobre as expectativas alcançadas e os planos para as próximas edições do festival, que deverão ser realizadas nos meses de maio de 2016 e março de 2017.

Na visão de Antonio da Matta, o evento superou todas as expectativas. “É evidente que o atual cenário econômico brasileiro nos impediu de chegarmos em um patamar mais alto, mas isso nós havíamos previsto que aconteceria. Recebemos agentes de diferentes estados brasileiros o que demonstra que demos o nosso primeiro passo e foi muito importante para consolidar ainda mais as belezas do estado de Minas Gerais, sobretudo a cidade de Ouro Preto, que conta com belezas que impressionam todos que passam por ela. Nós fomos muito ousados, mas essa ousadia nos deu ótimos resultados”, comentou.

Para Araújo, a capilaridade do público foi a que mais se destacou durante o festival. “Nós não queríamos trazer apenas agentes de Belo Horizonte, mas sim de diversas regiões. E esse objetivo nós conseguimos alcançar, trouxemos agentes de viagem do Amapá, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, enfim, de diversos locais, sempre um público acima da média que esperávamos”.

Segundo ele, muitos visitantes que estiveram prestigiando a feira se demonstraram interessados em participar como empresas expositoras nas próximas edições da feira. “Se as grandes associações não mudarem o formato dessas feiras, o público deixará de ir e elas correm o risco de não existirem mais. A tendência do mercado de eventos de negócios, seja de turismo ou de outras áreas, é ter eventos regionais, segmentais e para negócios. Ou seja, eventos com esse perfil como o do Festival de Turismo de Ouro Preto passam a ser muito mais atrativos. Pois o custo de investimento da empresa participar em regiões como a nossa é muito menor do que em cidades maiores, assim como a empresa consegue atingir o público que ele realmente deseja”. O executivo também ressaltou o sucesso das atrações que aconteceram dentro da feira como o congresso mineiro de turismo, rodadas de negócios, workshops, entre outras.

De acordo com Antonio da Matta, para a edição de 2016, a expectativa será trazer operadores e companhias aéreas e para 2017 a intenção será internacionalizar o evento ainda mais trabalhando com México, Caribe, Canadá, Estados Unidos e Europa, consolidando o evento ainda mais. “Quando disseram para nós há quatro meses ‘vocês são loucos’, eu respondi que realmente somos de termos abraçado esse projeto. Teremos mais tempo para planejar o próximo evento e iremos duplicar em tudo, tanto número de visitantes quanto número de expositores. Esperamos que todos os agentes de viagens e expositores que não puderam comparecer nessa ediçãoestão convidados para comparecer”, finalizou.

A reportagem da Revista Hotéis viaja à Ouro Preto a convite da ABAV-MG e da Fire Assessoria em Eventos e se hospeda no Grande Hotel Ouro Preto.

Publicidade
Fispal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA