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Conheça Jeno e Jena, os mordomos-robôs da Shangri-La Hotels and Resorts

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Mordoma Jena alegrando a hóspede com o seu pedido - Crédito: Divulgação

Os hotéis da bandeira Jen, em Singapura, uma das marcas da rede asiática Shangri-La Hotels and Resorts, possuí simpáticos robôs com uniformes de mordomos. Jeno, de azul turquesa, e Jena, de cor-de-rosa fazem a alegria dos hóspedes nos hotéis Jen Orchardgateway e Jen Tanglin Singapore ao serem acionados pelo room service do hotel.

Jeno atrai olhares pelos corredores do hotel -Crédito: Divulgação

Equipados com sensores que evitam obstáculos e os permitem fazer entregas com eficiência, eles sobem elevadores e fazem chamadas telefônicas para os quartos no momento da chegada. Os dois têm um metro de altura e se movimentam sem vigilância ao redor do hotel a uma velocidade de 2,5km/ hora, ou seja, metade da caminhada humana.

Integrados a um software que rastreia a lista de tarefas, tanto Jeno quanto Jena, que vivem no lobby do hotel, podem aguardar que um dos dois entregue os itens em 15 minutos desde a solicitação. Ambos resolvem magistralmente aquela fome intrusa no meio da noite com um menu de iguarias e delícias locais, e funcionam perfeitamente entre meia-noite e 6 da manhã. Entregam toalhas extras, água, e outras comodidades.

Os hóspedes podem solicitar os serviços telefonando para a recepção do hotel e ao receber o pedido, a comodidade, comida ou bebida solicitada é preparada e colocada no compartimento do robô. Um funcionário do hotel desbloqueia o compartimento interno do robô com uma senha, coloca os itens dentro e digita o número do quarto para entrega. O robô então se dirige ao elevador, até chegar ao andar e ao quarto correto. Assim que o hóspede abre a porta do quarto, a tampa do compartimento do robô abre automaticamente, disponibilizando o item pedido.

Compartimento para utensílios solicitados pelos hóspedes – Crédito: Divulgação

Uma vez que a entrega foi concluída, o hóspede pressiona “All Set” e pode avaliar a experiência de estadia em um ranking de uma a cinco estrelas. Se o convidado selecionar cinco estrelas, o robô exibirá “Yay!” e dançará de felicidade, retornando para a recepção do hotel.  Esse é o momento clímax em que hóspedes batem palmas de entusiasmo e satisfação.

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