HOME Matérias Aconteceu ECATUR reúne trade turístico catarinense

ECATUR reúne trade turístico catarinense

6
0
SHARE

Vários eventos paralelos garantiram o sucesso deste evento

 

O Costão do Santinho Resort & Spa, na praia do Santinho, em Florianópolis (SC) sediou entre os dias 25 a 27 de junho de 2009 a 4ª edição do ECATUR 2009 — Encontro Catarinense de Turismo. O evento englobou também o 23º ENCATHO — Encontro Catarinense de Hoteleiros, a 21ª EXPROTEL – Exposição de produtos para Hotéis, o 7º Seminário de Turismo e Hotelaria, o 3º Ciclo de Oficinas e o 1º Encontro de Governantas, Supervisoras e Profissionais de Governança. O objetivo do evento foi reunir representantes do trade turístico catarinense para a troca de experiências, integração para a construção de um turismo sustentável e identificação das demandas para elaborar um plano de turismo para o estado.
O evento teve a organização da ABIH-SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em parceria com as seguintes entidades: ABAV/SC – Associação Brasileira de Agências de Viagens, ABEOC/SC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, ABRASEL/SC – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, FHORESC – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de SC; ABRAJET/SC – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, FC&VB – Federação de Conventions e Visitors Bureaux do Estado de SC, além de contar com o apoio da FCDL/SC – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina e o governo do estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e SANTUR.
Na abertura no dia 25 de junho pode se notar o grande prestígio que este evento possui em razão do número de autoridades políticas e de representantes de entidades do trade. Entre as autoridades políticas, estava o Governador de Santa Catarina, Luiz Henrique e a Senadora catarinense, Ideli Salvatti que representou o Ministro do Turismo Luiz Barretto. Álvaro Bezerra de Mello, Presidente da ABIH Nacional, entre outros profissionais do trade também estiveram presentes.

Eventos paralelos movimentam o ECATUR 2009
Os eventos paralelos foram o ponto alto deste evento que teve reunião de hoteleiros catarinenses, apresentação do Plano de Trabalho pelo Presidente da ABIH/SC, João Eduardo Moritz e uma série de assuntos foram debatidos e entre eles, a necessidade da redução dos impostos por parte das três esferas de governo – federal, estadual e municipal-, para fomentar o turismo catarinense que na capital Florianópolis vive uma grande sazonalidade. A Diretora da SP Turis, Luciana Leite fez uma palestra em que abordou pontos relevantes de como a cidade de São Paulo reformulou seu projeto para atrair os visitantes e o impacto que isto teve na economia em geral. As demandas para um turismo de qualidade, a captação e geração de eventos em São Paulo, campanhas para atrair visitantes, qualificação e treinamento da mão-de-obra, também foram abordados na palestra de Luciana.

1º Simpósio de Governança Hoteleira de SC
No auditório do hotel Praiatur, em Florianópolis (SC), aconteceu no dia 26 de junho o 1º Simpósio de Governança Hoteleira de Santa Catarina em que cerca de 200 governantas estiveram reunidas debatendo temas importantes da profissão. Quem coordenou o evento foi a Presidente da ABG — Associação Brasileira de Governantas, Maria José Dantas e este evento apresentou maior visibilidade a este segmento profissional, um dos maiores responsáveis pela garantia da excelência dos serviços oferecidos e por proporcionar experiências hospitaleiras ao cliente dentro de um estabelecimento. Estiveram participando deste seminário camareiras, mordomos, auxiliares de limpeza, profissionais da lavanderia e passadoria, entre outros ligados a atividade de várias partes do Brasil.

Feira de fornecedores da hotelaria
A 21ª Exprotel – Feira de Produtos e Serviços para Hotéis reuniu nos dias 26 e 27 de junho no Centro de Eventos do Costão do Santinho Resort & Spa, em Florianópolis (SC), tradicionais fornecedores da hotelaria nacional, apresentando produtos, tecnologias e serviços para a cadeia hoteleira e turística. 62 expositores em 119 estandes estiveram ocupando uma área de 1074 m² e entre os produtos expostos estavam: cama, mesa e banho; uniformes e roupas profissionais; higiene e limpeza; decoração; arquitetura; máquinas e equipamentos; utensílios e acessórios; ar condicionado e refrigeração; sistemas de segurança e cofres eletrônicos; cozinhas industriais e convencionais; equipamentos de fitness; telecomunicações, telefonia, sistemas de informática; escolas de turismo e hotelaria, consultoria e treinamento profissional; publicações especializadas, entre outros.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image