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Costa do Sauípe (BA) aumenta vendas online em 300%

Complexo hoteleiro faz gestão inteligente de canais e atividades operacionais com soluções da TOTVS CMNet

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Imagem aérea da Costa do Sauípe - Foto - Divulgação

O Complexo Hoteleiro Costa do Sauípe (BA) está otimizando a sua operação com o auxílio da TOTVS CMNet – marca focada em soluções de tecnologia para meios de hospedagem e serviços que abrangem a cadeia de turismo. Desde o ano passado, a criação de uma área para gerenciamento de receita passou a fazer uma gestão mais eficiente dos pontos de comercialização e, com isso, a empresa já aumentou suas vendas online em 300% no site do estabelecimento.

O departamento conta com a solução da TOTVS para ter acesso a indicadores de vendas passadas e futuras, como o booking pace – diferença de dias entre a data da reserva e o check-in. Para a comercialização na internet o booking pace é de 45 dias, já em operadoras esse prazo sobe para 90 dias aproximadamente.

Ter acesso rápido e fácil a esses relatórios possibilita à Costa do Sauípe criar ações promocionais assertivas. Por exemplo, se o objetivo é ter mais hóspedes em novembro, é necessário iniciar a campanha nas agências de turismo em agosto. Outro ponto importante é a comunicação em tempo real da plataforma de front office com o gerenciador de canais. Com isso, a reserva é automaticamente registrada no sistema, sem interferência manual e risco de overbooking.

Gustavo Syllos, CMO do Costa do Sauípe afirmou que em 2015, o volume de hóspedes atingiu a marca de aproximadamente 1 milhão de pessoas. “Mesmo em um ano de instabilidade econômica, conseguimos manter a taxa de ocupação de 56% e estamos confiantes que atingiremos a meta de aumentar em 18% o nosso faturamento – em 2015, foram R$ 180 milhões. Com tecnologia, temos uma liberdade maior, onde controlamos a nossa tarifa e mantemos a nossa competitividade”, declarou.


Antes dessa mudança organizacional, também foi estruturada uma melhor sincronização das informações, reunindo os dados em uma mesma plataforma. A unificação permitiu um ganho significativo de agilidade, com o monitoramento em tempo real da rentabilidade de cada unidade de negócio, mas também uma visão macro da operação. “Como somos uma empresa de capital aberto, ter acesso rápido e fácil aos indicadores financeiros permite uma absoluta transparência na prestação das contas e, com isso, asseguramos a segurança dos nossos investidores”, diz Syllos.

A solução de front office ajuda no gerenciamento de check-ins e atendimento aos hóspedes, além de ser responsável pelo controle de pensão, com registro de tudo o que é consumido pelo turista, lançando a cobrança na fatura de consumo do quarto – caso determinada refeição ou serviço não esteja incluso no pacote do cliente.

A Costa do Sauípe utiliza ainda o módulo de eventos, que centraliza cotações e propostas em um único ambiente e é integrado com outra solução que administra a equipe de vendas. O backoffice (compra, gestão de estoque, contabilidade e fiscal) e a área de governança e manutenção também contam com o know how da TOTVS.

Para 2017, está prevista a adoção da Uniform System of Account for the Lodging Industry, uma metodologia internacional para a área financeira, que faz comparações de custos do hotel com os padrões do mercado e analisa as despesas e lucros de acordo com as melhores práticas do setor. A infraestrutura de TI já preparada para essa integração.

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