DETALHES – atenção ao menor aspecto, para realçar a riqueza que nele...

DETALHES – atenção ao menor aspecto, para realçar a riqueza que nele há

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Madalena Ramos é escritora, Palestrante e Governanta Executiva do K Hotel em Goiânia. Atua como Educadora profissional nas áreas de turismo, comunicação e comércio Imagem: Divulgação

*Artigo de Madalena Ramos

Hotel é feito de detalhes, essa frase fixou na minha mente quando comecei a estudar a ciência da hospitalidade, ir a fundo na hotelaria me deixava cada dia mais entusiasmada.

Hotel de luxo, como encanta o modo como é cuidado este produto onde uma simples pedra ou ferro envelhecido tem seu glamour.

Tudo inicia na limpeza: profunda, artificial ou a manutenção e conservação diária que se requer.  Seja detalhista, veja se estar limpo a superfície, as frestas, as curvas, os frisos, os encaixes, os sulcos, os rodapés, os fios, se fez o devido polimento nos metais, inox ou pratas. Se a madeira foi lustrada a ponto de se ver ou mesmo o piso depois do tratamento é capaz de confundir-se: é brilho ou está molhado de tanta atenção ao detalhe. Todo esse mandamento rondava meu pensamento quando entrava para trabalhar ou antes de lá chegar.

No hotel tudo é diferente… tinha um porquê, conhecer a história de castelos e palácios era envolvente demais para me barrar e o desejo era um só… avançar, conhecer a cultura o que tocasse ao assunto seria novidades.

Mas… há um detalhe, o profissional que faz tudo isso não tem seu reconhecimento devido, era o lado injusto que eu via, a importância que os mesmos têm para área não corresponde aos seus esforços. Minha impotência mesmo recorrendo a sindicatos e patrões para promover meus colegas enquanto assumia a chefia faz parte da batalha.

Sem a devida atenção aos detalhes não há qualidade no produto. Rever sempre os conceitos ajuda nesta longa caminha da vida profissional.

Continuo admirando os detalhes e sei da grandeza que eles representam.

Um detalhe, simetria, organização, higienização a complexidade de fazer valer o belo é tornar o mundo melhor.

*Madalena Ramos é escritora, Palestrante e Governanta Executiva do K Hotel em Goiânia. Atua como Educadora profissional nas áreas de turismo, comunicação e comércio. Estudou Teologia na Faculdade de Filosofia e Teologia de Alagoas e Unicesumar (PR). Estudou na Winter Park Tech, em Orlando, Flórida (EUA) e na Escola de Turismo e Hotelaria de Lisboa, Portugal. Pós-graduada em Educação profissional e Presidente da AGB – Associação de Governantas de Brasília. Autora do livro “Brazil visto de fora” e “Bastidores de um Hotel de Luxo”.

Kaba do Brasil
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