HOME Matérias Construtivo inaugura realidade virtual para setor de infraestrutura

Construtivo inaugura realidade virtual para setor de infraestrutura

105
0
SHARE
Inúmeros empreendimentos podem ser vistos de maneira detalhada através desta ferramenta. / Foto - Divulgação.

A Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação, com ênfase no setor de engenharia e construção, acaba de desenvolver uma solução de realidade virtual para realizar melhorias e soluções para o mercado de infraestrutura.

O sistema já é utilizado no setor de real estante, no qual a tecnologia de realidade virtual apoia o processo de vendas de casas e apartamentos, sendo assim, a Construtivo pretende propagar seu uso para os projetos de infraestrutura, possibilitando um avanço da aplicação dos modelos BIM (Building Information Modeling). A ideia é aplicar a tecnologia de VR de ponta a ponta, ou seja, no desenvolvimento do projeto, na compatibilização das disciplinas e no acompanhamento da obra, além de promover a apresentação do empreendimento de forma distinta.

O Diretor da PVID, Pedro Vasconcelos, explica as utilidades desta tecnologia: “O conceito de realidade virtual nos transporta para o dentro do projeto, trazendo uma representação fiel das dimensões e características específicas dos espaços e objetos. Os óculos enganam nosso cérebro a ponto de percebermos, visualmente, se um pé-direito seria alto ou baixo, por exemplo. A tecnologia de VR permite ter um dimensionamento mais apurado dos projetos que estaríamos concebendo ou do imóvel a ser comprado”.

E não só isso, a realidade virtual ainda auxilia de maneira efetiva as pessoas que não dominam a linguagem técnica, já que possibilita que estas tenham uma visão completa do empreendimento ou imóvel. “Os filmes e animações ajudaram, porém ainda ficam no plano bidimensional, enquanto a imersão que a realidade virtual propicia é disruptiva. Ela democratiza o entendimento pleno do projeto”, finaliza Marcus Granadeiro, CEO da Construtivo.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image