HOME Matérias Trade Cresce o número de voos internacionais no Aeroporto Internacional de São Paulo

Cresce o número de voos internacionais no Aeroporto Internacional de São Paulo

6
0
SHARE
As companhias aéreas poderão criar políticas próprias para despachar bagagens

A SPTuris – São Paulo Turismo (empresa municipal de turismo e eventos) acaba de divulgar dados de um levantamento inédito realizado pelo seu núcleo de pesquisas, o Observatório de Turismo e Eventos, o qual registrou que a oferta de voos internacionais diretos partindo do aeroporto internacional de São Paulo cresceu 27% entre os anos de 2014 e 2015. No ano passado, a média foi de 1.029 voos semanais e, agora, chega a 1.367. Os dados são do mês de agosto.

Se compararmos o número de voos do ano de 2012, vemos que o crescimento é ainda maior, onde o aeroporto acumulava a média de apenas 668 voos internacionais semanais. Neste cenário, o crescimento registrado foi de 104,64% em comparação a 2015. Um dos motivos, de acordo com o coordenador do Observatório, Fábio Montanheiro, pode ser a ampliação que o aeroporto passou recentemente. “A explicação pode estar na expansão do aeroporto de Guarulhos, com o novo Terminal 3, que ofereceu mais slots para as companhias aéreas e, com isso, a oferta foi estendida”, afirma.

O levantamento também apontou que o número de desembarques nos principais aeroportos de São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Viracopos) cresceu 9% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2014, aumento considerado acima das variações sazonais. “Mesmo com a economia brasileira em retração, até o primeiro semestre ainda se notava um grande movimento de baixa nestes aeroportos. Isso pode ser explicado, em parte, pela diminuição nos preços das passagens aéreas e pela compra antecipada. A tendência agora é o mercado se adaptar ao cenário atual”.

América do Norte e África em destaque

A pesquisa revelou que a alta no número de voos é por conta do aumento de oferta para a América do Norte (+210,5%), principalmente para os Estados Unidos. A oferta de voos para Atlanta, por exemplo, aumentou de um voo diário em 2012, para quatro voos diários em 2015. No total, as frequências semanais aumentaram de 151, em 2012, para 469, em 2015. Los Angeles é outra cidade que ganhou mais opções, passando de três voos semanais para três voos diários.

As frequências para a África também cresceram 192,5%. Em 2012 eram apenas 14 voos semanais e, este ano, partem 31 de Guarulhos. Segundo análise do Observatório, a elevação pode ser resultado, entre outros fatores, das políticas de aliança do governo brasileiro com países africanos no período. “A instalação de empresas brasileiras em território africano têm crescido. Além disso, pode ter havido aumento do interesse no destino como viagem de lazer após a realização da Copa do Mundo em 2010, que teve como sede a África do Sul”, finaliza Montanheiro.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image