HOME Matérias Cunha (SP) recebe 10º Festival de Cerâmica e quer impulsionar turismo

Cunha (SP) recebe 10º Festival de Cerâmica e quer impulsionar turismo

A cidade vai promover oficinas e exposições de setembro a novembro

899
0
SHARE
Cerâmicas do Atelier Suenaga Jardineiro de Cunha (SP) - Foto: Salvador de Rosa

De 29 de setembro a 15 de novembro, a Estância Climática de Cunha, no interior de São Paulo, vai sediar o 10º Festival de Cerâmica. O evento reúne alguns dos mais expressivos trabalhos produzidos na região que abriga cerca de 20 ateliês.

A tradição artística é uma das principais atividades de Cunha, conhecida como o maior núcleo de cerâmica artística de alta temperatura da América do Sul, e o encontro ajuda a aquecer o turismo local.

Realizado em parceria com o ICCC – Instituto Cultural de Cerâmica de Cunha e a Cunha Cerâmica, o evento terá exposições temáticas e permanentes nos ateliês e pousadas da estância, workshops, cursos e palestras sobre o assunto, além de queimas e abertura de fornadas. Os participantes vão poder aproveitar o festival para conhecer mais sobre esta arte e também comprar as obras que serão expostas.

A intensa programação inclui, por exemplo, workshops sobre queima com lenha, uso de esmaltes e o trabalho com torno elétrico. Entre as palestras, destaque para “Cerâmica: Artesanato ou Arte? Um diálogo entre Oriente e Ocidente”, conduzida pela pesquisadora Liliana Morais, e Forno Noborigama, na qual Gilberto Jardineiro passa sua expertise de mais de trinta anos trabalhando com o forno japonês.

Além de exposições nos ateliês, o Festival de Cerâmica conta com o lançamento do livro “Cerâmica em Cunha: 40 anos de forno Noborigama no Brasil”, da autoria de Liliana Morais e fotos de Johnny Mazzilli, no dia 29 de setembro. As feiras acontecem às sextas, sábados e domingos, no início e ao final do festival.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image