HOME Matérias Aconteceu Festival de Turismo de Ouro Preto tem início

Festival de Turismo de Ouro Preto tem início

76
0
SHARE

DIRETO DE OURO PRETO (MG) – Terminou há pouco, no Centro de Convenções da UFOP, a solenidade de abertura da primeira edição do Festival de Turismo de Ouro Preto. O evento está sendo promovido pela ABAV-MG – Associação Brasileira das Agências e Viagens do Estado de Minas Gerais e pela Fire Assessoria de Eventos, acontece até o próximo sábado (17), e reuniu diversas autoridades da região.

Compuseram a mesa da solenidade de abertura o Prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho; o Presidente da ABAV-MG, Antonio da Matta; Silvana Nascimento, Secretária adjunta de turismo do estado de Minas Gerais; Alexandre Araújo, Diretor da Fire Eventos; Antonio Azevedo, Presidente da ABAV Nacional; Felipe Vecchia, Secretário de turismo do município de Ouro Preto; Gilson Martins, Superintendente de turismo e comércio de Ouro Preto e o Professor Dr. Marcone Jamilson Freitas de Souza, Reitor da Universidade Federal de Ouro Preto.

Iniciando a solenidade, Leandro Filho, prefeito da cidade, pontuou sobre a satisfação de receber um evento como esse. “Estamos iniciando um novo tempo, pois vemos a necessidade absoluta de dar novos rumos aos negócios de Ouro Preto. O minério que já nos deu tantas glórias está entrando em momentos mais difíceis. Por isso acreditamos muito no turismo como fator decisivo para nossa cidade”, afirmou.

De acordo com Felipe Vecchia, a taxa de ocupação da cidade aumentou 25% em relação ao ano passado,  o que representa como o turismo da região tem se fortalecido. “Somos um dos 25 circuitos indutores de turismo do Brasil. O turismo tem a grande função de desenvolvimento social e econômico. É ele quem movimenta o nosso comércio, por isso, receber um evento como esse nos traz muitas alegrias”.

Após a explanação e Vecchia, o presidente da ABAV-MG, Antônio da Matta, contou ao público como foi que o evento nasceu: através de pequenas reuniões e que acabaram resultando em um evento de grande porte e que vai atrair diversos profissionais do trade. O executivo ressaltou a importância dos governos investirem em profissionais de turismo para administrarem esse setor nos estados e municípios. “Nada se faz sozinho. E pra mim, a crise não existe, ela é uma coisa que vem pairando na cabeça das pessoas. Com toda certeza esse evento irá se consolidar e crescer ano após ano, e se tornar um dos principais festivais de turismo do Brasil. Para se ter uma ideia de nosso potencial turístico, a cidade de Ouro Preto detêm 70% do acervo histórico do estado de Minas Gerais. Esse fator é muito importante na atração de turistas”, exaltou.

Finalizando a solenidade, o Diretor da Fire Eventos, empresa responsável pela promoção do festival, frisou sobre a importância da parceria com a ABAV e disse: “O PIB que vai substituir o minério aqui em Ouro Preto é o turismo!”.

A expectativa é de que a cidade receba cerca de dois mil profissionais do segmento por dia. A feira de turismo do festival reúne 70 expositores que estão apresentando aos visitantes diversas opções de roteiros e circuitos nacionais e internacionais, congressos, seminários e workshops.

O festival conta com o apoio governamental da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac e de parceiros estratégicos do trade.

Confira abaixo alguns cliques do primeiro dia do evento:

A reportagem da Revista Hotéis viaja à Ouro Preto a convite da ABAV-MG e da Fire Assessoria de Eventos

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image